Eu♥Resenhas - As Brumas De Avalon


Título Original: The Mists of Avalon.
Editora: Imago.
Autor: Marion Z. Bradley.
Livros:
A Senhora da Magia

A Grande Rainha
O Gamo Rei
O Prisioneiro da Árvore.

    NOTA









    Na Idade Média, as mulheres foram oprimidas por preceitos de obediência e submissão. E, apesar disso, as muitas lendas mostram que tais humanas foram importantes para o transcurso da história.


    Em As Brumas de Avalon, Marion Z. Bradley reforça idéia do importante papel das mulheres na sociedade cristã e pagã do medievo recontando a lenda do rei Artur em quatro livros cheios de intrigas e sensualidade.

    Pela perspectiva das mulheres, As Brumas de Avalon reconta como foi concebido o Artur e como, ele foi feito rei. A forma com que sua mentalidade mudou na história. O esforço que teve para afastar os saxões da Bretanha. E, sobretudo, a religião e a cultura católica se confrontando a pagã.

    O conflito religioso é posto em evidência durante os livros, trazendo referências de ambas a culturas. Percebe-se a diferença de mentalidade nos personagens, como Morgana (representando o paganismo) e Guinevere (representando o catolicismo).

    Em a Senhora da Magia a famosa Excalibur é posta em evidência no sentido do seu significado e os personagens são apresentados, tal como ritos pagãos para ascensão do rei Artur. Seguido da Grande Rainha com a formação da Távola Redonda, Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore, respectivamente.

    As Brumas de Avalon possui relação com outros livros de Marion Z. Bradley, tal como Queda de Atlântida (volume I e II), Ancestrais de Avalon, Casa da Floresta, Senhora de Avalon e Sacerdotisa de Avalon. Todos estes são livros independentes, mas é possível perceber uma verdadeira ligação entre os mesmos.

    Com linguagem simples e rápido desenvolvimento, além de uma adaptação histórica surpreendente, As Brumas de Avalon nos prendem do começo ao fim,demonstrando que as mulheres são muito mais que uma mera platéia no desenvolvimento da história.

    2 comentários:

    Ana Ferreira disse...

    "As Brumas de Avalon nos prendem do começo ao fim,demonstrando que as mulheres são muito mais que uma mera platéia no desenvolvimento da história".
    Classificaria esta como maior qualidade da série que, a propósito, fiquei louca para ler.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    Mah disse...

    Oii.

    Eu lembro vagamente do volume 1 que li há uns 3 anos atras, como está em promoção no submarino, estou louca pra comprar.

    Boa resenha a sua.
    Beijoos.
    Mah - http://livroecoracao.blogspot.com

    Postar um comentário

    - Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
    - Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
    - Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

     
    Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top