120 anos de Agatha Christie



Se estivesse viva hoje, a célebre escritora Agatha Christie comemoraria seu 120° Aniversário. Como muitos devem saber, Christie é um ícone da literatura policial e seria um pecado não falar sobre ela no dia de seu aniversário.

  Seus mais de 80 livros publicados venderam mais de 1 trilhão de cópias em todo o mundo, fazendo de Agatha Christie a maior escritora de romances policiais de todos os tempos.


Micro-biografia
Nascida Agatha Mary Clarissa Miller em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, nesse mesmo dia no ano de 1890, em uma família vitoriana típica, mesmo seu pai sendo Americano. Educada em casa, somente aos 15 anos freqüentou uma escola regular. Agatha conheceu seu primeiro marido Archibald Christie, cujo sobrenome herdaria até o fim de sua vida, em um baile. Eles se casaram no ano de 1914. E durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Christie se alistou como enfermeira voluntária no Exército da Cruz Vermelha. Foi seu primeiro contato e aprendizado com drogas e venenos, conhecimento que usaria em seus livros. Sua filha Rosalind nasceu em 1919. Nessa época também inicia sua carreira literária. Em 1926 ela atinge a fama com a publicação de "O Assassinato de Roger Ackroyde". No entanto, este foi o período mais infeliz de toda sua vida: Seu marido se apaixona por outra mulher e pede o divórcio. Agatha desaparece por onze dias. Todo país se movimenta a sua procura, e finalmente ela é localizada em um hotel em Harrowgate, não sabendo como lá foi parar como se tivesse perdido a memória. Inicia um tratamento médico. Em 1930, já divorciada e romancista de sucesso, casa-se novamente. Desta vez com Max Mallowan, arqueólogo, com quem viaja pelo Oriente. É dessas viagens que ela tira inspiração para vários livros de sucesso como: Morte no Nilo, Intriga em Bagdá e outros. Agatha Christie morreu no dia 12 de Janeiro de 1976 e seu marido 2 anos depois.
E Christie, como podem perceber, continua influenciando várias gerações, mesmo depois de sua morte. Afinal, não foi à toa que ela recebeu o título de "Rainha do Crime", certo? Com enredos surpreendentes, personagens interessantes e cativantes, Agatha continua conquistando fãs de todas as idades no mundo inteiro.

Há até uma animação japonesa (Anime) a respeito de suas histórias chamado "Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple" que pode ser encontrado para download no site "Animes Center".


Eu só vi o primeiro episódio deste anime, então não posso comentar com muita profundidade, mas devo dizer que achei a proposta bem interessante.

E para quem ainda não conseguiu ler algum exemplar, a Editora Record listou vários livros da Autora nesse link: (clique aqui para acessar).

De mais a mais, falar de escritores célebres como Christie sempre parece um "pleonasmo elogioso", mas acreditem, nenhum elogio é irrelevante ou em vão, pelo contrário. Cada um dos elogios ditos são verdadeiros e merecidos. Enfim, 120 anos para Agatha Christie e mais futuros anos e mais anos por toda a eternidade, porque é exatamente isso que Christie é: eterna. Uma vez que há muito imortalizou seu nome através da sua escrita, Christie para sempre será lembrada em todo o mundo.

Fontes: Biografia

2 comentários:

Roxane Norris disse...

Estava cá eu prestigiando a nova cara do site, quando nas letras miúdas surgiu o nome de uma de minhas autoras favoritas. Muitos poderiam citar Sir Conan Doyle como um excelente escritor de romances policiais através de seu, também eterno, Sherlock Holmes, e até o é de fato, todavia nada supera Agatha. Não falo isso por ser fã cega e ter lido TODOS os livros dela, porque também o fiz a Sir Arthur, mas eu poderia dizer que o fascínio dos bigodes de Poirot, suas perquenas células cinzentas e o ar de boa velhinha de Miss Marple é inigualável. Ninguém que tenha penetrado do mundo de Christie pode ignorá-la. Suas tramas, seus personagens, sua ciência sobre venenos,e porque não dizer, a natureza humana nos encanta. E, não menos eloquente eu seria em me identificar com o post de viciados em livros feito aqui, se não exatamente por lê-la. Pessoas, acreditem, já li dois livros dela por dia! Isso mesmo, invereterada e alucinadamente devorando-a! Só que ao invés de passar em livrarias, minha mãe me afastava das bancas. Na minha época de novinha (rsrsrs), eu não entrava em banca para comprar Sabrina, Julia e afins... Eu comprava a "Rainha do Crime"... Dinheiro muito bem empregado!
Adorei sue post, Jujuba! mesmo que tenha demorado quase uma no para lê-lo... kkkkk
Ainda sim, nunca é tarde para prestigiar vc ou ela. Poirot e Marple são imortais!
Beijos em todos

Julliana disse...

Agatha Christie é diva. Eu não li muita coisa dela pra falar a verdade, mas é um nome de respeito e de peso na literatura, especialmente na policial. Obrigada por comentar, Rô! Hahahah lembro sempre de você falando da titia Christie enquanto lia Conde Cain da Kaori Yuki :P O conde dos venenos hohohoho

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top