Eu ♥ Resenhas: Histórias Liliputianas


Título Original: "Histórias Liliputianas"
Autor:
Vários.
Ano:
2010.
Número de Páginas:
95.
Editora:
Andross.
Edição:
1ª Edição.
Oraganizador: Edson Rossatto.





É difícil falar de uma antologia como um todo porque, obviamente, várias histórias compõe o livro e cada história e cada autor tem seu próprio estilo e sua própria mensagem. Especialmente os microcontos, que - na minha humilde opinião - são os mais difíceis. Escrever pouco, creio eu, é mais complicado que escrever páginas e mais páginas. Por quê? Já imaginaram contar um fato, sentimentos, uma história completa em poucas palavras e ainda por cima cativar o leitor? Eu, pelo menos, acho bem mais complicado que os romances em si, já que o autor tem páginas e mais páginas para desenvolver e cativar seu leitor da forma que mais lhe for conveniente, embora é claro é preferível que o façam desde o começo. Mas nem sempre os começos são tão cativantes, não é mesmo? Enfim, vamos parar com os rodeios, acho que já conseguiram entender o que eu quis dizer.

Eu estava ansiosa para por as minhas mãos em Histórias Liliputianas porque uma amiga minha participou da antologia. A Ren Deville que posta aqui participou e seu conto foi um dos primeiros que li, embora ele só esteja na página 79. Na verdade li o livro de acordo com os títulos que mais me chamaram a atenção. Confesso também que um dos microcontos que mais gostei foi o do Lincoln Campos de Carvalho, intitulado como  "Medo do Êxito".

Histórias Liliputianas tem 43 microcontos e 95 páginas. Cada microconto não possui mais que seiscentos caracteres contando com os espaços. É um daqueles livros que te faz sorrir enquanto você o lê durante as longas horas presas em um engarrafamento, num ônibus cheio e completamente fechado (pelo menos onde eu moro, parece que todos sentem frio quando estão muito juntos, talvez esse negócio de calor humano seja muito século XX e neste século esteja fora de moda). Vejam, apesar de todo o começo do dia parecer um desastre, é impossível não esboçar um sorriso enquanto lemos. Essa antologia consegue fazer isto conosco. Histórias curtas, genialmente completas e sobre vários temas que nos fazem ora rir ora refletir ora os dois. Cada uma com as particularidades daquele que as escreveu. O melhor desta antologia é conhecer vários novos talentos ou até mesmo talentos não tão conhecidos da nossa literatura! Eu aprovo e recomendo para todos que precisam esfriar a cabeça, relaxar ou gostariam de dedicar um minuto do seu tempo a literatura. Porque um minuto é o suficiente para ler um conto da antologia, às vezes até menos.

2 comentários:

Jaine disse...

Aii qe legal qero mt ler.
Seu blog é mt bom qerida.

Beeijoo
Jaine - Little Things

Luiz Silva disse...

Adoroo ler livros de contos!!
Esse parece muito bom!!

Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.con

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top