Primeiramente: Feliz dia das Crianças!
Tem como não fazer um post dedicado as histórias que nos emocionam desde pequenos?
TOP 10 - CLÁSSICOS INFANTIS
1 - O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. 2 - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.3 - O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen.4 - A Branca de Neve e os Sete Anões, dos Irmãos Grimm.5 - O Mágico de Oz, de L. Frank Baum.6 - Harry Potter, de J.K. Rowling.7 - As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.8 - A Turma da Mônica, de Maurício de Souza.9 - Fábulas de Esopo (620-560 a.C.) As mais conhecidas e lidas são: A Tartaruga e a Lebre; A Raposa e as Uvas e O Lobo e o Cordeiro.10 - Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha.
Bem, sei que não dá pra agradar a todos, já que esse negócio de "top 10" é muito pessoal, estou certa? Então considerem esse o meu top 10 e se desejarem compartilhar o seu comigo, diga aí nos comentários quais são os 10 livros que mais marcaram a sua infância. Eu adoraria saber!
E antes de terminarmos o post, acho que vale prolongarmos um pouco mais o assunto, afinal, a esta altura, vocês já devem conhecer os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Antoine de Saint-Exupéry, L. Frank Baum, Lewis Carroll, Carlo Collodi, J.K Rowling, etc, não? Bem, esses são só alguns dos nomes que marcaram não só a minha, mas a infância de muitos. E deixando este cenário literário mais verde e amarelo, podemos ainda citar Maurício de Souza, Monteiro Lobato, Fernando Sabino, Ruth Rocha, etc.
Contos de fadas, histórias em quadrinhos, fábulas, romances infanto-juvenis foram meus primeiros companheiros nesse mundo, apesar de que a maioria que li foi por influência de minha mãe e da escola. Mas não há como esquecer a Cinderella, Barba Azul, Branca de Neve, O Gato de Botas, Bela Adormecida, Patinho Feio, a Raposa e as Uvas, a Turma da Mônica, Pinóquio, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Marcelo Marmelo Martelo, 'O Sítio do Picapau Amarelo', Harry Potter...
Alguns dos que citei já foram imortalizados não só na área literária, mas também na área cinematográfica e teatral, virando assim animações em 2D do estúdio Walt Disney (e sem ser do Walt Disney também, é claro, mas vamos deixar destacado porque ainda hoje sou uma grande fã do trabalho que eles fizeram com alguns contos de fadas), musicais em teatros, filmes para cinema e para televisão, desenhos animados, etc.
Confesso que até hoje sou fã do gênero infanto-juvenil, histórias muito boas sempre vão surgindo e geralmente, nesse tipo de história, conseguimos resgatar um pouco da inocência que tinhámos quando éramos crianças e isso é maravilhoso. Histórias desse gênero sempre nos ensinam pelo menos uma lição no final de tudo, algumas nos ensinam a cada página e outras nos relembram valores e ideais que hoje não recebem mais tanta importância.
Quem não se recorda dos adultos e criaturas confusas que surgem na viagem do Pequeno Príncipe, escrito pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry? E quem a essa altura não encontrou adultos semelhantes? Quem nunca sonhou em encontrar o seu príncipe (ou princesa) encantado(a)? Quem nunca esperou ansioso por uma carta vinda de Hogwarts? Ou se perguntou porque as coisas tinham o nome que tinham? Quem, em sua infância, não quis encontrar uma lâmpada mágica ou sonhou em encontrar uma fada madrinha? Quem nunca esperou derrotar as "forças do mal" para ter o seu "final feliz"?
Ah! Essas lembranças são tão adoráveis, tão nostálgicas, não acham?
0 comentários:
Postar um comentário
- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.