Ninguém ♥ Mary Sues

Ah! As Mary Sues... Quem nunca se deparou com uma e quis matá-la a pedradas ou tacá-la de um abismo sem fim para que passe a eternidade caindo num vácuo escuro de nada? Eu, você, sua mãe e todo o mundo. Ninguém ama Mary Sues e isso é um fato. 

Afinal, como alguém pode suportar aquela personagem perfeita em cada detalhe? Aquela personagem que o autor calculou cada curva para que ela fosse a mais bonita, inteligente e sábia do mundo. Mesmo que ela seja uma adolescente com problemas hormonais, as Mary Sues são sempre perfeitas, inclusive em suas imperfeições. Afinal, o jeito como ela mantém a boca semi-aberta enquanto pensa e o olhar vazio fitando o absoluto nada é bastante sensual. Nós vemos elas por aí em livros, em fanfics e em filmes e sempre, sempre odiamos todas elas.

Sabe aquela songa-monga que você não consegue entender a razão de todos os personagens masculinos quererem pegar e o autor sempre sai com uma desculpa esdrúxula? Então... A chance de ela ser uma Mary Sue é de 99%.




Gosto muito de um texto de uma amiga (a Michele, pro pessoal do Nyah é a Lady Michele Bran) a respeito desse tipo de personagem, ela elaborou um manual prático, direto e fácil de identificação que vocês poderão ler abaixo:

As Mary Sues no Século Vinte e Um

Hoje em dia, infelizmente, é muito comum todos os leitores verem um personagem desse estilo. O tão temido “Mal de Mary Sue” pode atacar qualquer um, mesmo um escritor mais experiente... Afinal quem nunca escreveu uma Mary Sue que atire a primeira pedra...

“Mas, como eu sei que o personagem é uma Mary Sue ou um Gary Stu?”
Calma, crianças. Como já diria o tio Jack Estripador, vamos por partes... Os passos básicos a seguir ensinam você a identificar uma Mary Sue...

Descrições:
Geralmente são perfeitas... As Mary Sues são “a menina mais linda que Fulano viu na vida. Ele se apaixonou por ela a primeira vista...", “São guerreiras perfeitas, nunca erram o alvo na hora de acertar alguém”, “tem mil e um personagens apaixonados por ela” e por aí vai...

 Os Gary Stu geralmente são “aquele príncipe encantado” que toda mulher sonha. Têm pernas grossas, braços fortes, mãos suaves, costas largas, muito, muito, muito musculosos, desses que tem até o lóbulo da orelha e o nariz musculosos. Conseguem ser sensíveis, delicados, nunca são grossos ou engraçadinhos demais... Nunca traem.

Olhos:
Nunca são de uma cor normal. São sempre prateados, dourados, cor de rosa, vermelhos, amarelos, púrpuras... Mesmo quando são azuis, verdes, negros, castanhos são tão enfeitados que você pensa que o autor descobriu uma cor nova e esqueceu de anunciar pro mundo.

Isso quando não são mais coloridos do que a bandeira do Orgulho Gay (sem preconceito galera, foi só uma comparação).
“Seus olhos são verdes, sob a luz das velas, parecem violetas e quando estão sob a luz da lua são de um cinza profundo como o mar azul”.
Que raio de olho é esse afinal? *medo*

Cabelo:
Os cabelos costumam ser loiros quase brancos, ruivos cor de fogo (sem tintura), pretos azulados... Pior quando são coloridos. Rosa, verdes, prateados, roxo com mechas verde limão...


Passado:
*entenda-se Fulano como o principal vilão da história*
Fulano quer matá-la, Fulano matou o pai, Fulano matou a mãe dela, Fulano matou seu avô, Fulano matou sua avó, Fulano matou seu gato, Fulano matou seu cachorro, Fulano matou a pulga da asa do seu papagaio... E agora Mary Sue quer vingança...
Isso quando a Mary Sue perfeitinha é a vilã perfeitinha e vira a casaca por amor ao Gary Stu perfeitinho dali de cima...
Ou ainda os pais da menina souberam por “Não sei quem” que ela morreu e nem se deram ao trabalho de saber se era verdade ou não...


Futuro:
Mary Sues costumam ter quatro finais: (às vezes o máximo que ocorre é alguma variação pequena e quase imperceptível).

1- Depois de ter seduzido seu mocinho (ou Gary Stu perfeitinho), fica com ele para o resto da vida (e para nosso ódio).

2- Depois de salvar o dia, os protagonistas, a selva amazônica, a barreira coralínea da Austrália e mais algumas casas que estavam pegando fogo na Califórnia, a Mary Sue vai embora cavalgando pelo horizonte num cavalo branco, com olhos prateados e asas cor de rosa que na luz do pôr do sol ficam vermelho-alaranjadas.

3- Depois de ter solucionado vários problemas a nossa “linda e adorada” Mary Sue morre de forma trágica e dramática deixando todos tristes, deprimidos, completamente destroçados pela perda dessa pessoa que conheceram há 30 minutos. (Geralmente ela morre nos braços no seu amado Gary Stu murmurando coisas como “Eu vou te amar pra sempre mesmo te conhecendo há dois segundos” e ‘pá’: MORRE!).

4- O leitor, cansado de ler as aventuras dessa pessoinha incrivelmente doce e carente, resolve deixar de ler. Fontes seguríssimas afirmam que essa é a única forma de dar a Mary Sue um final feliz *olhos brilhantes*.

(...)

~ x ~

Agora que vocês têm todas as dicas, parem e pensem em quantas Mary Sues você já se deparou por aí (e quanto você odiou todas elas). Viu? Aposto que foram muitas. Existem vários tipos delas, não se deixe enganar. A mais comum é a perfeita, mas também temos as sofredoras que passam por vários problemas e, é claro, mesmo se ferrando em tudo e todos lhe sacaneando, a Mary Sofredora Sue tenta promover o bem da humanidade. Mesmo que isso a mate (quase nunca mata para a nossa infelicidade).

Acredito eu que a Mary Sue top das tops no momento é a Bella Swan de Twilight (fãs, não me xinguem), é certo que eu não gosto de Crepúsculo, mas isso não é uma opinião só minha, pesquisem por aí.



Também temos a Zoey de "Marcada" que, se aquilo não é uma Mary Sue, então eu não sei o que seria. Afinal ela é linda, escolhida por Nyx e a mais poderosa e a sua marca se desenvolve de maneira tão rápida comparada aos outros estudantes. Vai entender...

As malditas acontecem geralmente quando o autor acaba se confundindo com a personagem e se insere na história. E sabem como nós somos, não é? Nunca vemos os nossos defeitos de verdade. Não é que o autor faça de forma proposital (eu espero), mas às vezes acontece, especialmente com os iniciantes e inexperientes, até por isso que o termo é mais popular no meio fanfiction. Mas elas estão em toda a parte. Inclusive nos shoujos (mangás voltados ao público feminino) de harém ao contrário (quem curte a cultura oriental aí me entendeu, hahahahah). Para quem já leu Vampire Knight, não importa o que a Hino diga, é indesculpável todos correndo atrás da Yuuki.

Vocês conhecem mais alguma Mary Sue? Fiquem à vontade para dizer nos comentários.


Xoxo,

Julliana.


12 comentários:

Duachais Seneschais disse...

Essa do harém ao contrário vale muito pra Miaka, de Fushigi Yuugi, e Serena Tsukino, de Sailor Moon... nunca vi... as duas personagens mais sem sal de suas respectivas séries, mas todo homem ( e até homossexual) gosta delas!

Lieh disse...

Putz, eu estou assistindo VK kkkkkkkk :P mesmo achando o anime água com açúcar...

Eu só ñ entendo porque o nome Mary Sue...

É difícil realmente criar personagens "reais" mesmo para um meio "irreal", e muitas pessoas, sejam elas ficwriters ou escritores de longa estrada acabam caindo nesse clichê batido (eu mesma como ficwriter às vezes escorrego nesse mal kk).

Bjos! www.silentmyworld.blogspot.com

Julliana disse...

A guria de La Corda d'Oro também. Hahahahah É absurdo até. Mas mesmo assim eu adoro esse tipo de anime. Não consigo resistir aos guris bonitos que aparecem <3.

Obrigada por comentar! Fico feliz em ter você aqui de novo :D

Beijos,

Julliana

Julliana disse...

Eu ia falar da origem do nome, mas não sei se o que está no wikipédia é verdadeiro, entende? É tido por lá que tudo surgiu com a "Tenente Mary Sue" de uma fanfic de Star Trek, mas vai saber, né? Enfim, parece que essa personagem era a perfeição em pessoa e acabou virando referência para as outras que vieram depois.

Quem nunca escorregou que atire a primeira pedra, hahahaha. Mas que elas são chatas, ah, elas são sim :P

Beijão, Lieh! Foi ótimo te ver por aqui.

Alice Aguiar disse...

lol eu prefiro q as mary sues morram ashusahuhasuhu
pow sempre correm atrás da yuki viu u-u
eu goto de crepusuclo mas acho a bella completamente estapeavel sshusahuashu sim tenho vontade de bater nela, e um personagem q me da raiva

Julliana disse...

É que a Bella é meio retardada. Explica pela idade da personagem, mas isso não muda o fato de ela ser meio retardada. Hahahhaha

A Yuuki é uma mala, Deus, como eu odeio ela. HUAHAUHAUHAU não entendo como o Kaname, o Zero e o Rido querem pegar essa criatura. Eu mandava queimar HUAHUAHAUHAUHA Chata, monga dos infernos!

Acho que ninguém gosta dela. :)

Beijos,

Julliana.

Roxane Norris disse...

Adoreia matéria, Ju!
Muito bem delineada e focada. Mary Shue era meu terror em fanfic, nossa, eu tinha pavor de criar uma por ser romântica demais.
Sabe que ainda me pergunto se nunca criei uma?
Beijokas flor!

Lady Michele disse...

Amei o título do post, é a mais pura verdade. Ninguém ama essa praga. Poderia citar várias, mas acho que das que eu li, a Bella é a mais irritante mesmo.
E por mais que eu ame True Blood, verdade seja dita: Sookie, desculpa baby, mas se você não for uma Mary Sue, chega bem perto HAUAHAUAAHU
Amei o post, Ju. Fiquei bastante feliz em ajudar e também por você ter lembrado do meu texto.
Até a próxima :D

Yara Cabral disse...

Acho que um dos maiores exemplos é a Elena de Vampire Diaries, o mundo todo quer o corpo nu dela, pq ? É um mistério.

Julliana disse...

Um dos meus medos também, Rô, apesar de eu achar que minha Megan tem um pouco de Marysue, talvez por isso eu a odeie tanto e queira deletar toda a história. Hahahha

Beijos,

Julliana.

Julliana disse...

A Sookie só não é mais Marysue porque ela é um tanto divertida algumas vezes e o fato de ela ser uma (sa)fada ajuda a justificar o fato de todos quererem comê-la (nos dois sentidos) HUAHUAHUAHUAH.

Ah, eu adorei seu texto, Mih! <3

Beijão,

Julliana.

Julliana disse...

Não tive coragem pra ler VD por conta disso, a Roxane Norris disse que foi uma grande decepção para ela. E como ela é muito mais romântica e apreciadora de romances que eu, então eu desisti de ler. Hahahahahh

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top