Projeto Editorial: Editora Literata











Projeto Editorial
Por Roxane Norris


Parte I – Editor

Eduardo Bonito




Eduardo Bonito é editor-chefe da Literata e contou para gente um pouquinho do seu trabalho, dedicando uma parte de seu tempo para dar essa entrevista que passo a vocês na íntegra:



1 – O editor é a pessoa responsável por fazer toda a “engrenagem” editorial rodar, até mesmo, e principalmente, no que concerne a avaliação dos textos enviados à publicação. Dentro desse contexto, quais são os principais fatores que você costuma usar como “filtro” para escolher entre tantos originais aqueles que são publicáveis e estão dentro do padrão da editora? Com os anos de prática adquiridos na função, já desenvolveu alguma técnica que otimize esse seu trabalho?

E.B: Primeiramente agradeço a oportunidade dada à Editora Literata. 
No que se refere a escolha de originais, temos uma equipe que cuida desta parte, mas tudo passa por último em minhas mãos. Já tenho um pouco de experiência, e às vezes só de ler o inicio da trama sei se o livro aos nossos olhos é bom ou não.Claro que vários fatores ajudam em uma vendacomo o autor ter um circulo de amigos que possam ajudar na divulgação de sua obra e canais de comunicação,pois acredito que o fator editor e autor unidos possam colher mais frutos do que o autor esperar que tudo caia do céu, ou ainda ficarnas mãos de uma editora que apenas edite o livro e não se preocupe com mais nada deixando tudo nas costa do autor. Ambos os casos, não tendo este entrosamento, afetam muito o quesito venda e divulgação.



2 – Como editor, você sempre tem de estar antenado nas tendências do mercado, que muitas vezes imitando o dólar, são flutuantes. Essa parte do trabalho vai muito além do autor ter um bom texto. Nesse momento da avaliação como você conduz a demanda que existe de autores e obras às necessidades que, do outro lado, os leitores estão ávidos em consumir? É mais fácil haver ou não um casamento repentino desses anseios?

E.B:O interessante do Brasil é isto: a diversidade cultural. No meu caso não penso muito em moldarmos, ou seja nos adequarmos, à moda editorial. O que acredito que seja, no meu ver, bom; tanto que a Literata tem autores que escrevem crônicas e poesias, um mercado muito criticado por muitas editoras, mas temos autores nessa linha que venderam cerca de 400 livros, coisa que muitos autores que se julgam “estrelas “ no meio da literatura fantástica não conseguiram atingir.Falo desse número de vendas em 2 meses de livros lançado.



3 – Não vou mentir dizendo que estou há anos no meio editorial. Muitas vezes estou mais para leitora... Mas é fato que sempre que pude estive em contato tanto com leitores, como com os autores. Mesmo assim, pude perceber um crescimento significativo no mercado, quer seja sob a ótica de novos autores, ou pelo número de leitores, principalmente jovens, no país. A que você atribui esse crescimento? E o que, na sua opinião, esse crescimento trouxe de bom para os autores dessa nova geração?

E.B: Tanto para termos novos autores, como também leitores, atribuo à internet este crescimento e o que trouxe de bom num todo foi a divulgação da literatura em si para lugares que jamais pensei que, como editor, teria algum autor e alguém lendo nossos livros.



4 – São vários profissionais envolvidos na publicação de um livro. Não é um processo fácil, nem rápido. . E vamos apresentar dentro desse projeto cada etapa da edição de um livro. É fácil conciliar a opinião de cada profissional envolvido nesse processo ou são processos independentes, em que raras as vezes os profissionais tem oportunidade de conversar o projeto como um todo? Qual dessas etapas você considera a mais importante, ou não existe uma mais importante?

E.B: Todas as etapas são importantes, a começar pela revisão do livro, onde não há apenas o fator de erros ortográficos, mas também se o desenlace da historia e foco estão corretos. O inicio, no meu ponto de vista é o mais difícil depois tudo se transforma, ou seja cria forma e assim o barco toma o devido rumo.



5 – Em qual parte do projeto, nesse seu tempo de editor, você identifica como o momento em que o autor realmente está visualizando a sua obra como algo concreto? Porque, convenhamos, de início o autor vive um sonho, mas sempre existe aquela “acordada” para o mundo. 
 
E.B: Quando ele estiver com seu filho(livro) pronto para mostrar ao mundo irá enfrentar o maior desafio que é dar a cara a tapa para não apenas elogios, mas criticas também. Essa etapa e a mais difícil, pois não são muitos autores que aceitam criticas.



6 – Muitas vezes – ou pelo menos uma (isso seria uma proeza) você já teve de dizer não a uma obra. Como você lida com esse fato, quando isso acontece? Quais são os fatores que geralmente o levam a tomar esse tipo de decisão?

E.B: Várias vezes já disse não (risos). Algumas vezes as obras não são ruins, apenas já tenho livros no mesmo estilo literário e não compensa para nós, e acredito que também para o autor, ter na mesma editora um livro parecido com o dele. Outras vezes, infelizmente, a obra não é boa.



7 – Gostaria que você deixasse uma dica para o autor iniciante. Algo que você ache relevante e faça um diferencial no momento em que ele for procurar uma publicação.

E.B: Pesquise bastante sobre o que quer escrever antes de enviar a uma editora, e também mostre sua obra a outra pessoa para que assim essa o ajude a encontrar elementos desconexos que possam prejudicar seu trabalho e avaliação. Às vezes recebo obras que se tornam um tanto confusas para se ler e isso atrapalha muito na seletiva .




Em nome do blog Eu ♥ Livros agradeço a confiança depositada em nosso trabalho e espero que o projeto se mostre á altura de suas expectativas.


Roxane Norris

3 comentários:

Marcia Luisa disse...

Edu sempre arrasando nas respostas. Super profissional, mas atencioso com todos.

Linda entrevista! Parabéns :D

Jorge Luiz Nogueira disse...

Simplesmente: D+++++!


AMEI!

Angela Graziela disse...

Não conhecia a editora ...

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top