Eu ♥ Resenhas: Dexter - A mão esquerda de Deus



Título Original: "Darkly Dreaming Dexter".
Autor:
Jeff Lindsay.
Ano:
2008.
Número de Páginas:
272.
Editora:
Planeta do Brasil.
Edição:
1ª Edição.




Dexter conta a história de um serial-killer que é também analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue, no Departamento de Polícia de Miami. Estranho, não é? Mais talvez seja essa ironia que tenha feito a série de livros criada por Jeff Lindsay alcançar tamanho sucesso. Neste primeiro volume, conhecemos Dexter, o mundo em que vive e a forma como ele enxerga as coisas. O interessante no livro é que ele só mata aqueles que merecem e que a polícia não consegue apanhar. Dessa forma, Dexter pode aplacar a sua sede por sangue e morte e ainda fazer justiça, digamos assim. Por isso creio que o termo "A Mão Esquerda de Deus" não poderia ser melhor empregado se não em Dexter.
 
Nesse primeiro volume, surge um serial-killer semelhante a Dexter, ou melhor, que mata de forma similar a ele. Despertando assim, de certa forma, alguma admiração e inveja no nosso adorado assassino. Com o desenrolar dos fatos, Dexter começa a se identificar com o assassino e começa a divagar sobre a possibilidade do outro serial killer ser ele próprio, afinal, nosso querido Dexter começa a ter sonhos bastante peculiares a respeito dos assassinatos e uma série de coincidências o faz duvidar de si mesmo, fazendo o leitor mergulhar nesse mundo de mistério, sangue e violência.

Do ponto de vista de Dexter, podemos ver o quão estúpida a polícia consegue ser às vezes e como a politicagem influencia muito mais que bons resultados dentro não só da própria polícia, mas da sociedade. Laguerta e Deb são ótimos contrapontos no livro, claro, elas não são tão profundamente exploradas como Dexter, uma vez que o livro é narrado em primeira pessoa. Mas nos momentos em que aparecem, as personagens conseguem trazer ótimos diálogos, já que cada personagem tem em si vários defeitos como nós, leitores, e todos que nos rodeiam; o contraste entre as personalidades é incrível porque dá um ar de naturalidade no que está escrito, faz com que a história fique mais envolvente. Além do mais, a escrita de Lindsay é divertida e leve, fazendo-nos viajar dentro da mente de Dexter, vendo através de seus olhos e matando através de suas mãos. E a forma com que lidamos a esses assassinatos é tão natural que chega a ser um pouco perturbador quando paramos para pensar.

É impossível não se deixar seduzir pelo personagem, Dexter é carismático em demasia e Lindsay consegue nos fazer torcer por Dexter, mesmo em vista o que ele faz durante a noite. Bem, eu li esse livro há algum tempo (durante as aulas de química orgânica para falar a verdade) por isso não lembro tudo tão vividamente como se tivesse acabado de ler, por isso se alguns detalhes foram perdidos relevem, além de eu não lembrar, não quero dizer spoiler algum a você, querido leitor.

Para aqueles que também se interessaram, há uma série exibida pela Fox que é baseada no livro, pelo menos a primeira temporada é. Vale ressaltar que há diferenças entre o livro e a série, como sempre. Mas - no geral - recomendo ler primeiro o primeiro livro antes de ver a série porque você pode se surpreender mais. Pelo menos eu me surpreendi, quase acertei o final, hahahaha. Mas foi quase mesmo.

Ainda não li toda a série, mas estou louca para comprá-la, recomendo com toda a certeza. No mais, boa leitura ou boa série!

6 comentários:

Luiz Silva disse...

Não posso ler essa resenha!!
Ainda não li o livro!! não posso me arriscar a ver nenhum spoiler!!
Assim que ler venho aqui e faço um comentário decente!! =D
Não assisto a série também, mas sempre achi interessante a proposta! O livr odeve ser bom também!!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Julliana disse...

Mas, Luiz, eu não dou spoilers rs <3 Aliás, recomendo ler o livro primeiro a ver a série. LOL porque lembro que fui ver a série enquanto lia, quase recebi spoilers do livro. Enfim,

Um abraço! :D

Ana Carolina Nonato (BLOG O DESAFIO DE CADA DIA) disse...

Olá!

AMEI o fato de você ter escrito uma resenha sobre Dexter! Sou apaixonada por essa série de livros e foi muito gratificante vê-la em foco.

Abraços e sucesso!

Estefânia disse...

Dexter é a minha série de TV favorita atualmente. Confesso que vi as cinco temporadas da série para só agora me interessar pelos livros. Sem dúvida, o personagem criado por Lindsay é fascinante e envolvente, e as tramas então... de tirar o fôlego. Recomendo para todos os adoradores de suspense e serial killers. XD Adorei o post, Juh! Grande beijoO.=*

Julliana disse...

Obrigada, Teffy! Estou só esperando o submarino fazer uma promoção com a série toda pra comprar.

Julliana disse...

É uma série de livros maravilhosa mesmo! Eu to querendo comprar todos juntos! Em breve, se tudo der certo, vou comprar! ;)

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top