Eu♥Parceiros: Tarja Editorial

 
TARJA EDITORIAL
A Tarja Editorial é a maior editora brasileira dedicada a Literatura Fantástica, com obras de conhecimento e literatura. Aqui você pode conhecer um pouco de nosso trabalho, com as novidades, lançamentos e eventos da área.
Se liguem nalgumas obras já lançadas!

O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, é o maior festival de cinema de Portugal e nesta sua 32ª edição, que ocorrerá de 20 de fevereiro a 4 de março de 2012, apresentará a literatura de ficção científica em alto foco. Neste ano o Fantasporto promoveu um Concurso Internacional de Contos de Ficção Científica relacionado a chamada do evento deste ano, que é “O Futuro Agora, Agora o Futuro”, em consonância com a Comemoração Oficial dos 30 anos do filme clássico “Blade Runner”, de Ridley Scott.

O concurso teve coordenação de Rogério Ribeiro, e concorreram mais de 100 trabalhos, vindos de 4 países, incluindo aí o Brasil, e representando 3 continentes. Desses contos foi realizada uma seleção fantástica, onde os melhores textos serão publicados na “Antologia de Contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012”, em conjunto com autores convidados.


Paradigmas Definitivos
Depois de ter lançado uma coleção homônima com 4 volumes, lançados entre 2009 e 2010, absoluto sucesso de vendas e de crítica, agrupamos neste livro os contos mais representativos do conceito da coleção original: romper os velhos paradigmas, da escrita, da forma de contar histórias, das personagens. Isso e mais alguns contos inéditos, a fim de completar a visão conceitual buscada.



É com orgulho que apresentamos PARADIGMAS DEFINITIVOS, quebrando uma vez mais as tradicionais amarras associadas à literatura fantástica nacional. 


A palavra paradigma se origina do grego parádeigma, que em seu sentido literal quer dizer modelo, um padrão a ser seguido. Na literatura seria algo partilhado por diversos autores, como um fluxo de pensamentos que culmina em ideias semelhantes. É um termo complexo que aponta algo simples: os limites de um conceito, o molde para se manter dentro dessas balizas. A proposta da coleção é apresentar contos incomuns, mesmo que baseados em paradigmas consagrados.

A Fantástica Literatura Queer 
15 Autores brasileiros unidos por um ideal comum: prestar uma homenagem fantástica ao amor entre iguais. Queers são eles, somos nós, somos todos – conjugado assim mesmo, no coletivo, pois nossas diferenças não importam realmente. E do mesmo modo como a vivência de gays, lésbicas e transexuais não cabe em um gueto, A Fantástica Literatura Queer não cabe em um rótulo. É escancarada, livre.
Aceite o convite e embarque conosco em uma aventura caleidoscópica através de mitologias, distopias e ideologias; voe nas asas de 15 histórias de ficção científica, fantasia e terror que contemplam o amor e o prazer, desafiam preconceitos e proibições.
A relação entre o amor e o sexo ainda é concebida em nossa cultura como a antítese entre o sagrado e o profano – embora complementares, por vezes são tratados como antagônicos. A tradição judaico-cristã estabeleceu que o sexo, por quaisquer motivos outros que não a reprodução, é sujo e que somente o amor, este sim, puro e idealizado, pertence à esfera do sagrado. Foi pelos tropeços da história que tais concepções de pureza viraram imposições por intermédio da fé e foram usadas para justificar a opressão e o massacre silencioso daqueles considerados impuros, sobretudo mulheres e homossexuais. A homofobia por motivos religiosos é uma herança ingrata para os nossos dias, é a lama dos tempos de barbárie sujando a barra das nossas calças. O meu conto n’A Fantástica Literatura Queer é uma resposta àqueles que usam covardemente a sua religião para agredir aos seus semelhantes.                      - Daniel Machado 
Achei bem legal essa série de antologias com contos abordando algo que vem gerando bastante discussão em vários âmbitos de nossa sociedade. Gays, lésbicas, bissexuais e simpatizantes vêm, a cada dia, se libertando do medo de outrora, agora - de certa forma - há mais liberdade para o amor ser expresso da maneira que for, como ele deve ser sentido, independente do sexo daqueles que se envolvem.  O importante é ser feliz, seja como for.

Fiquei curiosa pela obra Fantasporto também, gostaria de ver essa mistura das nossas terras tupiniquins com Portugal, ora pois! Que mistura mais deliciosa do que essa?


Entre outras obras, há duas antologias da editora que me interessaram um monte: Coletânea de contos Cyberpunks e Steampunk, porque eu sou apaixonada por esses gêneros, acho incríveis mesmo!



Até um tempo atrás eu não conhecia essa editora, ainda bem que eu resolvi isso logo e o google me levou até ela e, com sorte, conseguimos uma parceria super legal para o blog. Quem sabe não façamos alguns sorteios pra vocês com as obras da Tarja? Muitas coisas estão sendo planejadas, muitos sorteios virão. Fiquem ligados no blog ;)


Xoxo,

Julliana.

2 comentários:

Alice Aguiar disse...

parabens pela parceria

Julliana disse...

Obrigada, Alice! Obrigada por comentar também :D

Beijos,

Julliana.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top