Eu ♥ Entrevistas: Renata Müller




Renata Müller Cardozo é bacharel em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau. Paranaense, atualmente reside com seu marido em Florianópolis, Santa Catarina, onde é servidora pública. Ela estará autografando seu livro "Antes de Você Chegar" no stand da Delicatta dia 18/08, e aceitou nos dar essa entrevista com muito carinho!

Obrigada Rê!

 

1 – Renata, como fui procurar o fio da meada da sua vida, descobri que tivemos um início em comum – Fanfictions – No seu caso notei que trabalhou continuamente no grupo de Rurouni Kenshi (Samurai X). Particularmente, eu me sinto muito feliz de estar te entrevistando, porque vejo muita gente boa nesse meio. Pessoas que tem talento como você. Então, antes de mais nada, queria que você falasse como foi esse início e como foi a transição de escrever uma “fic” para um romance. 

R.M: Eu acho que Fanfiction para mim foi um bom começo. Eu já escrevia, mas eu tinha muito receio em mostrar as minhas coisas para outras pessoas. Com o Fanfiction, o anonimato da publicação online, isso foi um aprendizado muito grande para que eu pudesse me expor e também para lidar com as críticas. Acho que é um bom laboratório para um jovem autor.
Não foi uma transição brusca do Fanfiction para o romance, porque eu já vinha trabalhando com Universo Alternativo, usando personagens de Rurouni Kenshin em um contexto diferente daquele do anime. Se teve uma coisa que eu desenvolvi com Fanfiction que eu trouxe para o romance foi uma ideia de organização de história. Eu trabalho muito com planejamentos, sem a prática que eu tive com “fics”, eu teria tido muito mais trabalho para estruturar as ideias, os eventos, no romance.



2 – Ainda dentro da pergunta anterior, pois achei que ela ia ficar muito extensa, como é lidar com a criação de seus próprios personagens? Você vê em Ana Maria algum reflexo dos que construiu na sua carreira de fanfictions?

R.M: Pode parecer estranho, mas eu sou fanática por criação de personagens. Acho que é esse um dos motivos que eu não escrevo mais fanfiction. Quando você trabalha com os personagens de outra pessoa, você tem certos limites sobre as alterações que você pode fazer, mesmo sendo um Universo Alternativo. Certas mudanças são permitidas, mas existem algumas regras não escritas sobre o quanto você pode mudar um personagem ou não.
Na criação de um personagem original, você não tem essa limitação. O que te limita acaba sendo o próprio personagem, a personalidade que você deu a ele. Isso eu aprendi bastante com fanfictions e espero que tenha passado para Ana Maria, a parte em que o personagem deve ser fiel a ele mesmo. As próprias mudanças que o personagem passa durante a história deve estar relacionadas com a personalidade dele.



3 – Você estudou Psicologia e escreveu o seu romance – Antes de Você Chegar – voltado para o público juvenil. Na sua carreira sempre trabalhou com jovens? Em que sentido, você identifica, sua carreira ajudou a construir o universo da obra?

R.M: Na verdade, esse negócio de público me confunde (risos). Eu penso que eu escrevi essa história para um público jovem adulto. Tanto que a linguagem às vezes é um pouco explícita para “ouvidos sensíveis”.
Sempre tive bastante contato com pessoas mais novas do que eu, já desde a época em que eu fazia site sobre games, que coincidentemente foi quando eu também comecei a trabalhar com fanfictions. Nunca trabalhei com jovens, mas o contato sempre esteve ali.
O que mais me ajudou da Psicologia em construir o mundo da Ana Maria, foi justamente o trabalho com a memória da personagem e a avaliações de mundo que ela tem.  Além disso, há personagens que são mentalmente instáveis. Se alguém prestar bastante atenção é possível diagnosticá-los (rsrs). 



4 – Além de sua formação, há alguns elementos que captou do cotidiano ou de alguma referência em particular?

R.M: Há muitas histórias familiares, muitas histórias de amigos e conhecidos que se mesclaram na minha mente na elaboração da trama. É mais aquela coisa de acontece nas melhores famílias, como o envolvimento com drogas, alcoolismo, problemas mentais etc.
Acho que a maior inspiração para um autor, independente do gênero que ele escreva, deve estar no mundo ao seu redor. Só o que vai mudar é a interpretação do mundo dependendo do universo da história. 


5 – Nós, autores iniciantes, temos muita dificuldade em encontrar uma representatividade. O mundo editorial está começando apostar agora nesse crescimento da nova geração de autores nacionais. A MODO é uma dessas editoras e por isso está envolvida nesse projeto. Vindo de um nicho que gera, como já disse, muitos escritores, como foi essa inserção no seu caso e o que você diria para seus colegas que também estão começando agora?

R.M: Eu tive muita sorte. Ano passado Adriana Vargas me convidou para o Clube dos Novos Autores. Ela reuniu muita gente talentosa que estava começando. Por intermédio dela o meu original chegou até a MODO.  Foi a primeira editora que eu enviei qualquer coisa recebi uma aprovação logo de cara.
Para mim, foi um choque! Eu quase esperava passar pelo calvário que eu vinha escutando que muitos autores passavam antes de serem aprovados por uma editora. Para mim, então, o processo foi uma progressão natural do trabalho.
Acho que a parte mais importante para quem está começando agora é ter confiança. Algumas vezes você vai encontrar pessoas que adoram o seu trabalho e outras vezes você vai encontrar pessoas que tentam minar a sua confiança. De qualquer forma, você deve aproveitar toda a oportunidade que você encontrar para melhorar a qualidade daquilo que você escreve. Não dá para criar a ilusão de não há nada que possa ser melhorado. Essa dedicação é o que separa um autor do resto.  A habilidade de sempre estar se reciclando e se tornando melhor. 



6 – Vou deixar esse espaço agora para você deliciar nossos leitores com um pouco da sua obra. Conta para gente como é “ Antes de Você Chegar”.

R.M: “Antes de você chegar” conta a história da Ana Maria, como você mesma já disse. Ela é uma moça sem grandes expectativas e grandes objetivos na vida. Isso começa a mudar quando ela conhece um homem que vinha a perseguindo. Ela começa, então, a reavaliar o que ela viveu e as consequenciências do seu passado na sua vida. Basicamente, é uma história sobre crescer e crescer nem sempre é fácil. 


Em nome do blog Eu ♥ Livros, quero agradecer seu carinho e te desejar sucesso, não só com seu livro, mas em sua carreira!

Muito obrigada, Roxane! Eu adorei participar. Também desejo muito sucesso para você e o Blog. 

Beijos

Ah, você que foi fofa em nos receber!

Nossa equipe te eseja muito sucesso e que depois você venha nos contar sobre o lançamento!

Beijos

Roxane Norris

   

2 comentários:

Renata disse...

Adorei falar com vocês, Roxane! Foi uma delícia!
Bjs!

Roxane Norris disse...

Obrigada, querida! Prazer é todo nosso!

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top