Anotar ou não Anotar? Eis a questão

Há maior dilema entre os apreciadores da literatura do que aquele de fazer observações ou não em seus livros? Eu faço parte do time que prefere anotar em uma folha à parte, mas muitas das pessoas que conheço possuem esse hábito de anotar nas bordas das páginas. E você?

Acredito que cada um tem em mente o que faz com o próprio o livro, obviamente, mas eu - particularmente - não gosto de livros com as bordas repletas de comentários ou então palavras grifadas, ok, sublinhar com um lápis uma palavra que você não sabe até vai, mas acho desnecessário escrever notas nas páginas. Sei lá, acho que isso deixa o visual do livro um pouco feio e acaba se tornando uma poluição visual na página, atrapalhando a leitura do próximo caso empreste o exemplar com as notas. Admito que ler as anotações e comentários dos outros é divertido e até ajuda a entender certas partes, porém, acho que é mais interessante descobrirmos a história por nós mesmos. Mesmo que acabamos descobrindo algum spoiler, entender o livro sozinho - pra mim - parece mais interessante. Porém, acho completamente válido fazer as anotações enquanto lê. Ok, agora você se pergunta "Mas em que lugar eu poderia anotar, tia Jú?" Bem simples, pequeno gafanhoto, você pode pegar uma folha de papel e anotar ali e depois deixá-la dobrada dentro do livro ou ainda ter um caderno especial onde você faz anotação de todas as suas leituras. Para não se perder depois, é só colocar a página e o parágrafo que você está se referindo no comentário e todo o mundo é feliz. Não acha?

Bem, mas não vou ser uma tirana e falar apenas sobre o que eu penso, como sou uma boa menina, li algumas discussões e perguntei a alguns amigo o motivo de anotarem nas benditas bordas das páginas. Eis o que me disseram: "É prático e a anotação ali ajuda na próxima leitura, prefiro anotar nas bordas porque,  sei lá, é um hábito que sempre tive", mas como ouvi um argumento mais interessante numa discussão na internet, vou colocá-lo aqui com minhas palavras porque minha memória é fotográfica, mas os arquivos do meu cérebros são tão bagunçados quanto meu desktop, enfim... Uma menina disse que gostava de fazer suas anotações no livro porque, dessa forma, o fazia só dela e especial, um livro único. Algo como isso. Mas, enfim, ainda ninguém conseguiu me convencer que escrever nas bordas dos livros é legal. Se quiser, pode tentar aí nos comentários, hahahaha.

8 comentários:

Gabriela Torres disse...

Hahaha pensa exatamente igual a mim. Não curto muito escrever em borda do livro, acho que acaba estragando ele, eu acho que fica meio feio até rs.
Mas tem quem goste, minha mãe por exemplo, várias vezes fui pegar algum livro dela que certas páginas estavam repletas de pequenas anotações!

Mas enfim, cada um com sua opinião, seu custume, sua mania né?! xD

HagiChevalier disse...

Também não gosto de escrever no canto do livro, além de ficar feio, eu não costumo fazer anotações sobre os mesmos, a não ser em uma resenha ou coisa assim.

Paula e Erick disse...

Facilita tanto ter a anotação ali, assim que abre a página - aquela idéia que veio à mente quando o trecho foi lido.

E aquele autor que certamente dialoga com o texto que se está lendo e só faz sentido pôr o nome dele ali, ao lado das linhas sublinhadas?

Confesso, sou adepta das anotações.

Quando sei que serão extensas (como nos volumes lidos para a faculdade) acabo fazendo uma cópia para estudo - ela vai pra cima e pra baixo, anda de bolsa em bolsa e com certeza apresentará bem mais do que linhas sublinhadas e palavras em canto de página.

Luiz Silva disse...

Se tem uma coisa que é inaceitável pra mim é fazer anotações em livros. Acho ridículo isso!!
Dedicar o livro na primeira página tudo bem, agora anotar nas páginas do livro não dá! Deixa o livro com uma aparência velha, e se voce um dia querer trocar, as pessoas não vão querer!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Pauliane MS disse...

Sabe aquelas últimas páginas do livro? Eu sempre fico extremamente feliz quando vejo-as em branco. Eu sou muito desorganizada com anotações separadas e é inevitável grifar meus trechos preferidos, riscar e fazer anotações... E desmembrar tudo em um livro. Concordo com a menina que disse que faz do livro único quando se risca... acho que é meio uma marca dizendo: "você não é a primeira que passou por aqui". Acho que Lolita e um livro de Nauro Machado que eu tenho são os que mais sofreram nas minhas mãos. HUUSUSHUSHHSUSHSU E agora, entrevista com vampiro está sofrendo muito. Confesso que eu adoro pegar um livro cheio de anotações, os livros do meu pai sempre tem anotações para todos os lados... SUSHUHSUHSUHUHU Então, parabéns pela postagem, juh *-*

Paula Penido disse...

Eu não anoto em livros, se tivesse que fazer isso teria um caderninho.

Sinceramente, anotar é um erro. Só acho. Você está maculando uma coisa linda com a sua letra ridícula! Gosh, pessoas que fazem isso devem bater a cara no chão, pq né;

Anônimo disse...

Ó dúvida cruel: fazer ou não fazer anotações ?

Anônimo disse...

Eu gosto de anotações nos livros.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top