Eu ♥ Resenhas: Os Sete



Título Original: "Os Sete".
Autor: André Vianco.
Ano: 2002.
Número de Páginas: 380.
Editora: Novo Século. 
Edição: 3ª Edição.

Falar sobre este livro em especial é sempre um prazer para mim. Foi o primeiro livro que li do Vianco confesso que hoje é um dos meus xodós. O livro inicia mostrando a história de Tiago e seus dois amigos: César e Olavo que mergulham como hobby no litoral da cidade em que vivem, no sul do Brasil, mas em um desses mergulhos acabam por encontrar uma caravela portuguesa de cinco séculos naufragada e dentro desta mesma caravela uma arca de prata, além de outras coisas, é claro. Pensando que a caixa prateada contivesse algum tesouro, Tiago e os amigos tentam retirá-la, mas como é muito pesada e a estrutura da caravela muito frágil, decidem voltar depois com equipamentos mais adequados. Enfim, com a descoberta da caravela, Tiago e os amigos ganham uma boa quantia em dinheiro, mérito pela descoberta e demais benefícios. Não demora muito para que tirem a caravela do fundo do mar e, claro, junto com ela a caixa prateada na qual havia a seguinte inscrição:

“Nobres homen

s de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam”.

A equipe do departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre, apesar da advertência, viola a caixa de prata para realizarem estudos nos corpos, aliás, exatamente sete cadáveres acusados de bruxaria. Mas afinal que perigo poderiam oferecer sete cadáveres? Definitivamente nenhum. Bem, porém coisas bem peculiares começam a acontecer e quando um dos cadáveres acorda de vez...


Se você espera uma história de romance com vampiros bonzinhos que não temem o sol e etc, pare por aqui porque não encontrará nada disso em "Os Sete". Mas se procura aventura, ação, diversão e vampiros que gostam de sangue humano e temem a luz solar encontrou a sua leitura da vez. O começo não é tão empolgante, pelo menos para mim que estava ansiosa para conhecer os vampiros do Vianco, mas não é de todo mal. Os personagens criados pelo autor também são bem desenvolvidos e cativantes, bem, exceto a Eliana que eu detesto profundamente, mas é mais um gosto pessoal mesmo, eu não gosto de personagens do gênero dela.

Confesso que não colocava muita fé no livro por ter sido escrito por um brasileiro, verdade, antes eu tinha um certo desprezo pela literatura nacional, mas a verdade é que eu nunca tinha dado-lhe uma chance. Este livro foi uma grande surpresa para mim e graças ao autor pude ver que a nossa literatura não está tão perdida assim. E o mais fantástico de tudo é que a história se passa aqui no Brasil, isso com toda a certeza foi o diferencial para mim porque até então estava acostumada com histórias de vampiros se passando em todas as partes do mundo, menos no Brasil - é claro -, então ler uma história que se passa tão perto de mim foi muito mais mágico.


A escrita do autor pode até não ser das melhores, mas também não é uma das piores  que li com toda a certeza. Eu, particularmente, gosto da forma como o Vianco escreve, é bem ágil, os livros dele passam em minha mente como uma grande produção cinematográfica e até hoje penso que "Os Sete" daria um excelente filme de ação e aventura, é claro. Se você também espera se aterrorizar com os vampiros portugueses deste livro, melhor desistir agora, pois o livro não causa terror. Pelo menos não causou em mim que sou uma grande medrosa.

Também vale ressaltar os momentos em que os vampiros começam a descobrir essa nova terra chamada "Brasil" e todas as coisas novas, como por exemplo, a energia elétrica, afinal, há cinco séculos essas coisas não existiam. A forma como o autor construiu essas descobertas ficou bem interessante e por vezes até cômico.

Definitivamente um bom livro, recomendo com toda a certeza. 

Antes que eu esqueça, esse livro possui uma continuação, "Sétimo". Em breve postarei a resenha deste aqui também.

5 comentários:

Gabriel disse...

aaah eu aamo esse livro *apertas as bochechas do vianco*

Fiquei fascinado logo de cara, nunca esperei algo desse tipo, de um autor brasileiro.

Mas depois de "os sete", percebi que a literatura brasileira finalmente esta chegando a algum lugar xD

Andy disse...

Não li nenhum livro do André Vianco, ainda! Mas ouvi falar muito bem dos livros deles, e com sua resenha deu para sentir o porquê.

Andressa Leite disse...

Esse livro parece bom, fugindo dos padrões de vampiros "bonzinhos" perpetuado de uns anos pra cá, tomara que eu ganhe ele para poder finalmente ler e conhecer o trabalho do André Vianco

Duachais Seneschais disse...

Eu AMEI de cara Os Sete! Fantástico! É dinâmico e viciante. Os personagens são altamente cativantes.
Li esse livro anos atrás e não me arrependo em nada! Estou até relendo a saga inteira.
Devorei Sétimo, Turno da Noite e outros de André Vianco logo depois. Além disso, comecei a garimpar autores nacionais de fantasia e muitos outros temas (independente de serem ou não lançados por editoras).
Ahhh... tb não vou muito com a cara de Eliana... achei ela meio paradona...

Patricia Ferreira disse...

Gostei do livro , parece muito bom !

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top