Eu ♥ Resenhas: Estrela Píer


Título Original: "Estrela Píer"
Autor: Kamila Denlescki.
Ano: 2009.
Número de Páginas: 231.
Editora: Novo Século.
Edição: 1ª Edição. 




Está aí um livro surpreendente.  Comecei a ler achando que a história seguiria um rumo, mas todas as minhas teorias foram por água abaixo. Sem dúvida alguma o desfecho encontrado por Kamila Denlescki é bem original.


Começamos a história deduzindo que o livro seguiria da mesma forma que os filmes de comédia romântica da sessão da tarde, afinal, Lucia é uma jovem diferente das demais, preferindo ler um livro no seu tempo livre ao invés de ir a manicure - digamos assim -, ela também não tem muitos amigos nem tantas ambições, além de sua vida amorosa ser um fracasso. Podemos dizer que a protagonista segue o padrão de boa moça incompreendida. Eu devo confessar que não gostei tanto da personagem principal, mas com o passar das páginas ela vai se tornando mais interessante, apesar de às vezes sentirmos uma vontade gritante de entrar no livro e bater na infeliz até que nossos nervos se acalmem, mas falarei disso um pouco mais a frente.


Lucia é inscrita sem saber pela sua avó em um concurso que lhe daria uma viagem para Londres e o direito de conhecer o astro blockbuster do momento: Richard Clevehouse. E, adivinhem? Ela ganha, ou melhor, ela ganha e não quer ir. Foi a primeira vez que me irritei com a personagem, sério. Ganhar uma viagem internacional com direito a conhecer o astro do momento e ficar em dúvida entre ir e não ir? Mas, certo, a autora expõe argumentos que explicam a razão de Lucia não querer ir, porém, não me convenceu tanto. De qualquer maneira, conseguem convencer a garota a ir para a incrível viagem e, obviamente, ela fica deslumbrada quando chega ao lugar. Apesar do livro continuar seguindo em português (obviamente) quando ela chega na Inglaterra, em minha mente eu ia traduzindo todas as falas para o inglês.


Ao chegar na Inglaterra, Lucia descobre que o seu jantar com Richard foi adiantado para aquele dia, uma vez que o ator está com sua agenda cheia de compromissos para o resto da semana. De acordo com a mudança, Lucia é levada até uma equipe que cuida de sua aparência para o jantar. Após a, digamos assim, transformação, ela finalmente é levada até o restaurante reservado para o tão esperado jantar. Nesse momento que coisas estranhas começam a acontecer, como o fato da sua "marca de nascença" ser estranha para tantos (ou eu deveria dizer que é comum até demais para eles?).


Podemos dizer que o livro ganha um novo clima a partir do momento que Richard decide fugir do restaurante levando a relutante Lucia com ele, ganhando mais dinamismo nas ações e fazendo da história uma aventura mais interessante com ares de mistério, que - claro - a autora explica no decorrer da história. É óbvio que nem todas as perguntas tem respostas nesse livro, uma vez que o epílogo deixa um gancho para uma continuação.


Em "Estrela Píer" o leitor encontrará um pouquinho de cada gênero, inclusive ficção científica, embora todos os gêneros girem em torno do romance conturbado entre Lucia e Richard, afinal, ela se apaixona logo por quem? Pelo homem errado e pelo vilão, ora bolas! Mas para entenderem a razão dessa afirmativa, é preciso ler o livro.


Uma das coisas que eu gostei nos argumentos apresentados no decorrer do livro é que ninguém pode definir o que é certo para outra pessoa, muito menos um alguém para um relacionamento. Somente nós mesmos podemos definir o que é bom para a gente e quem é melhor para estar ao nosso lado, é verdade que às vezes falhamos na escolha, mas humanos são falhos, não? E mesmo que encontrássemos a pessoa perfeita para a gente, em algum momento, haveria algum conflito porque o que seria da vida sem os problemas? Um tédio, sem dúvidas, ainda mais relacionamentos... Afinal, o melhor da briga, é a reconciliação, concordam? Rá!


Comentários pessoais à parte, o livro consegue um desfecho bem original como já foi dito e apesar da narrativa ser um pouco falha às vezes e alguns diálogos e passagens desnecessários, o livro é adorável. Estrela Píer não perde em nada para os livros do gênero YA internacionais, diria até que é superior a alguns que tive a oportunidade de ler. Pelo menos este é mais original e peculiar que os outros que li. Como eu costumo dizer, não morro de amores por esse gênero literário, mas acho que é o tipo de livro bom para esfriar a cabeça após leituras mais densas. Como YA, o livro cumpre seu papel e até vai um pouco além, por isso a pontuação em estrelas. Vale lembrar que esse é o primeiro livro da autora e nem sempre acertamos em tudo no primeiro livro, com o tempo, o escritor vai se aperfeiçoando. Super recomendado para os fãs do gênero YA e para aqueles que estão interessados em ler um livro divertido, sem palavras muito complicadas e situações pesadas demais no quesito drama.

5 comentários:

AS GAROTAS ! disse...

deve ser otimo esse livro vou ver se encontro para comprar
me seguem em http://ilovedrealbook.blogspot.com/ estou seguindo vocÊs :)

@roquelaure_ disse...

Na minha opinião, essa foi a melhor resenha de Estrela Píer que já li. Confesso que antes eu achava que Estrela Píer era um desses livros que de alguma forma, ficava presa no clichê. Mas sua resenha fez mudar de idéia. Eu estou aqui completamente louca para ler esse livro agora. Se eu tivesse dinheiro no bolso, eu iria correndo para uma livraria comprá-lo. *_*

Parabéns pela resenha juh. s2

Julliana disse...

@AS GAROTAS !

O livro é bem legal! Compre sim! Vcoê provavelmente vai gostar bastante! Principalmente se gostar de YA.

@@roquelaure_ UAU, jura? Ai, que assim eu fico até vermelha! Bem, o livro segue de uma forma "clichê" (ah, vai, romances geralmente são clichês), mas tem acontecimentos demasiadamente inesperados. Pelo menos foram para mim e a Kamila explica a razão das coisas serem como são. Eu particularmente fiquei surpresa porque ainda não tinha lido um livro que tratasse do assunto, então achei original e sendo original, já merece alguns pontinhos a mais. Fico feliz que minha resenha convenceu você, ahuahauahauhauha! Ownnnn! Estou feliz!

Obrigada! ♥

Luiz Silva disse...

Quero muito ler esse livro!! Só vejo resenhas assim, positivas sobre ele!!
Parecer ser aquela leitura bem leve!! Acho interessante os autores colocarem essas viagens para outro pais, muda o clima do livro, e sempre é agradavel ver como é a cultura de outros povos!!
Adorei muito a resenhaa!!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Dand disse...

Noossa, amei esse livro, irei a bienal do livro e tou afim de comprar!Parabéns pela resenha, me convenceu muuito, geralmente so leio por indicaçoes de amigos, mas essa, me surpreendeu, estou A M A N D O só de ler a resenha!Vlw msm

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top