Eu ♥ NANs #1~


"NAN é um termo criado pela autora Ren Deville."



Cinco anos atrás você me diria autor nacional e eu responderia Machado de Assis e Paulo Coelho. Cinco dias atrás você me diria autor nacional e eu escreveria uma Bíblia com todos os nomes que aparecessem em mente. Mas por quê? Por que agora tantos brasileiros escrevem?
Porque agora há brasileiros para ler.
Tivemos uma explosão de blogs literários, uma explosão de leitores, uma explosão de autores.
E ainda não é suficiente.


- Que livro lindo!
- Gostou?! Ai, amiga, aqui tá dizendo que nacional. Capa linda e conteúdo podre, com certeza.
- Puuf! Vamos para a seção de literatura estrangeira!


O preconceito existe, e às vezes chega a ser gritante. Em outros casos é meio sem querer... Porém ainda é preconceito, ou estou errada? Faz parte da nossa educação. Fomos colonizados assim. O melhor sempre vem de fora. Nunca acreditamos em nós mesmos. Em nosso potencial. Quer saber? Vamos colocar a culpa nos portugueses que nos ensinaram a ser assim, e pronto. Vamos nos acomodar. Rá, quem precisa de cultura? Ninguém.
E então me dizem, Ah, quem pensa assim é com certeza um ignorante.
É, mas eu me canso de ver pessoas ''cultas'' com o mesmo pensamento. Autores que se dizem nacionais com livros cheios de personagens em inglês, blogueiros que dizem apoiar a literatura nacional com blogs em inglês... Não sou contra influência estrangeira, nem um pouco. Mas TUDO em inglês? Aí já não é influência, é bater no peito e dizer, Minha terra mãe é uma grande droga.


- Sabe aquela editora enorme e super diva? Quantos livros brasileiros há no catálogo deles mesmo?
- Ops, dois. Quatro.
- E norte-americanos?
- Eita, vinte. Trinta.


Mas enfim, o que raios é um NAN? É um Novo Autor Nacional. Aquele que não tem medo de cara feia, luta e batalha por seus sonhos, enfrenta preconceitos, transpõe barreiras, encara a concorrência desleal... para ganhar 10% de tudo que vendeu.
Por quê?
Porque amam escrever.
Isto é um NAN.

"A Literatura Nacional ainda é uma criança. Estamos todos crescendo juntos, autores, leitores e editora. Um aprendendo com o outro, e descobrindo o que temos de melhor como povo.". - Ana Paula Ribeiro, NAN - Esmera.

"Tá na hora, hein, Brasil? Tenha vergonha na cara e passe a admirar o que é teu.". - Ren Deville, NAN - Obsidiana e Vermilion.

"Hoje existe ainda, infelizmente, um grande desprezo pelo que é nacional. E por isso, baseando-se muito em esteriótipos e preconceitos, muitos leitores deixam de conhecer ótimas obras de autores nacionais, que muitas vezes superam até as de célebres autores importados. Dar uma chance a essa literatura nacional, e a seus novos autores, é descobrir um mundo fascinante de histórias incríveis." - Goldfield, NAN - Mercado dos Mortos.

"É sempre gratificante ver novos autores surgindo, inspirados por seus ídolos e acreditando naquilo que escrevem, ainda mais autores nacionais, que mesmo conhecendo as dificuldades que é ser um escritor em nosso pais, nunca desistem e correm atrás daquilo que tanto desejam. E em um país do tamanho do nosso Brasil ainda há grandes escritores a serem descobertos." Kampos, NAN - Vinganças de Sangue e Marko e Emily - Amor Macabro.

1 comentários:

jean uhcoa disse...

oi, to conhecendo esse termo agor, pois sigo o blog da amanda steilen e ela falou desse termo.
pos bem, eu não entendi ainda uma coisa. NANs estão em comunidaes, e se sim, quias e onde.
por favor pode me indicar, pos tambem gostaria de me lançar nesse mundo.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top