Eu ♥ Resenhas: Feios


Título Original: "Uglies"
Autor: Scott Westerfeld.
Ano: 2010.
Número de Páginas: 415.
Editora: Galera Record.
Edição: 2ª Edição. 
Tradutor: Rodrigo Chia.




 
Desde o lançamento deste livro eu senti vontade de lê-lo, até que finalmente consegui uma promoção e comprei. Demorei um pouquinho a iniciar a leitura, mas assim que comecei não quis mais parar.

"Feios" é o primeiro volume da série de ficção científica criada por Scott Westerfeld e conta o início da história de Tally e as dificuldades que ela precisa enfrentar até se tornar perfeita. Dividido em três partes, respectivamente "Tornando-se Perfeita", "A Fumaça", "No Fogo". A primeira parte é a mais monótona das três, mas é aquela que nos dá a base para entendermos o que se passa nesse novo universo criado por Westerfeld. 

Durante a primeira parte, temos uma Tally completamente iludida e ansiosa para ingressar em Nova Perfeição e reencontrar seu melhor amigo transformado em Perfeito. Como já devem imaginar, Feios são proibidos de entrar em Nova Perfeição. Porém, chegar lá não é um problema para nossa heroína, aliás, é até uma tradição dos Feios ir observar os Perfeitos em suas vidas borbulhantes, então eles estão sempre transmitindo os truques aos feios mais novos. Porém, Tally não queria apenas espiar, ela precisava falar com seu amigo por isso ela decide entrar em Nova Perfeição para procurá-lo. Um intento bem perigoso e arriscado, mas isso não faz Tally desistir. Durante a fuga, Tally conhece Shay e não demora muito para que as duas se tornem grandes amigas. Mas Shay, diferente de Tally, não está tão ansiosa para tornar-se perfeita e, uma semana antes de seu aniversário, Shay foge para se unir a um grupo de resistência chamado Fumaça, deixando para Tally algumas pistas de como chegar até lá.

Neste momento é que a realidade sobre esse universo começa a ser revelada. Tally é levada até os especiais e é chantageada. Ela só poderia ser perfeita se entregasse o lugar para onde Shay fugira. O problema disso tudo? Tally não havia entendido tão bem as pistas deixadas por sua amiga e mesmo que soubesse, não achava correto entregá-la. Após ser levada devolta ao lugar onde os Feios ficavam aguardando a cirurgia, Tally passa a ser evitada por todos. Eu diria que é um dos pontos do livro que nos faz pensar um pouco. Convencida por Dra. Crable e os especiais de que seria mais seguro para Shay e para os outros retornarem e se tornarem perfeitos além de ser evitada por todos, Tally coloca o pé na estrada pra tentar encontrar o grupo para onde Shay foi: "Fumaça". É a partir daí que a história ganha um novo dinamismo e começamos a descobrir o que há do lado de fora do mundo técnológico que Tally vivia. A forma como o autor criou este enredo é bem interessante. Eu confesso que já tinha esperanças em cima do conteúdo do livro, mas fui surpreendida. Não achei que fosse tão bom.

O fato é que "Feios" de Westerfeld é um livro instigante e nos faz pensar acerca de certas ditaduras que passamos em nossa história, da mais sutil até as mais graves. As transformações e amadurecimento que Tally sofre durante as partes são incríveis. Recomendo para todas as idades.

5 comentários:

Abbs disse...

Eu estou mega louca pra ler esse livro!! Maldito salário que não chega nunca! Falta muito pro fim do mês??

seguindo o blog o/

cartasparaficcao disse...

Oiie, nossa desde o meio do ano passado eu estou quarendo ler esse livro e outros, mas nunca consigo comprar, sempre gasto o dinheiro. asuhsauhas'
Amei a resenha.
Bjoos, Cartas para Ficção (Patty)

Daniela! disse...

Eu tenho muita curiosidade em relação a esse livro, pretendo comprá-lo tão logo as possibilidades se apresentem.

Beatriz disse...

Cara, li esse livro quase morrendo. Achei super monotono, e o pior é quando não gostamos da personagem principal... aí pega. Parei no primeiro, não gastarei dinheiro com o segundo, porque pra mim, foi à toa. Chato. O livro é chato, cara. A história tinha tudo pra ser super legal (comprei baseada nisso, uma história diferente, por que não tentar?) mas aí, vêm com essa personagem sonsa, e a amiga dela, e começa aquelas coisas de voar... Se bem que a história toda é surreal, que seja, a parte boa é o final.

Hallana disse...

Publiquei no seguinte poste (http://webcalcinha.blogspot.com/2011/12/18-livros-para-as-ferias.html), este link, indicando ele como resenha para o livro no qual este post trata.

Tudo bem, pra você?

Obrigada. (:

Beijos, Hallana.
webcalcinha.blogspot.com

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top