Eu ♥ Entrevistas: André Siqueira








Eu sei que eu poderia ter posto uma foto só dele, mas esse casal é tão fofo, que fica chato até por uma foto só do André... rsrsrs.

Enfim, é um profissional competente; uma pessoa adorável e alguém que realmente merece destaque. Por isso fizemos esse cantinho aqui para ele falar um pouco de como é ser capista, dos seus trabalhos... Mas jamais da sua vida amorosa. Isso é só na foto! 



1 – No início de sua carreira, você trabalhou com alguns Layouts de Blogs, já que andei bisbilhotando o blog do EraEclipse e vi esses trabalhos expostos lá. O que te levou a trabalhar como designer de capa de livros?

Ambos (web design e projeto editorial) tiveram seu início com Bianca Carvalho (autora do livro Jardim de Escuridão). Ela estava precisando de um layout para o blog e estava com uma trilogia quase terminada, e me pediu para criar uma capa para o 1º livro também.
Não parei mais depois disso.

Entretanto, eu já fiz trabalhos para bandas... este sim foi o início de tudo.



2 – Eu imagino, já que fiz uma carreira ligada às artes também – Arquitetura –, que haja todo um envolvimento seu com o livro/autor do qual vai produzir a capa. Essa parte da produção, você já parou para analisar se possui um tempo limite para ocorrer? Ou há casos e casos, sim porque cada pessoa é diferente de outra.

Eu tenho um tempo estipulado, mas isso depende muito da exigência do autor, do tempo para criar a obra e da necessidade do autor. Além de algum sopro divino clarear minha mente. (risos)



3 – Não consigo imaginar alguém inserido dentro do contexto dessa pergunta, todavia a famosa “Lei de Murphy” está aí para provar que nada é impossível. Algum cliente já reclamou do seu trabalho? Como você encarou isso?

Jamais uma capa foi divulgada sem o autor gostar, mas, no meio do processo, já aconteceu de um ou outro não gostar da ideia e tive que modificar.

Quem reclama mais sou eu mesmo. Gosto de tentar coisas diferentes e coloco isso como objetivo para cada trabalho.



4 – Eu sei que agora você anda cheio de trabalho e projetos – graças a Deus – Já teve que recusar trabalho por estar com seu tempo totalmente tomado ou por ser algo complicado demais e que, naquele momento, demandaria um tempo que você não tinha para dispor? Ou ainda, podemos dizer que o André é um empreendedor convicto e aceita qualquer desafio?

Eu aceito qualquer desafio, mas já tive que recusar um trabalho este ano. Eu não teria como entregar, pois o serviço demandava um tempo e a pessoa não tinha como esperar... ela havia me procurado com uma “urgência para o mês passado”.(risos)

Eu sou muito realista (e você sabe disso) com todos os meus clientes. Digo quando vou poder fazer e tento ajustar ao máximo para poder atender cada um. Afinal, não quero e não posso recusar nada. (risos)




5 – Momento verdade, por isso vou dividi-lo para poder ser um ping-pong: 

-- Primeira capa que fez – 
Jardim de Escuridão (Bianca Carvalho)

-- Capa mais bonita na sua opinião –
Se for minha... sempre a última.
Se for de outra pessoa... A Maldição do Tigre (pelo trabalho impresso)

-- Capa mais difícil de bolar (na questão tempo) –
O Segredo de Esplendora – A Origem (Tatiana Mareto)

-- Capa mais trabalhosa (muitos elementos juntos) –
Senhor do Amanhã (Vanessa Bosso)



6 – Qual momento para você é mais gratificante: o aceite do autor a sua proposta ou a resposta dos leitores quando você divulga uma nova arte?

Os dois momentos são magníficos.

Para o meu trabalho, o “aceite do autor” é mais importante e tem o sentimento de dever cumprido. Para o momento Marketing/”Ego Mode ON”, a resposta dos leitores é mais importante.



7 – Todo autor anseia pelo lançamento de seu livro – fato! Na sua área de atuação você lida diretamente com isso, sua ansiedade é muito diferente quando sabe que o dia do seu trabalho ser analisado fisicamente por várias pessoas diferentes está chegando?

Para o autor a ansiedade é maior, mas eu fico muito ansioso antes de ver o livro em uma livraria ou recebê-lo do autor. 




8 – Além de te agradecer pelo tempo cedido para esta entrevista, que eu sei que está apertado, e te dizer mais uma vez que seu trabalho é excelente – o que você certamente já sabe – Aí vai minha última pergunta: projetos futuros? A EraEclipse vai trazer novidades para 2012? 

Eu agradeço pelo espaço e pela oportunidade das pessoas conhecerem meu trabalho. Além das capas, eu faço diagramação também e logo estarei postando a do livro Jardim de Escuridão.

Existem alguns projetos para 2012, mas só posso divulgar um deles...

Um dos projetos é o lançamento (provavelmente em 2013) do meu livro, mas eu estou com pouco tempo para ele. Em Abril, eu tentarei divulgar capa e sinopse para os leitores... espero que todos gostem.

Não deixem de conferir Immortales da Roxane Norris, eu tive o prazer de fazer a capa e conhecer a história a fundo!

Até mais!


E aí, gostaram?

Vocês podem achar o André aqui:
https://www.facebook.com/portaleraeclipse 


Merry Meet!

Roxane Norris


 

1 comentários:

Edson Gomes disse...

Bela entrevista Roxane,

Sobre o André... Ele é a soma de talento com profissionalismo.
Ótima pessoa e uma inteligência afiada.
Como você disse antes, não tem como colocar a foto dele sem a presença da Bianca Carvalho. Belo casal.

Um abração.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top