Eu ♥ Especiais: Crônicas de Gelo e Fogo – Parte II




O INVERNO ESTÁ CHEGANDO...









Um universo fantástico criado por um roteirista de Hollywood que queria fugir das restrições orçamentárias é um universo condenado a permanecer apenas na imaginação dos leitores, certo?  Não para o roteirista David Benioff e o romancista Dan Weiss, que trabalharam incansavelmente para transformar As Crônicas de Gelo e Fogo em Game Of Thrones, série exibida pelo canal a cabo HBO.


 Trailer oficial da primeira temporada com legendas em português



O próprio autor da saga, George R. R. Martin, já tinha declarado que sua obra era “infilmável por ser grandiosa demais”, opinião compartilhada pela maioria dos produtores que conheciam a história. Quando questionados sobre o que os convenceu de que a adaptação era possível, Benioff e Weiss responderam em uníssono e com muito bom humor: ignorância.

Game Of Thrones é o trabalho de estréia de ambos para a TV, e para realizá-lo, ambos dedicaram quase cinco anos de suas vidas na produção do episódio-piloto encomendado pelos executivos da HBO.



 David Benioff à esquerda e seu parceiro de empreitada Dan Weiss em evento de divulgação da série.








Em 2007 os direitos de As Crônicas de Gelo e Fogo já pertenciam à HBO, e o próprio George R. R. Martin concordara em assumir a co-produção, mas só em abril de 2011 a série realmente estreou. Não é de se admirar. A produção exigia locações custosas em países como a Irlanda do Norte e Ilhas de Malta. Os efeitos especiais eram um desafio previsto, principalmente nas fases finais da temporada. Além disso, detalhes como a contratação do linguista David J. Peterson, da Language Creation Societ, para criar o idioma dothraki, por exemplo, obrigou os fãs ansiosos a ter paciência. 




(Curiosidade: O idioma dothraki desenvolvido por Peterson possui vocabulário de mais de 2.500 palavras, estrutura gramatical complexa, e pronúncia rude, que deu muito trabalho aos atores para ser aprendida. Com o sucesso da série, existe uma crescente comunidade de adeptos do idioma, que já conta com sites de aprendizado, como o http://www.dothraki.org/ .) 




Roteiristas, George R. R. Martin e o grande elenco da série reunido para falar sobre todos os elementos que compõem Game Of Thrones. Vídeo legendado e imperdível!




Devido ao alto custo do orçamento, os roteiristas tiveram apenas 10 episódios para contar a história de Guerra dos Tronos, o primeiro livro da saga. Apesar disso, Benioff e Weiss dizem não ter do que reclamar. Para colocar na televisão um universo tão complexo quanto o de As Crônicas de Gelo e Fogo o dinheiro parece nunca ser o suficiente, mas a HBO demonstrou ser mais flexível do que eles poderiam esperar.


A escolha do canal, aliás, não poderia ter sido melhor, já que, além do alto poder financeiro que dedica às suas produções, a HBO é especialista em séries com alto teor de sexo, nudez e violência - elementos que não faltam nos livros de George.


As estimativas de valor do investimento final giram em torno dos 60 milhões de dólares.


Vídeo revelando os efeitos especiais aplicados nos cenários de Game Of Thrones. Apesar da beleza natural dos lugares, o trabalho desenvolvido é impressionante!




A HBO apostou alto para que Game Of Thrones se tornasse um sucesso arrebatador de crítica e audiência. Felizmente para os executivos do canal, o resultado não decepcionou.


A partir do episódio de estréia, a audiência da série apresentou crescimento constante, terminando a primeira temporada com audiência média por episódio de 8,3 (de acordo com a EW) ou 8,9 milhões de espectadores (de acordo com a TV By The Numbers), um fato respeitável para um canal a cabo. Game Of Thrones bateu até os números de outra adaptação de sucesso do canal, True Blood (série baseada nos romances vampirescos de Charlaine Harris).







A crítica acompanhou a aprovação do público, e logo na temporada de estréia, Game Of Thrones acumulou 13 indicações ao Primetime Emmy, incluindo Melhor Série Dramática e Melhor Roteiro Para Série Dramática. Concorreu também em 2 categorias do disputadíssimo Globo de Ouro, sendo uma delas como Melhor Série Dramática para Televisão. Já no TCA Awards, as 4 indicações da série surpreenderam a todos, pois quando a lista dos concorrentes foi anunciada, a primeira temporada ainda não tinha sido concluída.




 

Por enquanto, o ator Peter Dinklage, que interpreta o carismático, sagaz e irônico Tyrion Lannister é o que melhor representou a série em premiações. O anão que foi eleito em votações de vários sites como o personagem favorito da audiência rendeu a Peter o título de Melhor Ator Coadjuvante nas duas premiações mais importantes da TV americana:  Globo de Ouro e Emmy.






A abertura, que combina representações dos principais palcos da história com a impecável música tema criada por Ramin Djawadi, ganhou um Creative Arts Emmy Awards, premiação dedicada aos trabalhos técnicos ou secundários.





Outro reconhecimento, muito mais popular, foi a o episódio do sempre atual Os Simpsons que adaptou o clima de Westeros para uma abertura super especial com os habitantes de Springfield.



O próprio George R. R. Martin, que inicialmente não acreditava na viabilidade do projeto, se tornou um entusiasta da série. O autor de As Crônicas de Gelo e Fogo acompanhou a adaptação desde a pré-produção, concedeu aos roteiristas todo o material escrito que ainda não foi publicado, e até relembrou os tempos de roteirista ao escrever o oitavo episódio da série, “The Pointy End”.

Ao ser questionado sobre o que os fãs dos livros poderiam esperar de Game Of Thrones, George respondeu:


 
“Se a minha própria reação servir de exemplo, eu acho que grande maioria dos meus fãs vai ficar animada e satisfeita com o que vão ver. Acho que 95% deles vai ficar bem contente. Pode ser que tenham uma recaída em pequenos momentos, perguntando porque deixamos de fora a cena favorita deles, ou talvez um ótimo diálogo, mas a reação geral deve ser positiva. Pode ser que alguns não gostem simplesmente por não gostarem de um ator em particular, ou da história em si.

O único momento no qual eu tive qualquer tipo de problema foi com as cenas cortadas. Alguém que conhece o livro muito bem vai assistir e dizer "agora a cena vai ser essa, é isso que vai acontecer a seguir. Espera, eles tiraram essa cena! Não podemos ver isso acontecer". Fiquei um pouco desapontado, mas ao mesmo tempo eu entendo o por quê disso, eu provavelmente faria a mesma coisa se fosse David[Benioff] e Dan [Weiss]. Temos apenas uma hora por episódio e temos que aproveitar esse tempo para conseguir encaixar alguns dos maiores acontecimentos nessa uma hora. Não temos três horas para cada episódio. Temos apenas dez horas para contar toda a história de Game of Thrones, então não podemos colocar todos os detalhezinhos, toda fala de todos os diálogos que temos no livro, não podemos colocar nem todas as cenas. Acaba se perdendo um pouco de material ao longo do caminho. Eu sei que tem algumas cenas que foram gravadas e que acabaram não entrando na edição final. Talvez a HBO irá eventualmente fornecer algumas dessas cenas para as pessoas assistirem, no DVD e Blu-Ray.
Já o material que nem chegou a ser rodado está nos livros, então pode ser que as pessoas que tenham gostado da série comprem os livros e encontrem uma versão do diretor em prosa. São dois meios diferentes e eles têm restrições diferentes.”


 
Entrevista publicada no site Omelete

 

 George R. R. Martin, David Benioff, Dan Weiss e parte do elenco de Game Of Thrones durante o painel de divulgação da série na Comic-Con 2011



George acertou na previsão, e a série foi um sucesso entre os fãs dos livros tanto quanto para os recém-apresentados aos personagens que disputam o Trono de Ferro. 


Como não poderia ser diferente, um grande público inspirado acaba gerando homenagens criativas – e divertidas – para os personagens que os conquistaram. Não demorou nada para o Youtube se encher de preciosidades como...

Game Of Thrones versão humorística de RPG:

[Não recomendo clicar nesse vídeo caso você não tenha assistido à primeira temporada da série e seja contra spoilers.]



Game Of Thrones em formato de comédia, parodiando Two And a Half Men:



É claro que em uma comédia, o anãozinho favorito da galera iria ser o protagonista, não é? Só que, com a dupla dinâmica Tyrion e Bronn, o título seria One And a Half Men.



Incontáveis interpretações da música-tema da série. Entre elas, a minha versão favorita:


 Usar a melodia tema da série para combinar guitarra e violino foi definitivamente uma excelente ideia.


Uma fã mais talentosa até mesmo compôs uma música que conta a história de Game Of Thrones de forma belíssima:

 
Não há uma versão legendada disponível, mas se você for capaz de entender a letra, perceberá a habilidade dessa compositora. Ela conseguiu fazer referência a praticamente todos os personagens principais da primeira fase da história de forma bem sutil. A melodia trágica é muito bem encaixada no contexto da guerra. You Win Or You Die, da Karlien, em breve estará disponível para download no iTunes.



Não só os anônimos demonstram seu apreço por Game Of Thrones. A banda alemã Blind Guardian usou a obra de George R. R. Martin como inspiração para compor War Of The Thrones, oitava faixa do álbum At the Edge of Time. 


 Eu, que já conhecia o som da banda, aprovei a música e a coloquei em destaque na minha trilha sonora particular para As Crônicas de Gelo e Fogo.






A última surpresa que a temporada de estreia de Game Of Thrones proporcionou aconteceu semana passada, com o recorde de 350 mil unidades de DVD e Blu-ray vendidas apenas sete dias após o lançamento.


A expectativa para o próximo domingo é imensa. Game Of Thrones retornará às telas, com a responsabilidade de contar a segunda parte da história e de manter o padrão de qualidade que estabeleceu ano passado.




Até agora, a HBO não economizou trailers que prometem que o público não terá motivos para reclamação durante as dez semanas em que Westeros estiver em cena.


 A escolha da música Seven Devils, de Florence and The Machine como tema para este trailer não poderia ter sido mais inspirada. Com tantas tragédias abatendo os protagonistas de Game Of Thrones, é de se imaginar que os Sete Deuses que os westerosis adoram estejam mais para o lado negro da força do que para ouvir as preces desses guerreiros.





A estreia este ano acontecerá simultaneamente no Brasil, o que significa que não teremos sequer uma semana de atraso em relação à HBO americana. Eu estou em contagem regressiva, e a cada trailer novo que surge, mais convencida de que valerá a pena.




E, como os bons cavaleiros e virtuosas damas não devem ter se esquecido, na noite de reestreia de Game Of Thrones, o nosso blog premiará aquele que os Sete Deuses acharem merecedor do BOX DE COLECIONADOR contendo os três primeiros livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Para se candidatar a vencedor, basta visitar o post da Promoção e seguir as orientações.   





Valar Morghulis, westerosis!








Estefânia

0 comentários:

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top