Eu ♥ Mestres Literários: Carlos Ruiz Zafón


Salve, salve!

E como foram de semana? Muitos livros para ler? Muitos implorando para serem comprados? É, sei como é isso.

Para o post da vez escolhi um autor que ainda não tive o prazer de ler – logo vou resolver isso! – e que é um dos mais aclamados escritores do mundo, sendo considerado uma revelação da literatura contemporânea.

Para quem conhece não é novidade, mas para os que ainda não tinham ouvido falar dele, meus monstrinhos favoritos, o excelentíssimo: Carlos Ruiz Zafón.

Carlos Ruiz Zafón


Carlos Ruiz Zafón é um escritor espanhol nascido em Barcelona, em 25 de Setembro de 1964. Sua carreira literária começou em 1993, com sua primeira obra O Príncipe da Névoa (El Príncipe de la Niebla título original em espanhol e The Prince of Mist em inglês) que foi ganhadora do prêmio Ebedé de literatura no mesmo ano.

El Príncipe de la Niebla

O livro é o primeiro volume da Trilogia da Névoa (ou La Trilogía de la Niebla) que tem como sequência O Palácio da Meia Noite (El Palacio de la Medianoche publicado originalmente em 1994) e As Luzes de Setembro (Las Luces de Septiembre publicado em 1995) e é destinada ao público juvenil. Ainda assim, o escritor afirmou ter escrito Príncipe porque quando tinha 13 anos, não lia livros que eram considerados “juvenis” e então, começou a desenvolver uma trama que ainda despertaria seu interesse independentemente da idade.

Mesmo sendo da década de 90 – e já tendo sido lançada lá fora há bastante tempo – a trilogia só chegou ao Brasil este ano. A editora Suma de Letras já lançou O Príncipe da Névoa em Fevereiro e O Palácio da Meia Noite está previsto para lançamento no dia 01 de Junho.

Houve uma publicação feita em Janeiro pelo grupo Objetiva, afirmando que O Palácio da Meia-Noite estaria previsto para Março – o que de fato, não aconteceu – e que Luzes de Setembro seria lançado em Setembro – badumtass! Entretanto, com o atraso do segundo volume da série, não podemos afirmar que a data vai ser mantida, mas vamos todos torcer para que sim! Você pode ver essa publicação aqui.


Depois da publicação da Trilogia da Névoa, Zafón lançou ainda Marina. Mas sua consagração como escritor internacional veio em 2001 com a publicação de sua primeira novela para adultos A Sombra do Vento (La Sombra del Viento) que foi um estrondoso sucesso literário, tendo sido traduzido para mais de trinta idiomas e publicado em mais de 40 países.
Como continuação, foram lançados O Jogo do Anjo (El Juego del Àngel) em 2008 e o seu mais recente trabalho, O Prisioneiro do Céu (El Prisionero del Cielo) que foi publicado em 2011, fechando o trio inicial da tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos (El Cementerio de los Libros Olvidados) que tem o quarto  e último membro a caminho para encerrar a série cujos livros mesmo estando interligados, podem ser lidos em qualquer ordem. Especula-se o lançamento para 2014 e no site oficial da série tem-se a figura de quatro fechaduras e a pergunta "Por qual porta que entrar no Cemitério dos Livros Esquecidos?" entretanto, apenas três fechaduras (correspondentes aos três primeiros livros) podem ser clicadas. Todos no aguardo!

Nas palavras do próprio autor: "Será a grande final, a soma de todos os anteriores e a saída do labirinto"

Ao total, suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas e possuem fãs em todos os continentes. A expressividade de seu sucesso o colocou como um dos mais bem sucedidos escritores espanhóis da atualidade, junto com outros mestres renomados, como Javier Sierra (La Cena Secreta) que venceu em 2004 o Premio de Novela Ciudad de Torrevieja um importante prêmio literário espanhol concedido desde 2001, e Juan Gómez-Jurado (El emblema del traidor) também vencedor do prêmio, em 2008.

Zafón já ganhou prêmios de reconhecimento literário nos Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Noruega e no Canadá.

Curiosidades:

O autor adora dragões e tem uma coleção de mais de 400 itens relacionados a essas criaturas em sua casa e afirma que o número de peças aumenta a cada mês, além de dizer que se identifica com os dragões verdes, afirmando “que são ambos criaturas da noite, não muito sociáveis, não gostam de cavaleiros errantes e são difíceis de conhecer”. Também gosta de pianos ou qualquer outro instrumento que possa produzir barulho e no qual haja teclas, sendo seus “brinquedos” favoritos. Tem fobia de esnobismo e estupidez e acha que seu pior defeito é sempre confiar em pessoas nas quais não deveria.

Sua música favorita é Bagatelle No. 4 de Gerald Finzi e seu prato favorito é cheesecake de manga.

Atualmente, aos 48 anos, Zafón vive em Los Angeles – onde mora desde 1993 – e está trabalhando em seu novo romance, além de escrever para dois jornais espanhóis, o El Vangardia e o El País.




Meus queridos, esse foi o mestre dessa semana. Eu li os primeiros capítulos que estão disponíveis no site do autor (só consegui ler a versão em espanhol, porque o link para a versão em inglês me redirecionou também para o arquivo pdf em espanhol) e já incluí o trio inicial de O Cemitério dos Livros Esquecidos na minha lista de presentes de aniversário! Zafón parece escrever muitíssimo bem e não é necessário mais do que a prova disponível no site para se ter noção do quanto. Só o primeiro capítulo já foi o bastante para me dar certeza de que não posso terminar 2013 sem ter lido A Sombra do Vento.

Espero que tenham gostado do Mestres dessa semana e nos vemos na próxima!


Boas leituras e um beijo da heavy.

5 comentários:

Mariana Leal disse...

Já estou te seguindo
seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
http://toobege.blogspot.com.br/
beijinhos

Krayon C.G. disse...

Olá, queria saber se você não quer parceria, meu blog é: http://estrela-degelo.blogspot.com.br/

Cindy disse...

Tenho os três livros, o que li primeiro foi la Sombra del Viento, o segundo El Prisionero del Cielo, e ontem chegou o meu tão esperado, El Juego del Ángel, que comecei ler ontem mesmo, eu acredito que a melhor sequencia para os ler é essa que li...Ansiosa pelo próximo!!! Se sabe ler em Español recomendo ;)
Boa leitura

Yasmin Shiguematsu disse...

Ah Cindy, meu espanhol não é tão bom a ponto de me arriscar na leitura de um livro inteiro ): A Suma de Letras tem o trio inicial do Cemitério dos Livros Esquecidos lançado aqui no Brasil, então vou me render as versões traduzidas kkkk *-*

E muito obrigada pela dica da sequência pra leitura!

Cindy disse...

Yasmin, o importante mesmo é você ler, com certeza vai se apaixonar. Já terminei de ler El juego del ángel, na verdade eu li em uma semana...é muito amor rs. Agora estou ansiosa pelo último livro da tetralogia. Nesse meio tempo eu li O Principe de la niebla, se não me engano foi o 1º do autor, mas como leio na língua original tenho mais dificuldades para os encontrar, vou procurando em todos os lugares possíveis. Espero que já tenha lido algum e que tenha adorado ;)

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top