Eu ♥ Resenhas: Marcada


Título Original: "Marked'. 
Autor (as): P.C. Cast e Kristin Cast. 
Ano: 2009. 
Número de Páginas: 327. 
Editora: Novo Século. 
Edição: 1ª edição. 
Tradução: -




"Marcada" é um livro bem "light", mas nada tão marcante. Conta a históra de Zoey Redbird, 16 anos, e de como ela foi "marcada". Na realidade do livro, vampiros sempre existiram e convivem com as pessoas normais, exceto este fato a sociedade em que vivemos não foi alterada. Quando Zoey recebe a marca, precisa se afastar de seus amigos e de toda a sua antiga vida, mudando-se para o internato "The House of Night" onde aprenderá mais sobre a cultura dos vampiros e terá de suportar a transformação, porque se não suportar, morrerá. Porém, Zoey não é como os outros alunos de House of Night, sua marca começa a se desenvolver muito precocemente, fazendo com que todos se surpreendessem. Ela também se sobressai, irritando principalmente Afrodite, a até então Líder das "Filha Negras".

Eu li em dois dias praticamente, a leitura foi realmente bem leve. A história não é tão profunda, afinal se trata de adolescentes e é escrita para os adolescentes no geral. E é difícil que os livro deste gênero nos faça pensar sobre as grandes questões da vida, da morte, entre outras coisas mais; porém, ainda assim, podemos tirar algumas reflexões interessantes do livro. Como, por exemplo, sobre a alienação religiosa, sobre quando a vida vira de cabeça pra baixo, etc. Se eu falar demais posso acabar me empolgando e soltando um spoiler (que, claro, só agradam a mim).

Acho que a Zoey e os amigos são os típicos adolescentes, mas cada um tem sua personalidade, óbvio. E a forma como as autoras encaixaram isso ficou interessante, porque em cada linha percebemos os contrastes entre os personagens. É impossível não se identificar com pelo menos um, mesmo que seja bem pouco. Afinal, todos fomos ,somos ou ainda seremos adolescentes, não?

Achei peculiar a forma que apresentaram o tema do vampirismo, unindo também um pouco de "bruxaria" (aqueles rituais, os elementos e as marcas me lembraram a bruxaria). Pelo menos foi o que passou pra mim, achei legal, mas um pouco estranho também. O contraponto é que mostrou que os vampiros também possuem uma espécie de religião e crença. Os vampiros de "House of night" não são criaturas "demoníacas" (há quem diga que os vampiros são "filhos" do demônio, não?). Bem, quando eu li sobre a marca, a primeira coisa que me veio a mente foi a "marca do diabo" (não sei se é assim mesmo que chamam, esqueci como é, desculpem), segundo o "Malleus Malleficarum" o demônio marcava as bruxas e ao encontrar essa marca era a prova de que de fato a pessoa se tratava de uma feiticeira e, consequentemente, uma seguidora do diabo; porém, essa marca ficaria em locais estratégicos, díficeis de serem vistos. Nyx marca seus seguidores da mesma forma; porém, bem no meio da testa, enfim... Isso apenas me fez lembrar e eu achei interessante comentar (e também para explicar mais um dos motivos de eu ter relacionado a bruxaria). "Vampiros bruxos" é um pouco estranho, né? Bem, eu também acho, mas Marcada sabe apresentar isso de uma forma interessante e, de certa forma, se explica (mas eu ainda acho muito ruim as marcas no meio da testa, como eles poderiam se misturar aos humanos e caçarem? Da forma que são, são alvos fáceis). Enfim...
Acho que devo acrescentar que a Zoey é uma Mary-Sue (para quem não sabe o que é, criarei um post futuramente para esclarecer isso) desgraçada, não? E achei o Erik como aqueles colírios da Capricho (acho que isso resume tudo, bem, espero que saibam que eu não gosto da capricho, pois é, agora acho que está explicado como o vejo), putz! Fora isso, pelo menos neste livro os outros personagens tem um pouco de importância, isso é que faz o livro ser agradável para a leitura.
 
Em suma, "Marcada" é um livro legal para ser lido, mas não esperem nada filosófico demais ou um livro com vampiros como o Drácula (aliás, o desprezo que Neferet se referiu ao livro me magoou). Não foi o melhor livro que li, mas até que foi divertido. As comparações que a Zoey faz são engraçadas por serem tão superficiais às vezes (mas só eu senti que a personagem amadureceu um pouquinho até o final do livro? Talvez tenha sido o senso de responsabilidade (opa! me lembrei da 'frase de Homem Aranha utilizada "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades").

Recomendo para aqueles que querem se distrair um pouco e para todos que curtam Young Adult.
 
Curiosidades: A série The House of Night é um dos maiores sucessos da atualidade nos Estados Unidos e no mundo. A série já é bestseller no The New York Times, com mais de 3 milhões de livros vendidos. As autoras já anunciaram que a série The House of Night será formada por 9 livros. É a nova aposta da Saída de Emergência, uma série de fantasia/horror vocacionada para um público jovem adulto. Marcada (Marked) é o primeiro volume da série House of Night e foi escrita por P. C. Cast e pela sua filha Kristin Cast.

2 comentários:

Biih disse...

q legal, vou procurar ler rsrsrsrs

London disse...

Esta é uma de minhas séries preferidas. O primeiro livro não é tão interessante, mas a medida que Zoey vai crescendo os livros se tornam irresistíveis. Mais intensos e picantes.

Postar um comentário

- Agradecemos a leitura do post e adoraríamos saber a sua opinião.
- Responderemos o seu comentário aqui mesmo.
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

 
Eu ♥ Livros © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top