Eu♥Resenhas: Esmera

Título Original: "Esmera".
Autor: A. P. Ribeiro.
Ano: 2010.
Número de Páginas: 168 páginas.
Editora: Editora Porto de Idéias.
Edição: 1ª edição.

"Esmera" nos chama de volta à infância e nos faz sonhar com um mundo de fantasia. A premissa da história não é inteiramente original, afinal esse meio já foi tão explorado que é complicado criar algo novo quando quase todos os recursos já foram utilizados. Porém, a história que A. P. Ribeiro construiu é muito fácil de nos encantar. O mundo de Esmera foi muito bem elaborado e os personagens são adoráveis.

Então, a história começa com uma mulher deixando uma criança sob a proteção de um padre. Alguns anos se passam e conhecemos Annia/Anika que é uma jovem que se sente deslocada e superprotegida sem razão aparente. Annia/Anika, no começo do livro, transmite uma aura de desconforto, infelicidade e desesperança. Mas tudo muda quando um gato falante pede para que ela o siga, pois os sete demônios marcados viriam buscá-la. 

É bastante interessante a forma como a autora elaborou os personagens mágicos de Esmera. O gato falante mencionado acima é Mariska, uma das personagens que mais gostei, junto com Katherine e Iriard. Annia/Anika não é tão interessante porque ela ainda soa um pouco mimada e imatura no começo da leitura, mas devido a situação, a atitude se explica por si só. Com o passar o livro, Anika vai melhorando, mas ainda assim não se torna uma das minhas favoritas, devo confessar.

Esmera nos dá aquela sensação de estarmos vivenciando uma animação fantástica daquelas que víamos quando éramos crianças, nos faz sonhar. A. P. Ribeiro construiu uma trama curta e direta, sem muita enrolação e páginas soltas com diálogos vazios e desnecessários, ficando - assim - explicado o tamanho do livro. Esmera não precisa de nenhuma página a mais ou a menos. Do jeito que está, está ótimo.

E o final, ah, o final! Perfeito. Eu esperava até o tradicional clichê, mas a autora conseguiu dar o final certo para essa história, deixando o leitor satisfeito com o rumo da história. Eu, pelo menos, adorei o final. Não conseguiria imaginar nada mais adequado do que aquilo e olhem que minha mente é bastante fértil.

A capa de Esmera é bem bonita. O livro é bem acabado nos detalhes também, mas a revisão é ruim. Encontrei vários errinhos de digitação ou algumas trocas que a autora fez sem querer como o "obrigada" no lugar do "obrigado". Nada que uma segunda edição não resolva, mas vale mais atenção da próxima vez. Não dá pra deixar a revisão nas mãos do leitor, fica feio para a editora e para o livro. Porém esse não é um problema só dessa editora, não vou entrar em detalhes aqui porque pretendo abrir uma postagem para isso. Fiquem no aguardo. 

2 comentários:

Unknown disse...

nossa essa resenha me fez me fez mt querer ler o livro.
estou muito afim mesmo xp
eu já estava pensando em solicita-lo mas fiquei com o pé atrás.

Anônimo disse...

Ele é muito divertido, Alice! Confesso que me surpreendeu. A sinopse não diz muita coisa a respeito, então eu fiquei com o pé atrás. Mas é bem legal sim! :)

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top