Eu ♥ NANs - Leonardo Schabbach

Olá Galerinha!

Amooooooores, para vocês não perderem o costume *-*

Segunda-feira é o dia internacional da preguiça... Semana começando, a gente sem jeito de levantar da cama e ver aquela imagem de ressaca do findis. Ainda assim, aqui no Eu ♥ Livros nós não paramos. Temos que deixar seu dia proveitoso, e nada é melhor para aqueles que são traças de livros como eu, do que saber que tem novo autor nacional em pauta. Muito bom isso, não é?

Quem está de sorriso bobo essa semana e a cabeça a mil é o Leonardo Schabbach, lançando seu primeiro "bebê" pela Muutus. O rapaz é jornalista e Mestre em "Comunicação e Cultura", já teve um livro de teoria editado, mas está disposto a embarcar fundo em literatura fantástica. Quem já teve oportunidade de dar uma olhadela no texto diz que é imperdível, eu vou dizer que me interessei bastante pela sinopse, por isso vim trazer essa obra até o conhecimento de vocês. Prestigiar NANs é o que esse blog mais quer fazer e contamos que todos que nos acompanham também.

Ao contrário do rumo que a maioria das obras tem tomado, falando de criaturas noturnas e seus hábitos nefastos, ou não, Leonardo nos apresenta uma sátira aos contos medievais. Onde Lino, um garoto que sonha em se tornar um honrado e poderoso combatente, um homem capaz de proteger os fracos e oprimidos, como os cavaleiros das grandes histórias.  Porém, ao encontrar um nobre e seu companheiro de viagens, o mundo da cavalaria se mostra muito diferente de tudo o que ele imaginara. Lino passa, então, por algumas revelações capazes de mudar sua percepção de mundo. Nos levando a uma crítica sobre sobre o momento atual de nossa sociedade. 

- Comentários do Autor -

Escrever esta obra foi um processo longo e muito prazeroso. A idéia central para a construção da história me veio após a leitura do livro "O Conto do Cavaleiro Inexistente", de Ítalo Calvino, no qual o autor narra as aventuras de Agilulfo, um cavaleiro que na realidade é apenas uma armadura viva; sem corpo, porém viva. Ele não "existe", portanto, embora, ao mesmo tempo, exista concreta e paradoxalmente

Quando terminei a leitura da obra de Calvino, algo em mim se inquietou e acabei por construir o argumento inicial do meu, até então, projeto de livro. E se eu também pudesse reinventar esse mundo da cavalaria? Por que não fazer uma crítica, através de uma espécie de paródia da cavalaria medieval, do nosso tempo atual? Naturalmente, tenho consciência de que isso, em alguma instância, já foi feito antes – e não há quem não pense em Dom Quixote. Mas as épocas são outras, a cavalaria não faz mais parte de nosso presente, embora ainda gere grandes obras e grande interesse. Logo, por que não retomar o conto de cavalaria por meio de um novo olhar? Por que não fazê-lo refletir sobre a nossa sociedade?

Com todas estas ponderações, iniciei o projeto do meu livro. Creio que ele realmente traz alguns elementos que farão o leitor pensar e refletir, não só sobre nossa sociedade, mas também sobre alguns conceitos importantes, como a própria construção do discurso histórico.

Ainda assim, procurei dar à obra um tom engraçado e irônico, bem leve, de modo que ela tivesse uma leitura divertida e aparentemente descompromissada. Com o tempo, a narrativa evolui e a história também se modifica, transformando-se em uma espécie de aventura capaz de instigar os leitores.

Como revelei anteriormente, a construção do livro de fato foi um processo longo, que começou logo após minha entrada na universidade; o que me fez ter de revisar muitas partes do texto, para melhorar e adequar a narração conforme minha própria habilidade literária evoluía. No final, fiquei muito satisfeito com o resultado – e espero que os leitores embarquem tanto no lado crítico quanto no lado aventureiro da história - Leonardo Schabbach.

A capa é um luxo à parte





A pré-venda dele já começou, então quem quiser adquirir é só entrar nesse link aqui  O Código dos Cavaleiros, e claro, eu trouxe uma degustaçãosinha: Cortesia Muutus.

Claro que vale á pena dar uma olhada no site da  Editora e, também, olhar o que o rapaz anda aprontando no seu blog: Na Ponta do Lápis. Tem coisas bem interessantes lá para quem curte cavaleiros e dragões.

Ops! Eu devia ter dito isso?

Bom, vou ficando por aqui, feliz por poder dar continuidade a coluna de NANs, e claro, por mais uma vez estar junto de vocês.

Boa semana, divos!

Merry Meet!

Roxane Norris






0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top