Eu♥Resenhas: A Pomba

Título Original: "Die Taube".
Autor: Patrick Süskind.
Ano: 1987.
Número de Páginas: 
Editora:
Edição:
Tradução:

O livro do mesmo autor de O Perfume - História de um Assassino. Muitos de vocês certamente devem conhecer o autor pela obra prima que é "O Perfume", inclusive há uma adaptação cinematográfica, mas não é sobre esse título que falarei aqui hoje.

A Pomba gira em torno da história do Jonathan Noel, um homem que após ter passado algumas dificuldades na vida, acaba recolhendo-se e morando sozinho numa pensão e trabalhando como segurança não tão longe dali. Jonathan não tinha amigos, não conhecia seus vizinhos e tampouco se importava. A única coisa que amava e tinha de especial para si era aquele minúsculo alojamento na Rue de la Planche. Mas viu quando aquele animal cinza-chumbo agachado em frente a sua porta com os pés vermelhos cor de sangue de boi no corredor completamente sujo de dejetos e penas, sentiu que sua vida que, horas atrás era tão perfeita pra si, ruiu completamente, era o seu fim. A visão pessimista e catastrófica do personagem é que fazem dessa história metafórica tão grandiosa.

Apesar do enredo girar em torno de um dia ruim que começa com a quebra da rotina pacífica de Jonathan, ou seja, quando a pomba aparece em frente a sua porta, a história diz muito mais do que imaginamos.

A pomba soa como uma metáfora para os imprevistos que possam surgir em nosso caminho. Fazer dele uma grande tragédia só depende de nós e da nossa capacidade de auto-controle, coisa que o personagem de Süskind não possui nem um pouco. 

A escrita de Süskind é empolgante, apesar de eu achar suas descrições neste livro um tanto quanto exageradas, mas como seria possível explicar o pensamento catastrófico de Jonathan se não fosse através de ênfases e repetições em determinados momentos? Às vezes é até divertido ver o tamanho do desespero do personagem por algo tão simplório e que, se ele parasse para pensar bem no assunto, não era nem tão problemático assim.

"A Pomba" é um livro questionador, nos faz parar para pensar várias vezes durante a leitura e acabamos divagando entre algumas situações que nós passamos, nos desesperamos e, no final, não era nem tão complicada assim. Acabamos percebendo que Jonathan é muito mais próximo a nossa realidade do que imaginávamos no começo da leitura. Que às vezes nós mesmos entramos em pânico diante de uma "pomba" e que, muitas vezes no final, essa mesma pomba que tanto nos intimidou bateu asas e voou por si só.

É um livro que trata, sobretudo, da insegurança e do vazio. Vale à pena a leitura.

Xoxo,

Julliana Passos.

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top