Primeiras Impressões #5

Sete Vidas
por Mônica e Monique Sperandio

Na pequena cidade de Moonville, Aprilynne Hills é conhecida como a rebelde do orfanto Joy Lenz. Sua vida se resume em quebrar regras e aceitar desafios. Após perder uma aposta de sua inimiga Angelique, tudo toma um rumo inesperado. Encontrar uma garota morta em um lago e começar a ter alucinações não estava em seus planos. Descobrindo poderes que nunca imaginou ter, April contará com a ajuda de poucos para resolver um mistério que envolve até deuses do antigo Egito. Mistérios, segredos, lutas e romance te aguardam nessa narrativa que promete tirar o fôlego dos leitores em cada página.
(Análise a seguir é baseada nos dois primeiros capítulos liberados pela editora aqui)


Fazer análise dos autores nacionais sempre é algo que me deixa feliz, mas ver que o ambiente descrito não é o Brasil – Nem faz menção da cultura brasileira – não me faz ter tanto orgulho como deveria.

No entanto o trabalho de Marina Àvila tem se mostrado eficiente de forma grandiosa. De certo modo, Sete Vidas ganhou minha atenção pela capa fabulosa…



No enredo, as primeiras páginas incitaram mistério. De fato, o prólogo foi desenvolvido de forma interessante e exemplar a ponto de deixar-nos com várias interrogações dentre as quais exemplificamos: O que verdadeiramente ocorrera? Por que desfalecida a mulher permanecia? E qual é a relação de tal trecho com o enredo mostrado na sinopse?

Então, mudando de foco, se inicia a Primeira Parte - talvez em outro período -, surge Aprilynne Hills no orfanato de Joy Lenz. Ela apresenta-se e, apesar de uma óbvia apresentação batida, consegue finalizar o capítulo com o esplendor de uma única frase.

O capítulo seguinte conta parte do cotidiano no orfanato e apresenta outras meninas que ali vivem. E não se desenvolve ainda nenhuma intriga aparente… 

Em questão de escrita, vejo ainda obviedade e superficialidade nas descrições – Mas tal característica a maioria dos YA adotam. E é visível, sem sombras de dúvidas, repetições desnecessárias, algumas vírgulas fora do lugar e alguns errinhos de ortografia. Mas, até então, não é algo que tão bruscamente interrompa a leitura dos menos detalhistas…

Desta forma, espero que tal não seja prejudicado pela escrita ou até mesmo por uma correção menos atenciosa… É o primeiro livro das gêmeas; ninguém nasce sabendo escrever perfeitamente, com o tempo se aprende. E, talvez seja este o grande enredo potencial… - Mas caso não seja, outros poderão vir.



0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top