Livro do Mês Set/10


A Arte da Guerra
por Sun Tzu
"A Arte da Guerra", de Sun Tzu, escrito no século IV a. C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a invencibilidade, a vitória sem luta.
 
- BREVE HISTÓRICO:
Desde que foi encontrada, essa obra foi traduzida centenas de vezes e recebeu várias interpretações. A "Arte da Guerra" foi traduzida, inicialmente, pelos japoneses em 760 DC. 
A primeira tradução para uma língua ocidental foi realizada em 1772, pelo padre jesuíta J.J.M.Arniot, publicada em Paris. Em 1782, foi realizada uma nova impressão dessa obra, ordenada por Napoleão Bonaparte. 
No século XIX, surgiram as traduções em outros idiomas. Hoje, das poucas traduções disponíveis feitas a partir dos originais em chinês para o idioma inglês, a versão de 1963 de Samuel B. Griffith é a mais aceita e consultada. Em 1972, escavações na China revelaram uma "nova" versão da "arte da Guerra", considerada mais completa e antiga que a versão tradicional, ampliando e corrigindo algumas passagens traduzidas. 
Esse livro me foi recomendado por uma amiga (A Ren DeVille que agora faz parte da equipe) para ser o livro do mês de Setembro/10 aqui no blog. Eu o já conhecia há algum tempo, mas nunca o tinha lido até então. Havia até dado como presente a uma pessoa, mas não o tinha lido ainda. Essa manhã finalmente tive o prazer de lê-lo, li rapidamente, uma vez que o ebook não tinha tantas páginas, pretendo comprá-lo em breve. O livro vai muito além das táticas de batalha em uma Guerra, os sábios conselhos que o livro nos fornece podem ser aplicados ao nosso dia-a-dia, quando resolvemos abrir um negócio/site/etc. 
Algumas pessoas não percebem a grandeza desta obra porque encaram o livro no literal, pensam que só em uma guerra realmente o livro servirá para alguma coisa, mas estão completamente equivocadas. O livro é muito mais que isso, aliás, a maioria dos livros vão além das palavras que estão ali escritas, há sempre uma mensagem a mais nas entrelinhas que só determinadas pessoas em determinados momentos conseguem enxergar. É óbvio que cada um lê de uma forma diferente. Percebe uma história, um ensinamento (principalmente os de cunho filosófico) e uma lição de formas diferenciadas. E é aí que está a graça de lermos e compartilharmos a nossa opinião, porque às vezes o outro consegue perceber coisas que nós não percebemos antes e vice-versa.
 

3 comentários:

Ren DeVille disse...

"Recomendado por uma amiga", eu deveria te queimar por essa injúria.

J. disse...

Você é minha amiga, dã, mas agora especifiquei que é você, melhor?

Ren DeVille disse...

Fala isso pro meu ego!

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top