Eu ♥ NANs #2~

"NAN é um termo criado pela autora Ren Deville.".

- Conhecendo um NAN

Ele começou a escrever Lucas e Thaís quando eu tinha três anos de idade (1998), à mão, e desistiu. Um ano depois escreveu Todas as Estrelas do Céu, que foi um sucesso estrondoso na blogosfera brasileira. Com muito talento e determinação, Enderson Rafael conquistou seu lugar ao Sol entre os Novos Autores Nacionais.
Nasceu em Florianópolis, e é um dos criadores do movimento Desafio Nacional e o projeto Novas Letras, ambos dedicados a valorização da literatura nacional, o primeiro com blogueiros, o segundo com autores, mas todos com um único fim: Mostrar ao Brasil e ao mundo que os NANs chegaram para se perpetuar na história da nossa literatura.

 
É com muito orgulho que eu falo de Enderson Rafael. Ele luta todos os dias, e cada vez mais chega ao estrelato (sem trocadilho -Q). Seu novo romance se chama Três Céus, (e eu quero que o Lucas fique com a minha xará, runf) e já conquistou a blogosfera novamente. Mas ainda não recebeu resposta das editoras.

O que ele faz então?
Luta cada vez mais. Espalha pelos quatro cantos desse nosso Brasil amado as suas palavras, mostra a todos o que um Novo Autor Nacional é capaz de fazer.
E o que Enderson Rafael é capaz de fazer?
Ele é capaz de tocar o coração dos leitores com suas belas prosas.
Três Céus é uma amostra da superação do autor. Um do seus personagens principais, o Lucas, foi moldado em 1998, no seu manuscrito abandonado, e Enderson o trouxe de volta, resgatando esse manuscrito. Conta a história de um comissário de bordo, Lucas, uma comissária de bordo, Patrícia (nome lindo, aliás) e o Fernando, piloto da aeronave. Personagens até primeira vista simples, sem muita complexidade. Mas nenhum de nós pode menosprezar o que acontece no Céu (e em Três Céus então?!).
É isso. Com uma beleza tão simples e inigualável que os romances de Enderson Rafael vêm mostrando ao povo brasileiro o talento de seus Novos Autores Nacionais. Eu acompanho a sua saga pelo twitter e blog, eu vejo-o conversando com editoras grandes, médias, pequenas, sem nenhum sucesso.
Eu não entendo.
Juro que não. Enderson não é um autor principiante, não é um adolescente, não é um total desconhecido. Por que não? Por que ele é um NAN? Por que o mercado não está pronto para o seu talento? Por que as editoras brasileiras não têm coragem de investir em Enderson Rafael?
Eu não entendo.
Não mesmo.
Mas eu vou continuar enviando e-mails para as editoras grandes, médias ou pequenas publicarem Três Céus, eu vou continuar a espalhar suas letras pela blogosfera, eu vou continuar apoiando-o dentro e fora da internet, sabe por quê? Porque eu acredito. Porque eu confio. Porque somos todos brasileiros, cheios de sonhos e esperanças, que precisam ser reconhecidos pelos seus méritos próprios. Não pedimos nada demais. Não pedimos favores. Não pedimos ajuda.
Pedimos para sermos reconhecido.
Eu peço para que Enderson Rafael seja reconhecido. Não só por uma editora, não só pela blogosfera, mas também pelo povo brasileiro.

Eu <3 NANs: Você escreveu TEC (Todas as Estrelas do Céu) e Três Céus, mas por quê? Por que escrever? Alguns escrevem por ter um sonho, outros por simplesmente não conseguir não escrever. Mas você, por que escreve?

Enderson Rafael: Bom, comecei a escrever porque tinha vontade, por que achava que seria capaz de fazer algo bom assim, seria capaz de fazer um bom livro. "Todas as estrelas do céu" foi assim. Mas depois vieram outros dois roteiros, dois ensaios e mais um romance. Com o tempo, deixou de ser só pelo gosto de escrever em si, mas porque eu acredito nisso como uma maneira de me conhecer melhor, de trocar gostos e conhecimento com meu público, de deixar um legado e quem sabe, de viver disso em breve. Mas acho que esse ponto da imortalidade é muito importante. Nós somos nossas ideias, e com meus livros, elas ficarão muito depois que eu me for.


xxx.

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top