Cats


Meia noite. Nenhum som no beco. Um por um, gatos surgem na escuridão da noite. É a data mais especial do ano para a tribo dos Jellicle Cats, em que se reúnem para celebrar quem são. É quando o líder do grupo, o sábio e benevolente Old Deutoronomy, anuncia qual deles irá para um lugar especial onde poderá renascer para uma nova "vida Jellicle". Só um dos gatos não compartilha da euforia do grupo: Grizabella, que abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo lá fora e agora é desprezada por sua escolha. 

Antes de continuar a falar sobre Cats, acho que devo uma desculpas a todos os leitores pela minha ausência. Mas devo dizer que não desapareci por descaso, na verdade estou tomada de compromissos até o fim deste mês e nas minhas poucas horas livres, aproveito o tempo para dormir ou ver filmes. Nem ler e escrever que são as minhas paixões tenho vontade de fazer. Enfim, com esse feriadão consegui tirar uma folga e finalmente estou aqui.

No sábado, dia 30, tive a oportunidade de assistir o musical Cats no Vivo Rio e devo dizer que foi uma experiência sublime. Um show espetacular de música, teatro, dança e gatos. Como sou amante dos quatro itens que citei, saí extasiada após as duas horas de show. Apesar de já ter visto o músical em DVD, ver ao vivo foi surpreendente porque conseguimos sentir a magia acontecendo bem em frente aos nossos olhos e como os atores/dançarinos passeiam entre a platéia durante alguns atos, nos sentimos dentro do espetáculo. Para falar a verdade ainda estou sentindo uma parte da emoção que tive durante o show, um sorriso idiota sempre surge em meus lábios quando relembro a noite deste sábado. Só uma palavra consegue descrever o show: SUBLIME. Quem puder ir, recomendo com toda a certeza. Eu bem que gostaria de ir novamente.
Esse musical tão aclamado no mundo inteiro já foi traduzido para 10 línguas e recebeu mais de 30 prêmios.Composto por Andrew Lloyd Webber (que também compôs "O Fantasma da Ópera", "Evita", "Jesus Cristo Superstar", entre outros), foi inspirado no livro de poemas "Old Possum's Book of Pratical Cats" do escritor americano TS Eliot, publicado em Outubro de 1939.

 

Os Poemas:
  • The Naming of Cats
  • The Old Gumbie Cat (Jennyanydots)
  • Growltiger's Last Stand
  • The Rum Tum Tugger
  • The Song of the Jellicles
  • Mungojerrie and Rumpelteazer
  • Old Deuteronomy
  • Of The Awefull Battle Of The Pekes And The Pollicles Together With Some Account Of The Participation Of the Pugs and the Poms, And The Intervention Of The Great Rumpuscat
  • Mr. Mistoffelees
  • Macavity: The Mystery Cat
  • Gus: The Theatre Cat
  • Bustopher Jones: The Cat about Town
  • Skimbleshanks: The Railway Cat
  • The Ad-dressing of Cats
Os atos do musical são de acordo com os poemas do livro,  imperdível realmente. Os arranjos que fizeram para os versos ficaram explêndidos. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo comprá-lo em breve.

There are fancier names if you think they sound sweeter,
Some for the Gentlemen, some for the Dames,
Such as Plato, Admetus,
Electra, Demeter,
But all of them sensible, everyday names.
–  Trecho de The Naming of Cats
 Ah, antes que eu me esqueça, as versões brasileiras foram feitas pelo compositor Toquinho. Estão muito boas também, mas confesso que tenho paixão pela versão original, entretanto reitero que a versão brasileira está espetacular.

Cats estará em Cartaz no Vivo Rio até dia 21/11.  Ainda há tempo, e aí, vai perder essa? :D

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top