Eu♥Resenhas: Alma e Sangue: O Despertar do vampiro



Título Original: "Alma e Sangue: O Despertar do vampiro."
Autor: Nazarethe Fonseca.
Ano: 2009.
Páginas: 410 páginas.
Editora: Aleph.
Edição: 1ª reimpressão.
           
Esse fim de semana estive na bienal de São Paulo, pela primeira vez pude comprar muitos livros (para o meu padrão estudantil foram muitos), e percebi uma preferência pela leitura sobrenatural. Mais especificamente pelos livros vampíricos. Comprei alguns, a maioria de autores brasileiros, e já comecei a ler eles assim que terminei meu último livro do gênero: O Despertar do Vampiro da série Alma e Sangue, da escritora nacional Nazarethe Fonseca.

Desde que conheci minhas digníssimas parceiras de blog e nossas amigas que venho conhecendo mais de autores brasileiros, e com a Nazarethe não foi diferente. Ganhei o livro de presente de aniversário, sem ter ouvido ou livro qualquer tipo de opinião sobre ele, ou seja, comecei a lê-lo no escuro. E não me arrependi.

A história é dividida em quatro partes: Kara Ramos, Jan Kmam, Kara e Kmam e Os restos mortais. Cada fase divide um foco da história. E ela começa assim:
                Kara Ramos é uma jovem restauradora, determinada e espirituosa, cujo talento acaba chamando a atenção do milionário francês Paul Rohan, proprietário de um casarão antigo que tem fama de mal-assombrado em São Luis, no Maranhão. Audaciosa, Kara aceita o desafio de reformá-lo para realizar um antigo sonho da família. Porém, o que ela jamais poderia imaginar era encontrar adormecida no sótão uma criatura de mais de 300 anos, sedenta de sangue e vingança.
 
E de tal modo a autora nos premia com uma sinopse instigante. E lá fui eu começar a ler a saga de Kara Ramos e Jan Kmam.

Kara trabalha na empresa de restauração da família junto dos amigos Roberto e Alva, que a ajudam com o trabalho bruto e burocrático empresa. A família de Kara Ramos sempre teve o sonho de restaurar o brilho de um velho casarão abandonado pelos donos há séculos, esse sonho pode ser realizado, quando o advogado Lambert entra em contato com a empresa dos Ramos afirmando que seu cliente quer uma restauração ao casarão, pois pretende firmar moradia permanente na cidade. Kara junto de sua equipe começa a reforma e restauração da casa, explorando o local ela encontra uma grande porta trancada, a porta do sótão. O que ela não sabe é que ali está adormecido há mais de um século o vampiro francês Jan Kmam. Numa das noites em que Kara fica por último para encerrar tudo que estava pendente, Kman e ela se encontram e tudo na vida de Kara muda para sempre.

Esse é o início da aventura sobrenatural dessa jovem viúva. Sim, Kara Ramos se destaca também pela sua personalidade, ela já é uma mulher mais vivida e amadurecida, até mesmo endurecida pela vida. Teve seu marido assassinado, o que lhe provocou um grande trauma fazendo-a fechar-se para o amor.

Jan Kmam, nosso lindo, loiro, charmoso vampiro francês, é racional, porém cheio de sentimentos e fogo. Ele quer vingança pelo que lhe fizeram e não tem pudor em matar ou usar as pessoas a sua volta se for para alcançar seus objetivos. Assim que ele encontra Kara, ele se mostra um ser de sangue frio e assassino. Mas com o passar do tempo, é claro, a paixão e o amor vão surgindo e amolecendo essa alma machucada pelos velhos acontecimentos.

Diferentemente dos vampiros feitos recentemente em alguns romances Young-Adults, os vampiros de Nazarethe Fonseca seguem mais a linha madura de Anne Rice, mostrando mais um mundo obscuro e boêmio. Seus vampiros seguem a linha mais clássica, onde o sol é seu inimigo mortal e eles matam suas vítimas ao se alimentar delas.

Nesse primeiro livro o foco é mais no casal principal e no grande vilão, o grande rival de Jan Kamam. Mesmo assim somos apresentados a personagens que devem ter bastante importância nas outras três obras, como Vítor, um grande amigo de Kara que a ajuda nas horas mais difíceis; Otávio, o criador de Jan; Asti, sua parceira e Ariel, o rei.

Sim, o Rei Vampiro. Nazarethe Fonseca teve toda a criatividade de fazer todo um universo vampírico, com um conselho, leis, direitos e deveres, tudo para se manter o controle e a ordem. Tudo muito bem estruturado.

Temos alguns antagonistas, e o principal deles é Gustave Rohan, cria de Jan Kamam, um desgraçado, ingrato, invejosos, ladrão e assassino. Ou seja, alguém que consegue cumprir o seu papel de te proporcionar grande ódio e revolta a cada página que lemos.

Terminei o livro recentemente, e quando você vai chegando ao final, e acha que tudo acabará bem, o livro entra num clímax estilo final de capitulo de novela. Daqueles que te dá raiva por ter acabado, e o desejo louco de já estar com o segundo livro do lado para que sua curiosidade findada nesse instante! (Assim que pagar todos os livros que comprei na bienal, eu comprarei o segundo da série, tenham certeza)

Com apenas algumas ressalvas sobre sua criação, penso que o livro seja muito bom, com bons personagens e uma história, principalmente a do protagonista, muito bem estruturada. Vale à pena conferir.


Beijos,

Isabela


6 comentários:

Thatiane disse...

Me deu muita vontade de ler esse livro, assim que eu puder vou compra-lo *--*

Isabela disse...

Não se arrependerá! É muito bom =D

Roxane Norris disse...

Bels, adorei sua resenha, e como quando conversamos sobre esse livro, novamente fui despertada no desejo de tê-lo.
Em breve se realizará!
Beijokas
Roxane

Isabela disse...

Ahhh Rozita você sabe que sua opinião é muito importante para mim não é!?

Pois leia o livro sim que vale muito a pena, agora que o terminei eu te empresto quando você quiser meu xuxu

Julliana disse...

Sempre tive vontade de ler, agora aumentou mais ainda! Você ainda vai me emprestar =D

Isabela disse...

Está aqui esperando pela sua vontade juhh xuxu! Que bom que consegui atiçar sua vontade meu amor!!! espero conseguir fazer sempre essa façanha!!! ;D

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top