Eu ♥ Resenhas: O Rei e o Camaleão

Título Original: "O Rei e o Camaleão"
Autor: C. N. David.
Editora: Fumproarte/Idéias a Granel.
Edição: 1ª edição.
Ano: 2010.
Número de páginas: 120.

Confesso que enrolei um pouquinho para iniciar a leitura, mas foi porque minha cabeça estava muito ocupada mentalizando uma morte bem dolorosa para todos os integrantes do MEC. Porém, depois que o estresse foi passando aos poucos e junto com ele toda a doença que adquiri nesse período (sério, eu fiquei até com febre), minha vontade de ler voltou também. Aproveitei para ler o livro quando fui ao Detran fazer o requerimento da minha nova identidade. Só no Detran eu li a primeira parte inteira do livro "O Monge Rei", se talvez não tivesse sido a boa leitura, provavelmente eu teria criado alguma espécie de arma e mataria todos lá, enfim... Vamos a resenha.

A primeira parte do livro, como já disse, é "O Monge Rei". Essa parte se inicia misteriosa e envolvente, com um monge conversando com seu superior a respeito de um sonho, ou melhor, pesadelo que estava se repetindo e que poderia remeter a alguma coisa de seu passado que ele, por sua vez, não recordava. O Mestre Maior então o repreende, pois ali naquele retiro todo o passado deveria ser deixado para trás. Mas o nosso querido monge não havia escolhido esquecer o passado, tanto que durante as noites de sono, o passado vinha assombrá-lo nos pesadelos, afinal, quem diabos ele era e o que esse sonho repetitivo queria mostrar-lhe exatamente?

No decorrer das páginas começamos a nos inteirar do que de fato aconteceu com o monge e a razão de ele estar preso naquele retiro sem saber a razão das coisas. C. N. David nos leva de forma majestosa até os tempos em que reinavam os grandes Reis. Os personagens criados por ele são cativantes e o enredo é de tirar o fôlego. Sempre que você vira uma página, já sabe que precisará virar a outra e a outra porque você precisa saber o que acontecerá. Confesso que não esperava isso tudo do conto não. Só devo dizer que encontrei dois errinhos de revisão no livro, um em cada parte. Na primeira parte o erro se encontra no final do capítulo 4, página 32, está escrito "monten" ao invés de "montem", mas fora isso tudo certinho.

A segunda parte se chama "O Camaleão" e eu confesso que fiquei um tanto surpresa com a história porque não esperava que fosse futurista e muito menos com um transmorfo. Como boa fã de Douglas Adams, quando iniciei a leitura logo viajei em minha mente nos cenários de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mas voltei a tempo de conhecer a história do livro que eu estava lendo no momento, porque, bem... a história se diverge da de Adams, obviamente. Em suma, voltando a leitura, voltei a ficar surpresa com o outro conto. "O Camaleão" trata de espionagem (deveria escolher essas palavras exatamente?) e nós temos Knox, um transmorfo e um dos melhores agentes do S.I.G.I. Como sou mais fã ainda de histórias do gênero, é claro que devorei esse conto também. Knox tem a missão de se transformar no ditador Sorbone para garantir a paz quando for entregue o poder ao povo. Mas, obviamente, as coisas não vão exatamente como eram esperadas, assim, estamos nós - leitores - entrando mais uma vez em uma grande aventura. O único problema é que a aventura foi curtinha, "O Camaleão" é um conto curto e deixa um gostinho de "quero mais e é para ontem".

Ambos os contos falam de política, especialmente sobre ditaduras e se passam em épocas completamente distintas, como já devem ter percebido. No primeiro encontramos o absolutismo tirano de Solano que conseguiu tomar o poder após um engenhoso golpe de estado, no segundo, temos um ditador que está prestes a libertar sua nação da ditadura, mas nos últimos momentos parece que irá vacilar e não abandonará o posto. Em "O Monge Rei" vemos a força de um povo que lutaria até a morte pela sua liberdade e por um governante melhor, também vemos que o verdadeiro respeito não se conquista com o medo e é isso que difere um verdadeiro líder e alguém que apenas pensa que tem o poder nas mãos, afinal, de que vale um Rei sem súditos? Nesse livro podemos sentir o sabor de aventura e de ação em cada linha. Ótimo livro, recomendo para todas as idades. Impossível não se deixar levar para dentro das histórias tão bem tramadas pelo autor.

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top