Especial - José Mauro de Vasconcelos

É muito bom voltar ao Eu <3 Livros e espero que estejam animados para a nova fase que o blog vai passar. E para começar resolvi ser bem polêmico, vou falar do meu autor predileto.

José Mauro de Vasconcelos – O Melhor escritor Brasileiro de Todos os tempos.

Acredito que em nenhum outro lugar você vá encontrar está afirmação novamente, mas é justamente por isso que vou me explicar. Temos que voltar um pouco mais no tempo para poder elucidar o porquê de Mauro de Vasconcelos ser tão bom.


Eu simplesmente amo historias, não amo português, literatura, poesia, línguas, filosofia... Até gosto e muito, mas amar? Apenas amo as historias. São as historias que li que me fizeram querer ser “Escritor”. Porém é um pouco mais complexo, e o que há de tão especial nas historias? Os sentimentos!

São as emoções afloradas do amor, carinho, medo, entusiasmo, admiração e tantos outros que me encantaram nos livros. Chega (aos meus olhos) a ser mais importante que um ótimo enredo.

Por este motivo eu cravo com todo meu coração e extenuando os sentimentos de mais pura admiração que José Mauro de Vasconcelos é o Melhor escritor Brasileiro de todos os tempos.

Sei que muitos se escandalizarão, mas Machado de Assis, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Olavo Billac, Monteiro Lobato e Vinicius de Moraes foram todos pequeníssimos se comparados a José Mauro de Vasconcelos.

Fico impressionado como a obra deste autor é tão desvalorizada no Brasil, nunca vi alguém comparando Mauro com outros grandes e até os pseudo-intelectuais que só sabem falar de “valor nacional” e endeusam os autores nacionais (muitas vezes não sem razão) não conhecem o Melhor de Todos.

Mauro no meio de tanta ignorância tem um trunfo memorável, sua obra de maior sucesso comercial é conhecida por nome ou por boato por grande parte desta nova geração. O nome da do seu trunfo é Meu pé de Laranja Lima.
 
Para aqueles que já leram Meu pé de Laranja Lima não é preciso falar mais nada, para aqueles que não leram, coloque na sua lista de livros para ler antes de morrer. É essencial para os que gostam de literatura ter acompanhado a historia de Zezé e sua infância difícil. Autobiográfico em grande parte este livro trata principalmente de sentimento.

 Devo confessar com orgulho que já li duas vezes este livro e das duas me emocionei a ponto de derramar lágrimas de amor e dor. Meu pé de Laranja Lima é um livro que se equipara aos melhores clássicos da literatura mundial, mas digo isto apenas para não causar maior frisson para os que não acreditam no que escrevo, pois se eu fosse sincero, coisa que não sou, diria que Meu Pé de Laranja Lima é até melhor que eles, mas não direi.

 Foi este o livro que me levou a todos os outros de Mauro e em todos eles percebi um patriotismo e de uma aura tupiniquim que se solicita tanto nos dias de hoje. De mais espaço aos autores nacionais, mas de aos bons. É o que acho. E que se for para ser como alguém que seja como Mauro foi.

Suas letras são poesias verdadeiras e as vidas são as brasileiras. Não importa qual livro você escolha, até se ele falar de estrangeiro, falara de brasileiro.

O Veleiro de Cristal é uma historia linda, As confissões de Frei Abobora é emocionante, Arara Vermelha é Barbara e há tantas historias que eu não conheceria tantos adjetivos. Há amor, há vida, há sentimento e há Brasil.

Oh! Todos meus amiguinhos, leiam Mauro de Vasconcelos, eu imploro, pois o bem desejo a muitos e o melhor desejo a todos.

3 comentários:

Milena disse...

Olá, fiquei muito feliz em ler o seu artigo e concordar com sua opinião sobre José Mauro de Vasconcelos. Gostaria de saber se há livros publicados ou teses/dissertações que tratam sobre as obras desse maravilhoso autor. Já li e reli a maioria dos livros e gostaria de saber muito mais sobre o autor e suas obras. Obrigada.

Ivan disse...

Gostaria de dizer que concordo plenamente com as suas colocações. Nenhum escritor brasileiro teve sua obra tão negligenciada pela "intelligentsia", apesar de tantos livros. Além de "meu pé de laranja Lima", existem muitas outras obras geniais desse escritor que hoje, infelizmente, se encontram no ostracismo. E a sua vida foi tão plena quanto à sua obra. Alô Fernando de Morais: vale a pena escrever a biografia desse homem!

Ivan disse...

Gostaria de dizer que concordo plenamente com as suas colocações. Nenhum escritor brasileiro teve sua obra tão negligenciada pela "intelligentsia", apesar de tantos livros. Além de "meu pé de laranja Lima", existem muitas outras obras geniais desse escritor que hoje, infelizmente, se encontram no ostracismo. E a sua vida foi tão plena quanto à sua obra. Alô Fernando de Morais: vale a pena escrever a biografia desse homem!

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top