Eu ♥ Resenhas (Colaboradores) : Como se livrar de um Vampiro apaixonado

Título original: Jessica's Guide to Dating on the Dark Side.
Autor: Beth Fantaskey.
Ano: 2011.
Páginas: 304.
Editora: Arqueiro.
Edição: 1ª Edição.

É notável como o tema sobrenatural para infanto-juvenil seja uma grande febre ultimamente.

No meio dessa febre temos “Como se livrar de um vampiro apaixonado”, livro que pela tradução do título não parece ter um conteúdo muito interessante. Devido a isso eu nunca tive vontade de comprá-lo, pois não sou chegada ao tema de vampiros adolescentes depois do que a Saga Crepúsculo fez com os vampiros. Porém, um dia eu parei para olhar além do título e li a sinopse. Confesso que achei interessante. Pensei: por que não?

O livro aborda o universo adolescente do interior da Pensilvânia. Toda aquela combinação clichê de populares lideres de torcidas, jogadores de futebol musculosos e sem cérebros, excluídos nerds, os bailes tão esperados, clubes extra-classes e a expectativa de entrar para uma grande universidade.

Jessica Packwood é nossa adolescente normal e sem atrativos especiais de beleza, ou seja, ela passa desapercebida pela população masculina da sua escola. Na verdade, ela não é satisfeita com suas curvas e medidas mais avolumadas e seus cabelos cheios, ondulados e volumosos que herdou de seu lado romeno, mas em compensação ela é inteligente e racional. Dona de uma personalidade forte e questionadora, Jessica é diferente de muitas outras protagonistas infanto-juvenis.

Nossa heroína é uma garota tranqüila que só espera o último ano escolar começar, conseguir uma bolsa de estudos para a universidade, ganhar as olimpíadas de matemática e namorar o menino que gosta: seu colega Jake Zinn. Sim, porque outra coisa que me chamou a atenção nesse livro, foi que a heroína não se apaixona pelo nosso vampiro e sim já é apaixonada por um garoto. O mundo de Jessica é posto de cabeça para baixo quando entra em sua escola um aluno de intercâmbio vindo da Romênia.

Lucius Vladescu, o anti-heroi, é um vampiro que vai para os EUA, atrás de Jessica Packwood e lhe diz que ela é uma vampira que pertence a realeza e lhe foi prometida em casamento para selar a união entre os clãs mais poderosos de vampiros.

Daí a vida de Jessica sofre uma reviravolta fantástica!

Ela, que sabe que é adotada, descobre que seu nome na verdade é Antanasia Dragomir, herdeira do clã Dragomir, e que precisa se casar com esse vampiro para selar a paz. Lucius tem que ficar hospedado em sua casa (o que a tira do sério, pois ela só atrapalha seu flerte com seu amor de infância).

Algumas das coisas que gosto de analisar quando leio um livro é a personalidade dos personagens e se a historia é verossímil. Se um autor quer abordar um tema, eu gosto de tentar ver onde está a explicação para todos os acontecimentos e fatos abordados. Jessica é inteligente, racional e cética, por isso não acredita em vampiros, e com isso a autora tem uma abertura para fazer todas as explicações das diferenças dos seus vampiros.

Como, por exemplo, porque eles não aparecem em espelhos, podem sair à luz do dia ou do que eles se alimentam. Gostei bastante das explicações que foram usadas, pois são bastante lógicas, já que a autora aborda os vampiros não como “mortos-vivos”, mas como outra raça de seres sobrenaturais (alguns poderão se revoltar com isso, mas ainda é mais plausível que muitas outra coisas), é uma abordagem interessante já que eles podem engravidar, ter uma vida relativamente normal e sair à luz do sol.

No grupo dos coadjuvantes, os personagens são estereotipados. Há a líder de torcida malvada, cínica, inteligente e loira Faith Crosse. A melhor amiga de Jessica, Mindy, como sendo alguém que fica às sombras da heroína.  O popular, sem cérebro, narcisista e astro do esporte, Ethan Strausser, acompanhado de seu seguidor, Frank Dormand, que é gordo e burro e gosta de infernizar os outros alunos.

E, para completar, Jake Zinn, a paixão platônica de Jessica.

Jake é um garoto normal e bondoso. E normal. Num romance sobrenatural, o diferente e fantástico sempre será mais interessante que o mero “normal”, então logo percebemos como Jake é eclipsado pelo charme do arrogante, charmoso, inteligente, bonito e com personalidade dominante, Lucius Vladescu.

Há também o núcleo vampírico romeno, que pouco aparece. Uma tática que a autora usou para mostrar a narração em primeira pessoa de Lucius, foi fazê-lo escrever cartas a seu tio Vasile.

Como leitora que não gosta do gênero de romance adolescente de vampiros, “Como se livrar de um vampiro apaixonado” foi, para mim, o melhor livro do gênero, pois conseguiu me fazer envolver com a história. Os personagens são envolventes e tiveram uma bela química. Jessica não é melosa, nem espera pelo príncipe encantado, pelo contrario, ela põe a vida amorosa em segundo plano, é racional, questionadora, inteligente e não deixa que mandem nela.

Lucius, com toda a certeza, é o melhor dos vampiros adolescentes que já vi. Ele é um aristocrata, ou seja, tem todo um porte de nobreza, é arrogante, galanteador, tem vocabulário rebuscado, é metido e intenso. Ele tem que se desdobrar pra chamar a atenção de Jessica e isso que é o interessante, pois assim ele tem o desafio da conquista. E O MELHOR DE TUDO: Lucius bebe sangue! Não é virgem, não fica sendo “fiel” a ela quando Jessica não o quer, e mata! Sim... Lucius não é um herói romântico vindo num cavalo branco, por isso, é o nosso anti-heroi!

Beth Fantaskey está de parabéns pelo romance que consegue entreter e surpreender, por fazer uma mocinha mais decidida e um vampiro que aja como o esperado.

Logo sairá o segundo livro, e com certeza ele estará na minha mesa de cabeceira.



Resenhado por Isabela Lima


--------


Olá, Divos!!!

Como eu havia prometido, estamos iniciando a nossa coluna de "Resenhas Colaborativas", e nesse momento é muito importante que você, leitor do blog, participe dando sua nota á resenha, ok? Esse é um momento feito por você e cujo vencedor será eleito com sua ajuda!

Obrigada por sempre vir nos ver e nos dar apoio! Ah! Não se esqueça: Quem estiver no Rio de Janeiro e puder dar um olá ao Floriano Alves Borba, é só ir à Livraria Travessa, Rua 7 de Setembro, 54, e nos encontrar para um abraço gostoso! ^^
Conto com vocês!!!


Merry Meet!


Roxane Norris


3 comentários:

Nalyanne disse...

Que resenha animada e direta, gostei dos bons pontos e fiquei curiosa a respeito, é vero que eu já estava de olho nele, mas nunca tinha tempo para tal, agora vc conseguiu minha curiosidade hfduafhdufhduasfhduas, biblioteca, me espere. ô/

Vc tá de parabéns Bebel. ^^

Bebel ^_^V disse...

Aunnnn brigada xuxu!!!
Brigada mesmo pelo carinho por ter vindo ler e que bom que gostou =D

To me sentindo mais feliz e segura \o/

quem sabe num futuro eu não me aventure em outra resenha xD

bjuss Naly!

Bebel ^_^v

VANESSAANGELQ disse...

Adorei sua resenha.
Uma menina normal descobre que o cara misterioso da escola é um vampiro e que está apaixonado por ela...
Jessica uma garota dos Estados Unidos quer acabar logo o colegial mas, conhece Lucius, o vampiro romeno que é seu noivo, mesmo ela não querendo.E então tudo fica mais confuso e engraçado, agora ela descobre que é uma princesa romena vampira.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top