Eu ♥ Resenhas: Mitral - O Esconderijo do Mundo




Mitral

Thayane Gaspar

MODO Tradicional Editora/ Lançamento Bienal Rio 2013



"Mitral é o nome de uma válvula responsável pela passagem de sangue no coração. E isso traduzia toda a guerra. Os mitrais eram responsáveis também por um controle: a passagem de pessoas. As pessoas que saiam dele, normalmente não voltavam. E as pessoas que ficavam dentro dele, tinham o coração paralisado, sem fluxo, sem sangue, sem vida. Mas pelo menos estavam a salvo."




Mitral - O Esconderijo do Mundo é muito mais que um romance. Apesar de conhecer a Thayane Gaspar há quase um ano, pelas intempéries do destino, eu não tive contato com sua escrita antes de ter esse livro em mãos. A menina que é a Thay, transborda uma autora fascinante e madura nas linhas desse triller de guerra. Confesso que, de início, eu tive receio de que o tema não me agradasse porque não curto nem mesmo filmes de guerra, porém, qualquer ressalva que eu pudesse ter quanto a obra por esse ângulo, se desfez no momento em que a magia da escrita da autora me arrebatou.

Narrado por Selena, ou seja, em primeira pessoa, o livro aborda as relações pessoais, principalmente a  familiar, e suas transformações e desdobramentos quando o ser humano se vê acuado e confinado sob o mesmo teto,  num isolamento do mundo. Tendo com pano de fundo uma guerra provocada por um desconhecido, onde o caos toma a vida de todos de assalto, e a insegurança e a impotência parecem ser compartilhadas por todos e nos mais variados níveis. Juntamente com sua família, Selena é levada ao Mitral, um esconderijo para sobreviventes, algo como bunkers, e isolada de seu amigo Lorenzo, por quem acaba desenvolvendo um sentimento de amor, que é revelado com o passar da história.

Em Mitrais diferentes eles perdem o contato, porém, são incapazes de modificar esse amor por conta da distância. Todavia, a guerra acaba, e o casal é afastado por algo ainda mais forte, a inaptidão de se voltar à vida de antes. Como conhecedores dos segredos da guerra, a família de Selena recebe proteção do governo, o que torna as coisas ainda mais difíceis para o casal.

Experimentei diversos sentimentos durante a leitura, fui do ódio ao amor; da tensão à alegria em minutos. Assim como, tive muita vontade de matar a autora, mas ela está perdoada pelo simples fato de ter amado sua forma de escrever. É intensa, viva, com cores e sutilezas que vão nos arrebatando aos poucos. Às vezes, até mesmo numa vírgula. Mitral é ação do início ao fim, é suspense e amor misturado.

Recomendadíssimo!  Não vejo a hora de ter o meu autografado! #ficaadica


Booktrailler: 




Na Bienal você encontrará a autora no Estande da Modo, 
dia 08/09 às 16:00 hs

Acesse o site da autora:


Merry Meet, seus lindos!

Roxane Norris


5 comentários:

Thayane Gaspar disse...

Rôoooo! Que resenha linda! Fico muito feliz de finalmente a gente poder se "conhecer literariamente" já que em breve eu também terei meu Youkai e poderei resenhá-lo, rsrsrs.
Eu amei o que você escreveu, e mais ainda o fato de você ter feito parte do processo de realização da Mitral!
Muito obrigada, principalmente pela amizade, você sabe que eu adoro você! Obrigada, obrigada, e o resto que quero dizer eu vou escrever na dedicatória para você! s2
Mil beijos,
Thay

Cah. disse...

Adorei a resenha. É muito bom incentivar a leitura de livros nacionais... Gostei muito da trama de Mitral.

Beijos,
http://caheoslivros.blogspot.com/

Livroterapias disse...

Apenas mais ansiosa pra esse lançamento! ;-;

Beijos,
Nathália

Clarisse Cunha disse...

Que resenha linda Roxane, parabéns!!
Eu sou uma admiradora profunda do talento da Thay, e fico muito feliz de em primeira mão ler uma resenha tão positiva à respeito do próximo trabalho dela.

E nunca pensei menos do que isso: ela é profunda! Já estou imaginando os quotes que vou compartilhar por aí.

Obrigada por essa oportunidade.

Beijinhos da Lisse

Ahtange Ferreira disse...

Que beleza de resenha, amei e fiquei com mais vontade ainda.
Parabéns as duas.
Abraços!

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top