Eu ♥ Momentos Literários: Codex de Ouro - 1ª Edição







Todos sabem que me encantei pela proposta do Roberto Laaf logo de cara, porque já a nominei aqui antes e a Estefânia trouxe para nós os vencedores desse prêmio lindo. Entretanto, em momento algum eu sugeri que estava obssecada pela ideia de cobrir esse envento o melhor que eu pudesse. Logo eu fui atrás de conseguir mostrar cada detalhesinho de como ele surgiu. Porque não basta apenas apreciar, ou conhecer os vencedores, que com certeza mereceram cada momento do evento em sua homenagem, eu queria mostrar como "nasceu" o Codex.

Claro, não deixei que o Roberto Laaf ficasse sem nos dar uma entrevista, que ele gentilmente me concedeu com carinho e eu trouxe para vocês degustarem cada letrinha, porque como eu imaginava esse prêmio foi um sonho do início ao fim. Um sonho bom de se viver.



R.L: Olá, Roxane. Inicio esta entrevista agradecendo-lhe a oportunidade de falar aos seus seguidores sobre a iniciativa que deu origem ao Prêmio Literário Anual Codex de Ouro.

E.C.L: Obrigado a você, Roberto, por nos ceder seu tempo. A primeira pergunta, e claro, a que não poderia faltar, ou começar sem ela, é: Como surgiu a ideia do Codex? Em que momento você decidiu fazê-lo? Alguma inspiração em outros prêmios? Certamente foi uma ideia amadurecida com carinho, mas teve o comprometimento de mais gente nesse amadurecimento, ou só depois de ter definido bem o que você queria, é que o projeto foi realmente avançando para bases mais sólidas? 

 R.L:  Para que a resposta à primeira pergunta fique mais pontuada, irei segmentá-la:

O surgimento da ideia...
A ideia do prêmio Codex de Ouro surgiu há bastante tempo, de um sonho pessoal em criar para a nossa literatura algo que fosse tão bonito quanto as grandes festas que fazem para a sétima arte; afinal, se eles têm, porque nós, da sexta arte, criadores de obras que já deram (e continuam dando) origem às mais incríveis adaptações para o telão, não podemos ter também? E, além disso, por conta da carência que eu sentia em nosso cenário literário de ter algo que valorizasse o trabalho que realmente encanta o leitor. A oportunidade para criar algo como o Codex de Ouro estava aí, disponível para todos, proporcionada pela web e pelo crescimento da difusão da literatura por meio de crônicas, artigos e resenhas literárias. Estava mais que na hora de colocar a ideia em prática.

Momento de fazê-lo...

O momento acabou sendo propiciado pelo próprio grupo Ponto do Autor, fundado por mim no final do ano passado, muito tempo depois de a ideia do prêmio Codex de Ouro ter tomado forma em minha mente. Eu imaginei uma série de recursos, atividades e incentivos que deveriam ser executados pelo Ponto do Autor, visando a colaborar com os autores em seu dia a dia; o grupo queria se apresentar ao mundo literário e então decidia como deveria ser essa... Apresentação. Foi quando eu sugeri lançar o prêmio como a primeira iniciativa efetiva do Ponto do Autor.

Inspiração em outro prêmio?

O que eu sei dos outros prêmios literários é que em geral possuem taxa de inscrição e um jurado, supostamente competente, para determinar qual obra literária tem a qualidade necessária para ser vencedora. A proposta do Codex de Ouro é muito diferente, pois pretende selecionar (indicar) e premiar os autores que tiveram a capacidade de encantar leitores com o seu trabalho criativo; o Codex de Ouro veio para dar forma à opinião do público leitor. Já a formatação de como deveria ser a entrega do prêmio, esta sim, foi inspirada na apresentação do Oscar, que encanta tantas pessoas. Além de ser uma cerimônia linda, envolvente e muito charmosa, minha maior motivação para que o Codex de Ouro tivesse tal formatação foi a possibilidade de agraciar mais autores com as indicações em cada categoria.

Comprometimento

A ideia do prêmio em si estava bastante sólida, porque quando eu a trouxe para o Ponto do Autor não havia dúvidas quanto ao que gostaria de criar e como gostaria de ver essa criação ganhar vida; a questão toda era conquistar a confiança deles no sentido de que a iniciativa poderia se tornar uma realidade, que poderia ser executada... Como o Ponto do Autor é um grupo voluntariado, era difícil cobrar prazos e resultados dos colaboradores; muitas pessoas desistiram durante a caminhada, não sei se por receio do insucesso do projeto ou se por realmente não ter condições de atender as expectativas do grupo, o fato é que somente quando a livraria Nobel e o Café Donut’s do Recreio Shopping abraçaram o projeto, o comprometimento do grupo aumentou; posso dizer que para chegarmos ao dia 26 de novembro de 2011, tivemos a oportunidade de conhecer a palavra perseverança em seu sentido mais literal.

E.C.L: Eu não tenho dúvidas de que o Codex é um projeto promissor e que irá cada vez mais agregar projeção no meio literário e afins. Também penso, que muita coisa está mudando no cenário literário nos últimos anos. Então, como você vê a receptividade do público e envolvidos no projeto, como autores, blogs, designers... Enfim, depois de realizado, de ser sucesso, o que foi para você ter visto todos motivados pelo seu sonho e afinados num mesmo objetivo? Superou suas expectativas?

R.L: Receptividade do público e envolvidos

Eu vi uma aceitação muito grande quanto à proposta do prêmio Codex de Ouro, uma aceitação que contribui bastante para fortalecer a iniciativa. Em um primeiro momento, quando os indicados foram publicados com o lançamento do portal do prêmio, em abril do ano passado, não vi muito impacto nas pessoas, muitos permaneceram reticentes quanto ao que estava surgindo, mas, depois da celebração de nossa primeira cerimônia, a desconfiança deu lugar à euforia, e tenho certeza de que muitos estão dispostos a colaborar para o crescimento do Codex.


O que foi para você ter visto todos motivados pelo seu sonho e afinados num mesmo objetivo?

Preciso admitir que ainda não fui capaz de processar tudo, porque fiquei muito preso aos bastidores, e a todos os detalhes que precisavam de atenção até mesmo no decorrer da cerimônia. Preciso ver o vídeo do Codex 2011 urgentemente, afinal, sequer fui capaz de ouvir muitas coisas que foram ditas pelos convidados e premiados (risos), minha mente estava fervilhando. Mas, lembro-me bem da alegria das pessoas, do clima de festa, da ansiedade pairando suavemente no semblante de um ou outro autor, e, principalmente, da tensão entre os organizadores para que tudo ocorresse de forma satisfatória.
Acredito que o objetivo tenha sido alcançado; tivemos nossa primeira cerimônia com uma magia que dificilmente é encontrada em outros eventos. É certo que a maioria saiu do CineSystem no dia 26 de novembro com uma grande expectativa pelo próximo Codex.
Pra mim, ver tudo isso, trouxe um enorme alívio e uma gratificante sensação de dever cumprido, porque o Codex de Ouro foi criado para enaltecer quem faz a nossa literatura, e fiquei muito feliz de testemunhar que os autores se sentiram verdadeiramente honrados pela iniciativa.

Expectativas

Definitivamente, sim! O Codex 2011 superou as minhas expectativas e também as expectativas de todo o grupo. Ouso dizer que superou também as expectativas de todos os nossos parceiros que ajudaram a construir o início dessa nova história.

E.C.L: Deve ter sido difícil escolher os indicados de cada categoria, mesmo contando com votos de leitores e divulgadores. Em algum momento você pensou: pena essa obra, autor, blog, não está entre os indicados? Ainda dentro desse contexto, no Twiiter, você citou que há muitos interessados em colaborar para o Codex 2012. Alguma possibilidade de ampliar as categorias ou número de indicados para 2012? Ou, talvez seja cedo para mexer nisso? 

R.L: A dificuldade para selecionar as obras é realmente enorme, porque, por mais que alimentemos constantemente nossa base de conhecimento, o processo anterior, que consiste em filtrar o que consideramos relevante em termos de matéria, artigo ou resenha, é extenuante demais. Há excelentes resenhas que, de fato, evidenciam o encantamento do leitor, mas também há muita coisa que é preciso ser descartada. Com mais tempo, talvez mais um ou dois anos, acredito que a base de conhecimento do grupo atinja um patamar de confiabilidade que permitirá consultas mais regulares, restringindo o trabalho de pesquisa a um nicho que contenha material de qualidade que possa ser usado como insumo para as indicações ao prêmio.

Ah, sim, passei muito por isso, chegava a ser frustrante quando uma ou outra obra que gostei, e que queria ver indicada, simplesmente não tinha material suficiente na web para aprovação do grupo. Mas é aí que reside a beleza e o espírito do prêmio, não é a obra que eu gostei, ou que outro no grupo tenha gostado, é preciso que ela tenha a aprovação dos leitores por meio da expressão de suas experiências com aquela leitura.

Antes mesmo de nossa primeira cerimônia, já havíamos decidido sobre a entrada de novas categorias para a segunda edição do prêmio, como a “Música Literária”, que foi anunciada na própria cerimônia, apresentando o resultado de um lindo trabalho da cantora e compositora Soninha Senra, com duas composições para os livros da autora Lycia Barros, e para o eixo regular, dos gêneros, teremos as categorias “Literatura Infantil” e “Literatura Juvenil”.

Há muita coisa que queremos melhorar, desde o próprio Codex (troféu), ao qual ainda sonho agregar certo valor de joia (aliás, em meus sonhos, sempre o imaginei banhado em ouro, mesmo entendendo que o seu valor físico jamais será superior ao que representa), até a formatação da cerimônia em si. Tenho muitas ideias, o problema é que o grupo tenta me segurar o tempo todo.

 

E.C.L: Esse é o tipo de premiação que estava faltando para quem não vê seu trabalho sendo difundido por aí como os do Paulo Coelho, por exemplo, por isso penso que há ainda muito a se alcançar e se desenvolver no projeto. O que você quer para o futuro do Codex? Porque, a gente pode falar de futuro, já que dia 24/11/2012 não me parece tão longe... rsrs

R.L: Para o futuro mais distante, eu quero que o Codex mantenha acesa a chama do seu espírito, que é dar forma à opinião do público leitor; que ele sempre enalteça os autores que encantam este público; que tenha o apoio dos autores, leitores, editores e todos aqueles que acreditam na literatura DO nosso país, e que um dia ele tenha o tamanho do amor que dediquei para o seu nascimento, mesmo que eu já nem esteja mais por aqui.
 
Para o futuro próximo, que já tem data marcada, espero que o Codex possa honrar seus novos indicados, que serão conhecidos a partir de abril do ano que vem, com uma cerimônia ainda mais bonita.


E.C.L: Você deve estar radiante com tudo, e é claro, tem todo direito de ficar, porque foi uma vitória. Nós, do eucoracaolivros agradecemos a entrevista, o tempo cedido a ela, e perguntamos por fim: quer dizer algo a mais para quem está acompanhando o Codex de pertinho?

R.L: Quero dizer a todos que estamos cheios de energia para os eventos do ano que vem, e que logo, logo estaremos compartilhando as novidades do Codex 2012 pelo twitter @codexdeouro.

Gostaria também de reforçar minhas palavras, ditas no encerramento da cerimônia, de que todos os indicados ao Codex devem ver, nessas indicações, o carinho que o público teve por seus livros, e aos premiados em cada categoria, que independentemente do valor físico do Codex, seu valor abstrato e o espírito que contém são muito maiores do que qualquer artefato que pudéssemos oferecer para simbolizá-lo.

E.C.L: Obrigada Roberto, mais uma vez, por tudo. 

R.L: Roxane, eu é que agradeço, mais uma vez, pela oportunidade de falar sobre o Codex de Ouro aqui em seu blog.

Deu gostinho de quero mais né, divos??? Mas não fiquem tristes, em 24 de novembro de 2012, o Codex de Ouro terá sua 2ª Edição! Como mais talentos homenageados, muito mais prestígio e seguidores! Esse troféu merece nossa atenção, e para coroar nossa cobertura do evento, amanhã lançaremos a promoção "Codex de Ouro", onde sortearemos Amor Vampiro. Claro que você vai particpar, né?   


Nós do Eu ♥ Livros estamos sempre em busca de novidades e o melhor em termos literários no Brasil. E o Codex é Brasil!

Parabéns aos realizadores, colaboradores e particpantes do evento; aos agraciados com o troféu; e, principalmente, ao idealizador Roberto Laaf.   

Merry Meet!!!

Roxane Norris


1 comentários:

Lu Piras disse...

Essa iniciativa é demais!
Não conhecia no ano passado, foi quando ingressei nesse universo maravilhoso da blogosfera literária.
Estou ansiosamente aguardando a edição deste ano.
Parabéns ao Roberto pela concepção e organização e ao blog por divulgá-la. Nossa literatura merece um prêmio à altura do Oscar! *-*

Beijocas,

Lu
@LuPiras80
www.equinocioaprimavera.blogspot.com

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top