Retrospectiva Literária 2010

Como havia dito em alguma postagem anterior, estou participando do Retrospectiva Literária 2010, proposto pelo blog Pensamento Tangencial. Eu achei a ideia adorável e não pude ficar de fora!

Bem, vamos a retrospectiva então:

O livro infanto-juvenil que mais gostei: "O Mágico de Oz", L. Frank Baum. Lindo, lindo, lindo. Certo que reli "O Pequeno Príncipe" este ano, mas algum lugar além do arco-íris sempre chamou mais a minha atenção que o pequeno menino que nunca volta atrás em uma pergunta. Eu fiquei apaixonada pela história, pelo filme, pelo desenho e pelas músicas. Mal posso esperar para ler "Malvada" (ou "Wicked", se preferirem) que é inspirado nesse livro.

A aventura que me tirou o fôlego: "O Restaurante no Fim do Universo", Douglas Adams. Afinal, quem mais além de Douglas Adams seria capaz de nos levar para conhecer lugares tão improváveis?

O terror que me deixou sem dormir: "A Estrada da Noite", Joe Hill. Já disse aqui no Blog que sou facilmente impressionável. Vou contar o que me aconteceu: Estava  eu lendo o livro à noite, na sala, aí senti algo passando pelo meu pé (duas vezes, ok, na primeira vez a mesa de centro vibrou e como meu pé estava apoiado lá, senti a vibração; na segunda senti algo realmente gelado passando pelo meu pé) e então um calafrio subiu pela minha espinha. Olhei para o relógio e ele marcava meia noite em ponto. Fiz a coisa mais inteligente a ser feita: fui dormir ou pelo menos tentar. E quem me conhece sabe que o apartamento em que eu moro acontece coisas peculiares, enfim... Será que o Dean e o Sam poderiam vir aqui dar uma olhada? hmmm.

O suspense mais eletrizante: Não lembro de todos, mas "Dexter - a mão esquerda de Deus" com toda a certeza foi eletrizante. Tanto que devorei o livro.

O romance que me fez suspirar: Eu sou boba e suspiro facilmente, mas eu diria que "Lembra de Mim?" da Sophie Kinsella me fez suspirar VÁRIAS vezes, além de gargalhar também várias vezes.
A saga que me conquistou: Vale a trilogia de cinco livros de Douglas Adams? Gastei R$99 nos cinco e não me arrependo. Mesmo que a loja de livro do submarino esteja vendendo agora por R$25.

O clássico que me marcou: "Lolita", Vladimir Nobokov.

O livro que me fez refletir: Praticamente todos, mas já que é pra escolher, escolherei Pollyanna de Eleanor H. Porter. Pollyanna, querendo ou não, nos faz entrar no jogo dela mesmo quando já terminamos o livro há meses. É um bom livro, nos faz mais otimistas, querendo ou não.

O livro que me fez rir: Sem dúvida alguma: "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams, aliás, como todos os cinco da trilogia.

O livro que me fez chorar: Poucos livros me fazem chorar, na verdade só chorei lendo um e não foi esse ano. ):

O melhor livro de fantasia: Difícil, difícil... Eu diria que "Amante Sombrio" de J.R. Ward, mesmo não terminando ele porque quero comprá-lo logo.

O livro que me decepcionou: "A Casa", André Vianco. Leiam a resenha aqui e saberão o motivo.

O(a) personagem do ano: Marvin de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

O(a) autor(a) revelação: Difícil dizer porque não lembro de ter lido nenhum "novo" em 2010. Apenas alguns trechinhos de Estrela Píer e de O Rei e o Camaleão (que estou terminando de ler agora em 2011, porque não tive muito tempo no final do último ano). Como achei ambas as histórias promissoras e a escrita de ambos me agradou até onde li, poderia eu citá-los aqui?

O melhor livro nacional: Gostei de "Lira dos Vinte Anos" de Álvares de Azevedo, um clássico para dizer a verdade.

O melhor livro que li em 2010: "Lolita" de Nabokov sem sombra de dúvidas. Não há palavras para descrever o que eu acho do livro sem parecer piegas, o fato é que me apaixonei pela escrita de Nabokov e pela forma como ele conduziu toda a história. Pela forma mística que ele conseguiu descrever a ninfescência e a obcessão de um homem, por conseguir fazer isso tudo tão poético. Pelo menos para mim.

Agora, que venha 2011! :D

    4 comentários:

    Angélica Roz disse...

    Oi Ju!! Amei a sua lista! Muitos desses livros eu quero ler! Até foi bom vc me lembrar, preciso adicionar Pollyana à minha lista. Quero ler esse livro desde que eu era criança.
    Aproveitei a promoção do Submarino e comprei a coleção do Douglas Adams. Tb morri de rir com O Guia do Mochileiro das Galáxias. O restante da coleção eu ainda não li.
    Quanto ao Vianco, só li Os Sete até agora... e abandonei. :s
    Obrigada por ter participado!!!
    Em breve, mais blogagens coletivas...
    Bjss, feliz 2011!!

    Janaina Barreto disse...

    Menina, não me diz uma coisa dessas de A estrada da noite... eu comprei! rs Olha, me impressiono muito fácil também, já vi que vou me acabar. kkk
    Bom, da sua lista não li nenhum, só tenho planos pra esse do JH e o 'lembra de mim?'. :)

    beijuh ;*

    Luiz Silva disse...

    Adoreii!!
    Não li nenhum dos livros citados, mas parecem ser bons!!

    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    openmindbook disse...

    Eu também achei interessante o livro que você marco como melhor livro de 2011.

    Adorei seu blog, espero que visite o meu e siga, pois fiz o mesmo.

    Sucesso!

    Postar um comentário

    - Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
    - Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
    - Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

     
    Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top