Eu ♥ Entevistas: Simone O. Marques

Simone Marques por si mesma: Eu nasci em São Paulo, tive uma infância tranquila e feliz. Fiz magistério, pedagogia, mestrado em educação. Casei, tenho uma filha. Não costumo criar raízes, gosto de mudança, de ares sempre renovados! Como uma nova fase de minha vida passei a escrever e me apaixonei pelo ofício.Sou uma leitora ávida, adoro cinema e desenhos animados! Sou uma pessoa comum, com uma história comum e com grandes sonhos!


Bem, nem preciso dizer que a "Si" é uma pessoa de escala completa: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si! Adorei fazer essa entrevista com ela, e o mais engraçado, é que como a Saga dela, eu também comecei essa entrevista de trás para frente! Depois que a li, tive muito mais curiosidade do que o simples conhecer o trabalho dela havia me inspirado, o que me levou à primeira pegunta dessa entrevista super gostosa de ser feita. Espero que gostem tanto quanto eu de participar desse cantinho e de conhecer um pouco mais da Simone, essa escritora incrível!  



E.C.L: Vou começar pelo básico, e porque eu estou muito curiosa sobre isso depois te ler: o que te levou a escrever Paganus?


S.M: Na verdade, pode parecer clichê, mas eu sonhei... rsrs. No meu sonho havia uma mata fechada, uma cabana, um canto numa língua estranha e símbolos tatuados... E um dos símbolos estava bem na mente quando acordei, eu fui pesquisar para ver se existia e descobri que era um Triskle. Eu então escrevi o Triskle e ele ficou mais de um ano esperando o editor publicá-lo, enquanto isso criei o Gênese Pagã, que virou Paganus agora, para divulgar o Triskle e me fazer conhecer. Ele foi todo publicado na internet e os leitores adoraram e pediram para publicar em papel, só que o editor do Triskle deu um golpe em vários autores e sumiu do mapa (sorte minha que era ele quem ia bancar meu livro e não investi nada, apenas o tempo, um ano parado).

A história da Saga é que o Gênese foi escrito depois de todos os livros prontos... Um início para tudo e depois, um salto! Mas agora os leitores estão me deixando doida, hehehe... E não sei se antes de republicar o Triskle, crio esse livro sabe? Estou até fazendo pesquisas sobre o Brasil em 1700, porque um pouco da história da Daniele no Brasil está no livro Tribo de Dana...




E.C.L: Iniciante é tudo o que não podemos dizer de você, que já publicou obras como Paganus (Gênese Pagã), Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário e Agridoce; isso, sem contar com Crônicas do Reino do Portal que é um sucesso na comunidade. Ao todo foram seis "lançamentos", mas como autora e mãe, sei que o nascimento de cada "filho" é uma coisa distinta. Apesar da imensa bagagem, o que Paganus te trouxe de novidade?

S.M: Rsrs... eu ainda me acho iniciante. Sempre aprendendo e experimentando! Paganus é um exemplo de como eu não tenho medo de novidade. Ele nasceu em 2008 como Gênese Pagã, vendeu mais de duzentos exemplares sem que a editora tenha feito nada por ele. O preço não era competitivo e a edição deixava a desejar, mas felizmente o conteúdo cativou os leitores e foi através dele que entrei no mercado literário efetivamente. Paganus foi o último livro da saga a ser escrito e o primeiro a ser publicado em 2008 e agora ele é o primeiro da saga a ser republicado por uma nova editora (Aped/Alcantis) e ganhou capa nova, prólogo e mais 108 páginas! =) Ele tem muita novidade, até para mim, que estou experimentando a sensação de ter um livro acessível no mercado. Ele está nas livrarias virtuais e com um preço muito bom!




E.C.L: Seus livros sempre abordam um mundo fantástico, você sempre teve um interesse peculiar por esse universo? Porque você tem todo um cuidado com o que vai compor sua obra, pesquisando cada detalhe - a gente percebe pela forma como você conduz a narrativa.

S.M: Eu adoro o Universo Fantástico! Onde a gente pode viajar! Sempre gostei de RPG, livros de fantasia e a mitologia... Eu realmente pesquiso sobre as mitologias quando vou escrever. A última pesquisa que fiz foi sobre mitologia africana para um conto. Gosto de pesquisar a cultura, os costumes, e dar vida aos personagens.



E.C.L: Você escreveu "Crônicas do Reino do Portal" que foi muito bem recebido pelos leitores que tiveram a oportunidade de conferi-las na comunidade do Orkut. Então, mesmo sendo uma série composta de sete volumes dos quais apenas três foram divulgados, eu te pergunto: manter o leitor cativo a uma série, é um desafio? Mesmo que Paganus também seja uma, eu penso que "manter o pique" numa narrativa longa e descontinuada, como volumes separados, seja algo que exija bastante do autor e sua imaginação e destreza. Conta como foi escrever essa série de aventuras.

S.M: As Crônicas do Reino do Portal, carinhosamente chamadas de CRP pelos leitores nasceram de uma experiência muito interessante! Eu tinha uma história em mente que nasceu de uma redação que fiz quando estava na sétima ou oitava série. Interessante como essa ideia persistiu por tantos e tantos anos! Um dia, enquanto descansava a mente de um dos livros que escrevia, acho que era o Agridoce, resolvi fazer um exercício: escrever uma história só com diálogos, sem descrições, e deixar a personagem se apresentar pelo seu “jeito” de falar e se expressar. Foi muito legal! E quando terminei um capítulo vi, nas minhas mãos, a história que um dia havia buscado na minha imaturidade de adolescência. Resolvi testá-la e criei uma comunidade e comecei a postá-la. A resposta dos leitores foi excelente e dali a ideia cresceu e cresceu... rsrs. A ideia original era para serem 4 livros, mas meus queridos leitores pediram 7, hehehe

É um grande desafio manter o leitor cativo sim! Você tem que estar sempre apresentando coisas novas e interessantes, mas mantendo a personalidade dos personagens. Agora, imagina isso com 8 personagens principais...




E.C.L: Eu sei que você consegue! Agora vamos voltar um pouquinho lá para o início da carreira da Simone Marques, foi difícil achar alguém que apostasse no seu talento? Como foi se descobrir escritora e correr atrás da realização desse sonho?

S.M: Nossa... ainda é muito difícil encontrar quem realmente queira apostar em um novo autor. Enfrentamos os preconceitos de editoras e leitores, que ainda preferem o que vem de fora e, muitas vezes, sequer olham para o que há de literatura fantástica nacional. Eu ainda estou na luta, pode ter certeza. =)

Eu me descobri escritora em 2007 e foi literalmente quando despertei de um sonho. Na verdade, eu sempre tive vontade de passar para o papel meus sonhos malucos, hehe, mas nesse dia específico de fevereiro, a ideia estava tão forte e pungente, que não tive escapatória. Comecei a escrever e me surpreendi com a história que nascia de maneira tão não-planejada. Foi uma surpresa para mim, realmente e adorei. Hoje, faz parte de minha alma e não consigo ficar sem escrever. =)
Eu ainda luto pela concretização do sonho, pode ter certeza.    


     
E.C.L: Simone, sua escrita é contagiante porque você aborda muito bem a psique humana. Então, você trafega muito bem por várias situações do nosso cotidiano, que nos faz estabelecer uma ligação com a maioria dos seus personagens. Mata minha curiosidade, teve algum autor com quem você estabeleceu esse tipo de ligação? Ele te influenciou de alguma forma?


S.M: Eu sou uma observadora. Como professora, pedagoga, mestre em educação, aprendi a ler as pessoas e isso me ajuda muito na hora de compor personagens. Sempre busco manter o fio da realidade presente, para que meus leitores consigam se identificar.

Quando comecei a escrever não busquei referência em nenhum autor específico, pois não queria correr o risco de não deixar minha “marca”. Criei minha identidade e isso foi muito bom, pois hoje ouço vários leitores que comentam sobre a construção que faço dos personagens é o forte das minhas histórias e gosto disso! =)

Alguns autores de quem conheci o trabalho nesse período me agradam também por ter um jeito especial de criar um personagem, como Bernard Cornwell ou Noah Gordon.



E.C.L: Você lançou Paganus pela Alcantis/ APED. Nosso blog tem uma parceria com a APED para captação de novos autores, queria sua impressão sobre o trabalho da editora, e claro, uma dica para quem está começando... O Brasil está começando a se ver por dentro, vale apostar né?

S.M: Como eu disse antes, ainda é uma grande dificuldade para o novo autor superar os preconceitos. O Brasil está engatinhando nesse sentido, mas já está se locomovendo, o que é uma boa notícia, com certeza! Espero que o engatinhar se transforme em caminhar e correr! =)

Eu realmente estou muito satisfeita com o trabalho que a parceria Alcantis/APED tem feito com meu livro. A confiança no meu trabalho e o carinho com a publicação são diferenciais importantíssimos no meio literário.

Minha dica para quem está começando é: não perca a oportunidade de fazer com que leiam o que escreve. O olhar do outro é muito, muito importante. E, cuidado com editoras que estão por aí para ganhar dinheiro explorando seu sonho de publicar e não ligam, nem um pouco, para seu trabalho, tratam como um produto de segunda e não investem nem tempo, nem dinheiro em divulgá-lo e ajudá-lo a conquistar esse mercado tão competitivo.



E.C.L: Para terminar: o que a gente pode esperar da Simone Marques em 2012??
Histórias!! Rsrsrs


S.M: Bem... tenho alguns projetos prontos a se concretizarem em 2012.

O lançamento do primeiro volume das Crônicas do Reino do Portal. O lançamento do segundo livro da série Agridoce, o Cítrico e o relançamento dos livros Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário e Agridoce por novas editoras.

Meus livros deverão estar na bienal de SP.

Outra novidade e muito fresca mesmo, hehe, é meu livro Marina e os Tesouros da Tribo de Dana, para o qual estou preparando algo diferente.

Claro que ainda tem uns contos meus em algumas antologias que serão lançadas no ano que vem. 

Agradeço seu carinho Roxane e te desejo muito sucesso nesse caminho de pedras e flores!


Si, eu é que agradeço por sua disposição em me responder e aturar! Te ler é uma delícia e te entrevistar é algo mais doce ainda, sem falsas colocações. Quando tiver mais notícias da Saga ou das Crônicas, vem nos contar!

Nós, do Eu ♥ Livros te desejamos todo sucesso do mundo!

Querem saber mais sobre a Simone e seus filhotes?? Acessem: 




Merry Meet!

Roxane Norris

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top