Livros Viajantes

Eu poderia chamá-los de Itinerantes, mas gosto mais do termo "viajante", soa mais como uma aventura e, de certa forma, é num rumo aventureiro que o livro segue, de mãos em mãos, ao redor do mundo.

Esse tipo de coisa está se tornando cada vez mais popular. Seja em estantes em pontos de ônibus ou no metrô, aqui no Brasil e lá fora. Sempre no esquema de pegar um livro e colocar outro no lugar.

Passe Adiante Corrente da Leitura: Há um livro perdido na cidade e ele é seu.
Aqui no Brasil, entre tantos projetos, temos/tivemos o "Projeto Passe Adiante" que funciona em várias cidades brasileiras inspirado no trabalho no exterior da ONG BookCrossing, que vou falar logo a seguir para explicar como funciona a dinâmica desse trabalho tão legal.

A ONG BookCrossing tem esse projeto bastante interessante que consiste em deixar livros em determinados lugares para serem achados, lidos e depois, as pessoas que leram, devem deixá-los em outros lugares para que sejam encontrados novamente para que o ciclo se repita. Todos os livros são rastreados através do próprio site do Bookcrossing. 


A Participação também é gratuita e você pode dar asas a algum livro se quiser, basta imprimir a etiqueta no site e cadastrá-lo no sistema. Eu, particularmente, achei muito legal a iniciativa. Além de ser sustentável, contribui para a leitura de obras que nós ainda não compramos por causa do preço ou porque simplesmente  ainda não conhecíamos. Quem sabe o livro não surja num momento oportuno, quase que de forma mágica, quando nós estivermos precisando 

Aqui no Brasil nós também temos a chamada "Bicicloteca", é, não escrevemos biblioteca de maneira errada, é isso mesmo. É uma Biblioteca itinerante que se move a pedaladas pela cidade. Para saber mais basta acessar o site http://biciclotecas.wordpress.com/

A Bicicloteca do  Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

O incentivo a leitura está aí, ler não é mais uma falta de oportunidade, não como um todo. Vamos torcer para que esse cenário continue mudando para melhor.

Quem sabe eu não entre nessa? Já tava pensando em fazer um booktour com o blog mesmo. Alguém aí se candidata a dar asas a seus livros?

Xoxo,

Julliana Passos.

2 comentários:

Alice Aguiar disse...

eu achei a ideia muito legal viu

Julliana disse...

Eu também achei, hahahahah, estou pensando em fazer um negócio desses! ;)

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top