Eu ♥ Resenhas: O Mundo de Sofia



Título Original: Sofies verden
Editora: Cia. das Letras
Autor: Jostein Gaarder
Ano: 1995
Páginas: 550







Depois de alguns rodeios e problemas, finalmente uma nova resenha postada. Desta vez o livro é um dos meus preferidos, um dos primeiros livros que li. E o primeiro livro que verdadeiramente me marcou…

“Vamos resumir: um coelho branco é tirado de dentro de uma cartola. E porque se trata de um coelho muito grande, este truque leva bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pêlos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pêlos, lá em cima. Só os filósofos têm ousadia para se lançar nesta jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pêlos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida:

— Senhoras e senhores — gritam eles —, estamos flutuando no espaço!
Mas nenhuma das pessoas lá de baixo se interessa pela gritaria dos filósofos.

— Deus do céu! Que caras mais barulhentos! — elas dizem.

E continuam a conversar: será que você poderia me passar a manteiga? Qual a cotação das ações hoje? Qual o preço do tomate? Você ouviu dizer que a Lady Di está grávida de novo?

(Jostein Gaarder)



Aconchegada na pelugem macia Sofia Amudsen começa a receber estranhas cartas inicialmente anônimas com questões como: “Quem é você?”, “De onde vem o mundo?” . Intrigada, Sofia começa a escalada até as pontas na pelugem do coelho a partir de novas indagações, discussões e várias outras cartas de Alberto Knox que nos transportam a verdadeiras aulas de filosofia.

Tais aulas se tornam maçantes em alguns trechos, devido a teoria pura demonstrada. Este é o único ponto negativo do livro e, também o motivo de abandono por vários leitores. No entanto, os exemplos dados no decorrer facilitam o entendimento da história da filosofia e da própria filosofia…


A vida de Sofia então se transforma devido a filosofia, mas não apenas por isso. A protagonista também parece está intimamente ligada a outra menina de mesma idade e com aniversário no mesmo dia cujo nome é Hilde Knag. Mas quem é Hilde Knag e o que ela representa nessa história? Quem é Sofia no final das contas? O Mundo é verdadeiramente o que aparenta ser? E Alberto Knox, quem vem a ser verdadeiramente? 

O Mundo de Sofia não é apenas um livro sobre filosofia, mas também uma narrativa eletrizante de mistério e fantasia que nos surpreende a cada página, levando-nos a um fim surpreendentemente inesperado e, finalmente, nos tornando capazes de respirar o ar puro na ponta macia da pelugem do coelho.

Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês que, na Austrália foi exibido como uma minissérie. Eu tentei assisti-lo, mas não consegui sair do primeiro episódio, pois, a meu ver, as características psicológicas se distanciaram demais dos personagens originais.

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top