Moda e Literatura de Mãos dadas

Estava eu circulando no site do G1 e vi essa notícia e resolvi compartilhar com vocês aqui no Blog também. Engana-se quem pensa que ambas as coisas divergem, afinal, tanto a moda quanto a literatura são formas de arte e de expressar algo. Só que neste caso, a literatura inspirou a moda para as novas tendências.
Reynaldo Gianecchini e Mayana Moura Fashion Rio
(Foto: Flavio Moraes/G1)

A TNG inspirou-se nos beatniks que não se conformavam diante do cotidiano americano do pós-guerra. Eles colocaram o pé na estrada da contracultura movidos a jazz, liberdade sexual e novas ideias. Alguns modelos carregavam livros simbolizando o movimento. Boa oportunidade para voltar a lê-los.. As obras mais conhecidas da Geração beat na literatura são Howl (1956) de Allen Ginsberg, Naked Lunch (1959) de William S. Burroughs e On the Road (1957) de Jack Kerouac.
Já o livro “Viagem ao Afeganistão” de Artur Omar, inspirou Walter Rodrigues a criar uma coleção onde ocidente e oriente se encontram. Cansado do excesso - “não aguento mais tanta manga, gola e estampa”, declarou Walter -, ele continua fiel à filosofia de que estilo é sinônimo de eliminação.
Looks do desfile da Printing no terceiro dia do Fashion Rio
(Foto: Lucíola Villela/G1)
Já Julio Verne com sua "Viagem ao Centro da Terra"  inspirou Queiroz, da Printing, a apostar num inverno luminoso e rico em cores. Pensando no clima brasileiro, a marca usou tecidos suaves com cara de lã num belo exercício de textura composto por rendas de lã recortadas e remontadas, jacquards, broches, colares de penas e cristais coloridos.

Uma  estilista que eu particularmente gosto bastante é a inglesa Vivienne Westwood e em uma das suas coleções (a Gold Label) ela faz uma homenagem aos contos de fadas com peças deslumbrantes, devo ressaltar.

Fonte: G1.

Anotem uma coisa aí: Fashion é ser culto, haha! ;D

4 comentários:

Luiz Silva disse...

Por mais que falem que eles se inspiraram em alguns livro para fazer as coleções, eu não consigo ver semelhança nenhuma!! Acho que só quem entende do assunto mesmo!! hahahaha


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Julliana disse...

@Luiz Silva

Bem, eu não li ainda nenhum livro que eles usaram como referência, então... Mas acho que é legal. Bem, só consegui achar semelhanças na coleção da Vivienne Westwood, mas deve ser porque eu li os contos de fadas e tal :D

Nine Stecanella disse...

Olá!

Também participo do booktour da Underworld!
Passa lá no blog! Beijos!

@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/

Lady Geek disse...

Oi!
Sou do seu grupo no book tour da Underworld e to passando pra fazer uma visitinha e seguir!
^^
Não gosto muito de "moda de passarela" e coisa e tal, mas acho que se alguem quer arrumar boa inspiração, com toda a certeza pode ser de bons livros.
XD
Super Beijo

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top