Vida de Leitor #2


Pessoas, pessoinhas, tudo certo com vocês?

Então, estou pensando em tornar essa série de postagens em vídeo, o que acham? Vou testar aqui algumas coisas e capaz da próxima postagem vocês já verem a minha cara branca e ouvirem minha voz de taquara-rachada.

Mas eu não quero falar disso, não agora. Em uma dessas mil e uma vidas que tive como leitora, queria falar de algo que me aflige com bastante frequência: a terrível depressão pós-livro.

É, você não leu errado. Eu fico deprimida quando termino de ler algumas histórias. Não, eu não sou louca e nem quero arriscar indo num profissional e ele me receitar vários remédios sendo que mal tenho dinheiro para comprar meus livros.

Vou usar como exemplo uma série de livros que marcou bastante a minha infância e adolescência, aliás, não só a minha, mas com toda a certeza as de muitas crianças e adolescentes ao redor desse mundão a fora. 

Quando eu terminei Harry Potter (clique para ler um post especial a respeito do último filme da saga), após muitas lágrimas com a sequência de mortes que segue o último livro da saga, restou um vazio em mim. Até um pouco antes do sétimo livro, eu estava acostumada a vivenciar aquela ansiedade para o próximo lançamento, imaginando como seria a próxima história e se Harry Potter realmente conseguiria derrotar titio Voldie. Até que aconteceu. A palavra "Fim" estava lá no final da página em branco. Apenas um epílogo com cara de final de novela mexicana estava ali para me consolar.
- Depois de todo esse tempo?
- Sempre. ♥
Eu chorei, eu xinguei e emudeci diante daquilo. Passaram-se dias, semanas, meses... Sempre conversava de Harry Potter, com um pingo de dor, com outros amigos que gostavam. Na escola começávamos a comparar nossos professores com os de Hogwarts, foi realmente uma época mágica. Meu consolo ficou na espera pelos últimos filmes no cinema, aguardei pacientemente até que estava lá na estréia junto com vários outros fãs, fiz amizade na fila de espera enquanto aguardávamos para assistir o filme no cinema mais fuleiro da cidade (ê, Severiano Ribeiro, eita rede ruim de cinema, putz!) porque nos outros (vide o mercenário Cinemark e o Box Cinemas) os ingressos esgotaram tão rápido que pisquei os olhos e perdi.

Harry Potter foi um sonho lindo que J. K. Rowling nos deu quando éramos crianças e que nos acompanhou enquanto crescíamos junto com os personagens dos livros.
Eu levei um bom tempo para ler um livro de novo depois que terminei Harry Potter, ainda estava digerindo tudo o que passei com os personagens. Alguns livros também me fizeram ficar alguns dias sem querer ler outro, é claro, mas nenhum foi como Harry Potter, não até agora. Por isso ele é o meu exemplo para esse tipo de depressão literária. Uma frase que ouvi muito quanto a esse pôster aí do lado era o seguinte "Quando uma saga marca uma geração, ela não precisa nem do título ali escancarado, a imagem por si só basta". E é verdade.

Quando uma saga que você acompanhou por muito tempo acaba, você acaba ficando com um espaço vazio. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra, não é? Afinal, todas essas coisas fazem parte da vida de um leitor.

4 comentários:

Larissa disse...

Harry Potter foi realmente sensacional... sinto falta da ansiedade pelos novos livros, dos filmes e dos jogos... Já comprei todos os filmes e livros, de vz em quando leio e vejo de novo... rsrsrs

Julliana disse...

Pois é, Larissa. Foi muita sorte a nossa crescer com uma saga tão especial quanto essa. :)

Melissa Luz disse...

Nossa, que pura verdade! Ainda não superei a morte do Sirius *-* Não cresci com a saga, mas sou uma potteriana mesmo assim. Minhas amigas e eu estamos ansiosas para amanhã (primeiro de setembro) quando vamos voltar a Hogwarts kkkkkkk É realmente muito complicado aceitar o fim de uma saga assim tão boa e tão envolvente justamente por se envolver tanto nela, entretanto é impossível não se envolver!

Julliana disse...

Pois é, eu quis usar Harry Potter como um exemplo porque ele me marcou bastante, aliás, não só a mim, mas milhares de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo. <3

Obrigada por comentar! Hahahaha Me levem na mala para Hogwarts também, por favor! *-*

Huahauhauahuahuah Harry Potter é maravilhoso, vai ficar pra sempre guardado no meu coração.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top