Dicas para Preservar seu Livro




O tempo não passa apenas para nós, seres vivos, é bem verdade que ele é mais cruel conosco, mas ainda assim nossos preciosos tesouros literários também sofrem com o desgaste e vão definhando com o passar dos tempos. Além disso, existem também insetos e pragas que aceleram o processo destrutivo. Pois bem, a vida não é justa nem para os encadernados. Por é preciso determinados cuidados na hora de guardar e até mesmo ler um livro.


Segue abaixo algumas dicas:



  • Para evitar insetos e fungos o ideal é que seu livro não fique guardado próximo a ambientes úmidos ou muito próximos ao chão ou a paredes.


  • Evite a Poeira: A poeira acelera o processo de envelhecimento porque contém microrganismos além de resíduos de produtos químicos advindos da poluição e também pode causar manchas nas páginas. Prefira guardá-los em alguma estante fechada.


  • Pegue o livro com as mãos limpas para não engordurar ou sujar a capa.


  • Jamais use fita adesiva para colar uma página rasgada, na hora pode até parecer uma boa ideia, mas a composição química da cola acaba por acelerar o envelhecimento da folha, procure por fitas adequadas para esse fim em lojas de restauração (como por exemplo "A Fita Adesiva Mágica" ou "Magic Tape").


  • Pegue o livro exatamente pelo meio da lombada para evitar danificar a parte superior, além de dar uma firmeza muito maior na hora de puxar o livro pra si. Por isso é importante não deixar os livros tão imprensados um nos outros. Verifique também a inclinação

RESULTADO DA FOTO 1

  • Apesar de ser tentador molhar a ponta do dedo já ressecado com o folhear das páginas, não o faça. Dê preferência a passar as páginas na parte superior da folha.


  • Nunca dobre as folhas ou marque com clipe de papel (pode deixar manchas de ferrugem, além de amassar um pouco a página) ou utilize outros objetos (como caneta, outros cadernos, etc) para marcar a página. Isso agride o miolo do livro e as páginas. Procure por um marcador de páginas ou utilize outro papel para marcar a página.


  • Os livros grandes e grossos (como, por exemplo, os da série Game of Thrones) possuem uma estrutura fraca, guarde-os na horizontal e não empilhe, se não houver jeito, evite empilhar mais de 3.


  • Evite comer enquanto estiver lendo, se o fizer, cuidado com as migalhas. Elas podem atrair insetos como formigas e baratas.

Algumas dicas são mais básicas que outras, mas é sempre bom lembrar. Cuide bem dos seus livros. Em breve eu vou ver se faço um tutorial de como recuperar um livro antigo e posto aqui pra vocês.

Xoxo,

Julliana Passos.

2 comentários:

Esther Lya disse...

Muito interessante as dicas. Eu sei do cravo e canela nos livros... Não dentro dos livros, mas ao lado... Tipo sachês... Parece que tiram a umidade...

Julliana disse...

Legal, Esther! Essa eu não conhecia... É bom que também deixa um cheirinho gostoso né? :)

Beijos,

Julliana.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top