Eu ♥ Resenhas: @bia_bem


Título Original: "@bia_bem".
Autor:  Guilherme Donadio, Vitor Fernandes, Luciana Xavier.
Ano: 2010.
Número de Páginas: 56 páginas.
Editora: Editora  Porto de Idéias.
Edição: 1ª edição.

@bia_bem é um livro no estilo do Twitter que conta, em microcontos de até 140 caracteres, a história fragmentada de Bia. Os autores, frequentadores assíduos da movimentada rede social, criaram uma personagem de humor peculiar e nem sempre politicamente-correta. Diversão em pequenas doses pra quem se comunica só com o essencial. Menos é mais. #partiu


Esse não foi o meu primeiro contato com Nanocontos, na verdade primeiro conheci através de Cem Toques Cravados de Edson Rossatto na versão da editora Andross.


Achei bastante interessante o livreto, realmente é bastante pequeno, menor até que "Cem Toques", mas isso não quer dizer que o livro seja ruim. Eu, particularmente, gosto de nanocontos. Acho que a pessoa precisa se esforçar bastante para conseguir construir uma história completa em poucos caracteres.

Gostei da premissa que @bia_bem traz. Hoje em dia temos várias redes sociais que nos permite expor nossas vidas e nosso dia-a-dia de várias formas possíveis. Seja através de vídeos como no youtube, fotos no instagram, o facebook, listas através do Listme e, por fim, temos redes sociais bastante objetivas como o twitter em que todos nós estamos conectados por meio de 140 caracteres. Milhares de pessoas hoje costumam postar o que estão fazendo e como estão fazendo no twitter, mesmo que ninguém se importe. Nisso, através de frases curtas e objetivas, acompanhamos a vida de Bia que é como essas tantas pessoas que tornaram o twitter o sucesso que é hoje.

"No dia marcado para o parto, o namorado de Bia #partiu"

Coisas do dia-a-dia das pessoas, nada extraordinário demais. Alguns momentos que todas já passaram. Para mim, @bia_bem traz um "quê" de nanocontos misturado a crônicas, pois várias vezes satiriza o comportamento da personagem, mostrando as desventuras que ela passou através de uma twittada. Achei bastante criativo e inovador a forma como os autores trabalharam isso. Acredito que essa literatura minimalista ganhará cada vez mais espaço, afinal é uma história que te permite refletir e se divertir em pouco menos de 5 minutos.

Como o tempo é algo que vem se tornando cada vez mais precioso, nada como uma diversão rápida e satisfatória para alegrar os dias mais cinzentos da semana. E @bia_bem, essa twitteratura - como vem na capa -, é um dos exemplos disso. O livro conta com um nanoconto por página, é realmente bem rápido de ler. As folhas do livreto são todas coloridas e se assemelham a páginas de revista. Achei bem feito o trabalho da editora.

Recomendo, especialmente, para os apressadinhos e fãs de nanocontos que buscam uma leitura leve e divertida. #Leiam

Xoxo,

Julliana.

2 comentários:

Alice Aguiar disse...

gente do céu '-' eu odiei esse livro, achei um tweet por página um absurdo u-u
mas cada um tem seu gosto né.

Julliana disse...

Mas nanocontos são assim mesmo, já conhece o trabalho do Edson Rossatto? São histórias curtas e completas que ilustram uma situação. Aqui: http://www.cemtoquescravados.com/

É bem legal, eu estou pra fazer uma postagem especial abordando esse tipo de narrativa.

Beijos, Alice e obrigada por comentar! :D

Julliana.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top