Eu ♥ Entrevistas - Bianca Carvalho


Amoreeeesss!!! Domingo é dia de entrevista aqui no Eu ♥ Livros, e como a finalidade do blog é prestigiar o que há de bom em autores nacionais, sem claro comprometer os grandes autores internacionais, hoje estou trazendo para vocês um ping-pong bem legal com a Bianca Carvalho, a autora da Trilogia das Cartas, que lançou seu primeiro livro pela Literata na Bienal do Rio 2011 - Jardim de Escuridão.





A capa linda é do competente AndreEraEclipse que futuramente eu também pretendo trazer aqui nesta coluna. Ainda assim a obra não se resume apenas a um rostinho bonito, a história dos livros é bem curiosa: Lolla DeWitt, uma idosa clarividente, sabe que não terá muito mais tempo de vida, e decide deixar três cartas, uma para cada uma de suas netas, onde teriam que realizar uma simples ação que mudaria todo o seu destino. Faith, com seu dom de compreender as flores, Cailey, com suas poesias quase visionárias e Tatianna, nem imaginavam que teriam que enfrentar a morte, assassinos, investigações, mistérios, mentiras e segredos para descobrirem o verdadeiro amor e a plena felicidade. Tudo isso será desvendado ao longo da saga, que claro, acompanharemos de pertinho.


Gostou? Então, vamos conhecer um pouquinho mais da Bia. Essa analista de Mídias Sociais, formada em marketing e aspirante à escritora. Totalmente compulsiva por livros.

Eu ♥ Livros: Como surgiu o enredo para Jardim de Escuridão? Sim, porque muitas vezes, o autor se cria numa oportunidade, numa ideia bem elaborada... Conta para nós como foi que fluiu a história na sua cabeça, já que esse é o primeiro volume da Trilogia das Cartas. É fácil manter o pique ao longo de três livros? Como você vê e lidou com isso?  

B.C.: O enredo de Jardim de Escuridão surgiu de uma forma muito natural. Eu estava pensando no nome de uma música de uma das minhas bandas favoritas (Amaranth do Nightwish) e fui pesquisar o que significava. Era Amaranto, uma flor que significa imortalidade. Bem, a história apareceu imediatamente na minha cabeça, e comecei a escrever o prólogo. Daí, virou uma trilogia, pois achei importante que houvesse uma continuidade porque sabia que não conseguiria contar toda a história em um livro só. Não. Não é fácil. O terceiro foi o mais difícil de escrever, pois senti uma responsabilidade de que ele deve ser o melhor, e com isso comecei a me cobrar mais e mais. Porém, reescrevi trechos várias vezes, e agora estou finalmente chegando no final!!! 

Eu ♥ Livros: Editoras sempre deixam os autores apreensivos pelo sim, tenho certeza que seu coração pulou muito quando enviou seu livo para avaliação. Como nunca é fácil consegui-lo, eu pessoalmente, gostaria de saber como foi essa sua jornada e também, como foi o dia do sim... (Claro que o dia do Sim com o André você vai tremer mais... rsrsrs...) ?

B.C.: Bem, para ser sincera, eu nem esperei o "sim" das editoras para as quais eu mandei. Há algum tempo a ed. Literata já tinha demonstrado seu interesse na minha história, porém, eu ainda esperava outras respostas para avaliar a melhor proposta. Entretanto, uma nova proposta, mais interessante, da própria Literata chegou e eu não pensei duas vezes, especialmente com a proximidade da Bienal. (Ah, o sim do André vai me deixar emocionada, não nervosa, hahahaha)

Eu ♥ Livros: Bia, você se identifica com algum escritor renomado em especial? Qual? E, dentro dessa esfera, como você vê o autor nacional frente aos estrangeiros?

B.C.: Ah, eu me inspiro muito na Nora Roberts. Ainda tenho que comer muito arroz com feijão para poder ser comparada com ela, mas é um sonho, com certeza ^^. Eu acho que muitos escritores nacionais são tão bons ou melhores do que os internacionais, portanto, têm menos oportunidade e não recebem tanta credibilidade dos leitores. Se o preconceito começa com os leitores, as editoras vão continuar fechando seus olhos e publicando 1 livro nacional para cada 50 internacionais.

Eu ♥ Livros: Existe uma Bia Carvalho longe do papel e da caneta, que tipo de mulher ela é? Alguma ligação entre você e a protagonista de Jardim?

B.C.: A Bia Carvalho longe dos livros é uma menina-mulher, cheia de sonhos, muito romântica, que ouve música o tempo todo (e canta essas músicas o tempo todo), teimosa, ansiosa, curiosa e sempre tenta estar com um sorriso no rosto. Não consigo encontrar muitas ligações entre eu e Faith, me acho mais parecida com Cailey, a irmã dela, com suas inseguranças, um jeito mais moleca de ser e sua alegria para enfrentar as situações mais difíceis. Quando Versos Sombrios for lançado, vocês irão conhecê-la melhor.

Eu ♥ Livros: Depois que iniciamos a carreira de autor é difícil largar o vício, né? Você tem planos para o futuro??? Chance da palinha para esse público curioso? 

B.C.: Nossa, você falou tudo, é um vício! Claro que tenho planos! Tudo que eu quero é continuar escrevendo para o resto da vida. Tenho muitos planos, muitas histórias na ponta da agulha para ganhare, vida, mas ainda não vou revelar qual será a primeira que irei escrever depois da trilogia das cartas porque ainda não decidi. Posso dizer que tenho um enredo passado nos anos 40 que, pelo menos por enquanto, é o que está ganhando, hehehehe.

Eu ♥ Livros: Amada, foi muito bom ter essa entrevista contigo. Agradeço a sua boa vontade em nos responder com carinho, então, para finalizar, queria que você desse uma dica para um autor iniciante. Pode ser?

B.C.: Claro que pode ser! Eu acho que o grande segredo para se começar e terminar um projeto assim, é gostar do que se escreve. Nada de seguir modinhas, nada de tentar se aventurar em um gênero que não tem nada a ver com você. Outra dica que posso dar é para sempre ler muito. Isso garante inspiração e uma grafia mais correta. 

Obrigada, Roxane, pela oportunidade.

Que isso, Bia, tenho certeza de que seu livro será um sucesso! É o que todos do blog desejam, viu?
Para aqueles que estão curiosos sobre o livro, a Bia deixou um presentinho, clique aqui. E, claro, se você ainda assim quiser mais, porque claro que vai querer, como eu, acesse  Amor, Mistério e Sangue, e reserve seu exemplar autografado *-*.

A Bia é uma fofa e vai adorar seu carinho! Carinho sempre é gostoso né, povo??? Quem não gosta de um chamego? Ainda mais num domingo preguiçoso como este... Todavia, tenho que dizer bye-bye, deixando todos com gostinho de quero mais para a coluna de amanhã.

Merry Meet, divos!

Roxane Norris




3 comentários:

Mari ♥ disse...

Ah adorei a entrevista hein que bacana

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storiesandadvic

Roxane Norris disse...

Obrigada Mari!
É bom ver que vcs estão gostando da nova cara do blog *-*
Beijjoooos

Pollyanna disse...

BOM DIA!
HOJE VIM VISITAR SEU BLOG, E TE FAZER UM CONVITE: O BLOG "MOMENTOS DE LEITURA", VAI SORTEAR UM EXEMPLAR DO LIVRO "BEIJADA POR UM ANJO 4- DESTINOS CRUZADOS", QUANDO ATINGIR 200 SEGUIDORES.
QUE TAL PARTICIPAR?
ABRAÇOS...
LINK: http://pollymomentos.blogspot.com/2011/11/promocao-200-seguidores.html

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top